Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

30.7.12

Boletim Olímpico 30/07

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Por seis centésimos, a nadadora Joanna Maranhã surpreende e garante uma vaga nas finais nos 200m medley em Londres. Após sofrer uma queda no seu quarto na vila olímpica, a brasileira surpreende e dá a volta por cima. Na foto, ainda com o curativo no supercílio, ela supera a fatalidade de ter ficado fora da prova de 400m. medley com essa classificação.



Infelizmente a judoca brasileira Rafaela Silva foi desclassificada na luta dessa manhã. Por conta de uma entrada ilegal, catada de perna, ela foi eliminada nas oitavas de final em Londres, quando lutava contra a húngara Hedvig Karakas. 

O brasileiro Bruno Mendonça é derrotado pelo holandês Dex Elmont. Com apenas um yuko, o holandês conseguiu vencer o brasileiro com punições.

28.7.12

Mais um sucesso da Switch Fx - Daquela Vez

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Ouça mais um sucesso da Banda Switch FX. 

Gostou? Quer baixar? Clica aqui

28.7.12

Boletim Olímpico 28/07 (Atualizado)

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Hoje, 28 de julho de 2012, o Brasil foi Ouro no Judô feminino categoria meio ligeiro, com apenas 1,52m e 48 quilos!
Sara Menezes, essa menina do Piauí fez honra ao seu país, ao seu quimono, a sua família e a sua técnica.



Além da nossa menina Sara, Felipe Kitadai foi bronze para o Brasil no judô masculino, categoria ligeiro.

Thiago Pereira é prata nos 400 metros livre.


28.7.12

Pincéis... Todos os tipos e formas, mas qual usar?

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Hoje temos uma gama de assessórios de maquiagens, mas um em especial vem com variações que muitas vezes nos confundem. Com este post você poderá tirar essas dúvidas e usar todo potencial dessa ferramente especial e imprescindível para a mulher. 

Veja os pincéis em detalhe:
Pincéis para os olhos e para a boca
Pincéis para o rosto

27.7.12

Cuidado com os Cabelos no Inverno

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

No inverno, os cabelos precisam de cuidados especiais devido às baixas temperaturas. Neste período, costumamos tomar banhos mais quentes e a alta temperatura da água acaba retirando o óleo do couro cabeludo, que tem função de proteção natural e lubrificação dos fios.
Com a retirada deste óleo natural, o cabelo poder ficar com um aspecto ressecado, quebradiço, com pontas duplas. Em alguns casos, o organismo entende que preciso repor essa ausência de oleosidade e por isso, os cabelos podem ficar com aquele aspecto engordurado.
Assim como no verão, os cabelos precisam de uma atenção especial quando o frio chega. E as principais dicas de cuidados com o cabelo no inverno são bem simples, confira.

Hidratação

Utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação é a melhor opção para manter osfios saudáveis no inverno.
Primeiramente é preciso fazer uma limpeza profunda dos fios e retirar todas as impurezas. Em seguida, faça uma hidratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. A hidratação deve ser repetida semanalmente.

Água morna

A água quente é um dos principais inimigos do cabelo no inverno. Desidrata os fios, aumenta a queda e provoca uma descamação o couro cabeludo que pode ser confundida com caspa. Por isso, evite água quente nos fios ao máximo, utilize sempre água morna.

Oleosidade

É natural os cabelos ficarem mais oleosos no inverno. Por isso, opte por condicionadores e cremes mais leves e para desembaraçar os fios, use produtos sem enxágüe.

Secador

O uso do secador deve ser feito corretamente, pois o ar quente nos fios provoca o enfraquecimento. Para que isso não ocorra, antes de secar o cabelo aplique um protetor térmico ou reparador de pontas para proteger os fios.

Dormir com cabelos molhados

Não é recomendado dormir com o cabelo molhado, pois além ficar úmido, torna-se fraco e quebradiço. Evite também usar chapéus, boinas, lenços e gorros em excesso, pois aumentam ainda mais a oleosidade do cabelo ocorrendo e podem provocar o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.

Massagem no couro cabeludo

Ao lavar os cabelos, massageie o couro cabeludo. Assim, a circulação e oxigenação estarão ativas e ocorre o aceleramento no crescimento dos fios.

26.7.12

Feliz Dia da Vovó

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Ser avó e ter o privilégio de estragar os netos.
Ser avó e ser mãe não apenas duas vezes, mas quantas os netos precisarem.
É para o colo da avó eles correm quando os pais chamam atenção ou brigam.
É no colo da avó que muitas vezes os segredos são revelados e as queixas também. 


Adendo da Paulinha:


Feliz dia da avó, mãe. 
Apesar de muitas vezes a distância nos separar, já que você vive mais na praia do que aqui no Rio de Janeiro, divergirmos muitas vezes e termos personalidades diferentes, você está presente aqui pertinho de mim, nos meus filhos. 
Te amo.
Paula
Eu sei que você também lerá isso. 
(Ela assina meu feed, gente! \o/ )

26.7.12

Receita: Sopa de Cebola

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Que tal essa sopinha hoje?
Aproveite!



Ingredientes:

  • 1/2 kg de cebolas cortadas em rodelas
  • 100 g de margarina
  • 5 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 1/2 l de caldo de carne fervente
  • 1/2 xícara de chá de queijo ralado
  • Torradas de 2 pães fraceses


Modo de Fazer:

  1. Em uma panela frite a cebola na margarina
  2. Quando dourar, polvilhe a farinha
  3. Mexa para não empelotar
  4. Junte o caldo fervente, pouco a pouco
  5. Mexa bem
  6. Deixe ferver por 15 minutos aproximadamente
  7. Coloque as torradas no fundo da cumbuca, adicione a sopa quente
  8. Polvilhe queijo ralado
  9. Leve para gratinar até dourar
Informaçães Adicionais
  • Um modo prático de se fazer o caldo e utilizar 1 litro e meio de de água com 2 cubos de caldo de carne nela dissolvidos.


Fonte

25.7.12

Minha história.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Hoje eu posso dizer que estou comemorando o meu verdadeiro segundo ano como escritora e estou muito feliz com isso, então vou contar um pouco a você como cheguei aqui. Pode ser que muitos nem se incomodem em ler, mas assim como eu sempre digo, se um apreciar ficarei feliz.
Eu sempre gostei de escrever, apesar de nunca ser a sumidade nas aulas de português na escola. Tive uma professora de redação, a Dona Sônia Sueli, que me mostrou um novo horizonte e se interessava pelas minhas redações. Sempre tive um sério problema de extrapolar no limite máximo de linhas, sempre fui detalhista demais.
Os anos se passaram até que Twilight cruzou o meu caminho. Fui atrás de informações e descobri as FICs. Para quem não sabe, as Fanfictions são estórias criadas por fãs de Sagas que as reescrevem na visão de outro personagem ou usam os personagens para criar outras estórias com o enredo similar. Eu me apaixonei por Twilight e comecei a reescrever a Saga na visão do Edward. Foi aí que a minha vida mudou realmente. Eu conheci pessoas maravilhosas que em dois anos transformaram a minha vida e me tornaram um pouco conhecida entre os fãs da Saga com a Comunidade Adoro As FICs da Paulinha no Orkut. Chegou ao ponto de uma amiga vir me contar que a sua irmã lhe mostrou uma FIC toda empolgada e ela apenas contou de quem era. Fiz amigas em todo país e tive a felicidade de cruzar o Atlântico quando recebi mensagem de e-mail  vindo de Portugal. Fiz amigas que me descobriram através do Google, não é Fabi? (Ainda acho isso incrível!). 
Mas o medo de mostrar as minhas ideias sempre me mantiveram calada em relação aos romances que eu sonhava, até que um dia eu resolvi escrever Destino e presenteei algumas amigas mais chegadas e que curtiam as minhas FICs. Foi uma surpresa muito grande a receptividade de todas que leram. Aquilo me deu o incentivo que eu precisava para dar início a uma carreira, já que hoje eu posso dizer que sou uma escritora. A aceitação foi tamanha que me pediram a continuação da estória de amor da Bruna e do Diogo, assim como a estória contada pelo Diogo. Hoje a Série Destino está concluída com seis volumes na versão original na visão da Bruna e estou concluindo o quarto volume na visão do Diogo. Todos registrados no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional e à venda no Clube dos Autores
O romance Águas estava guardado na minha mente há mais de quinze anos, mas só depois de sentir a aceitação e o interesse de algumas pessoas resolvi escrever, mesmo tendo muito medo de não gostarem já que é um romance/ficção. Toda a Série Águas que é composta de três volumes, Águas, Terra e Fogo, foi escrita em dois meses. Num ritmo frenético eu escrevia sem parar, não conseguia. Eu sabia cada trecho da estória, o nome dos personagens principais, mas tive que fazer muita pesquisa para concluir. Águas é realmente a concretização de um sonho. Eu sinto no Águas um legado que deixarei para os meus filhos. Não penso em reconhecimento imediato, mas pelo menos eles terão algo de mim para mostrar às próximas gerações, aos que vierem deles.   
Registro 64.75 me surgiu num sonho. Foi como uma injeção direto no cérebro, mas que fiquei "cozinhando" até que toda a estória estivesse pronta. É uma característica minha, eu não começo a escrever e esperar que a estória surja, quando eu começo a escrever é porque já sei todo o enredo. Sendo um romance policial, também precisei de pesquisa para preencher lacunas. A Helena tem uma estória de superação de vida muito interessante. Ela é uma mulher muito forte e decidida, um exemplo para todas, apesar de ter seus defeitos e também cometer erros como todas as mulheres. Abrir o coração para a vida depois de tantos anos não foi fácil para ela, assim como não é para nenhuma mulher. Foi isso que tentei passar nesse livro e pela resposta das pessoas que leram, acho que consegui. 
Os depoimentos que recebo sempre me surpreendem. Cada pessoa me conta como os livros  a ajudaram a superar e a entender a vida, como os livros muitas vezes ajudam em problemas ou a ver como as coisas realmente são. Apesar de serem livros completamente diferentes, em todos eu tento passar valores como família e a importância da amizade, talvez esse seja o ponto. As pessoas estão cansadas de estórias repetidas, cansadas de verem sempre a mesma coisa, traição e mais traição.  
No início foi muito difícil. Eu tinha muitos vícios de escrita e cometia muitos erros, os livros tiveram que passar por intermináveis revisões, minhas e de outras pessoas. Contei com amigas nessa ajuda e pude fazer sem medo de críticas. Elas me apoiaram desde o início e forma imprescindíveis na concretização do meu sonho, assim como a minha família. Para ajudar a me aperfeiçoar fiz vestibular aos 37 anos e estou cursando Letras para me completar como escritora e como pessoa. 
Mas não foi fácil chegar a publicar os meus romances. Como desconhecida  não há interesse das grandes editoras. Como pessoa comum, eu não tinha verba para bancar o meu sonho. Foi então que encontrei o Clube dos Autores e pude dar vida aos meus sonhos, pude vê-los nascer. Eu sempre digo que cada livro é como um filho. Eu choro e sorrio, sofro e me alegro com os personagens. Em cada um tem um pouco de mim, não há como ser diferente. 
Enfrentar as críticas é colocar o rosto para fora da janela e precisa ter muita coragem para fazer isso. Mesmo depois de doze livros publicados no Clube dos Autores eu ainda fico tensa a cada nova estória, fico na expectativa de um novo depoimento.
Um conselho que dou a quem está no início é seja seu maior fã. Ame seus personagens. Leia seu livro e se sentir prazer na leitura vá em frente e realize os seus sonhos. Publique! 

"Não me importo se não vender como Best Seller, se uma pessoa comprar um dos meus livros e se sentir satisfeita e feliz com a estória que leu, marquei meu espaço na história da humanidade. Fiz parte da vida de alguém." 
Paula R. Cardoso Bruno

25.7.12

Dia do Escritor com Mega Promoção

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

MEGA PROMOÇÃO CLUBE DOS AUTORES 

+ PAULA R. CARDOSO BRUNO!!!


Compre 1 Livro da autora Paula R. Cardoso Bruno, seja Impresso ou EBook pelo site até 29/07 e ganhe 1 EBook de sua preferência, entre os títulos da autora.



Regulamento:
1. Após a compra do Livro ou EBook no site e a confirmação do pagamento até 29/07/2012 , o comprador deverá enviar o print ou comprovante para o e-mail da autora mapalu@ig.com.br, informando seu nome, Cidade e Estado informado no momento do cadastro no site e qual EBook quer receber gratuitamente. 
2. O envio do comprovante ou print deverá ser feito até 31/08/2012.
3. Os títulos da autora estão disponíveis aqui 

25.7.12

Cuidado com a Pele no Inverno

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

A pele sofre com as alterações de temperatura. Nos dias frios de outono e, principalmente, no 
de inverno, fica mais ressecada. O estado piora ainda mais com banhos longos e muito quentes. Por isso, nada melhor do que apostar em uma boa hidratação.

Veja 10 dicas médicas para manter a pele saudável no inverno:


1) Cremes para usar no inverno não precisam ser necessariamente diferentes dos de verão. Mas a hidratação deve ser mais intensiva. Quem apresenta pele seca pode aplicar produtos à base de óleo de amêndoa, aloe vera, ureia. Também são indicados hidratantes com componentes antioxidantes, como as vitaminas E, A e C. Peles oleosas necessitam das opções em forma de gel (oil-free), que cumprem a função de proteger do frio e minimizar o aparecimento de cravos e espinhas.
2) Antes de escolher um bom produto, a dica é olhar a sua composição e os princípios ativos. A médica indica três itens que fazem parte da nova geração de matérias-primas: G.P.S - Threalose (capaz de atuar sobre a membrana celular e combater a desidratação ou qualquer tipo de estresse, como variações climáticas bruscas e baixa umidade relativa), Aquaporine (melhora a circulação de água entre as células, reforça a reserva natural de água na epiderme, restaura a hidratação, maciez e elasticidade) e Laminactinet (nanodispersão de óleo de perilla em liso-fosfolipídeos, que melhoram a absorção e penetração dos ativos, além de ter ação calmante).
3) De preferência, aposte em hidratantes após o banho ou quando lavar o rosto ou as mãos.
4) A esfoliação é importante para a pele oleosa (excesso de sebo) e também para a pele de pessoas morenas a negras, que tende a adquirir aspecto acinzentado ou esbranquiçado durante processo de renovação celular. Ao remover as células antigas, a pele fica preparada para uma hidratação homogênea. 5) É importante destacar que a hidratação é feita de dentro para fora. Portanto, beba pelo menos dois litros de água diariamente, mesmo se não tiver sede.
6) Evite banhos muito quentes e prolongados, e o uso constante de buchas, pois removem a camada que protege a pele e que ajuda a mantê-la hidratada.
7) Mesmo nos dias nublados e com chuva, o protetor solar é essencial. Aliás, existem filtros associados a hidratantes.
8) Os lábios também sofrem com a ação do frio e podem rachar e até criar feridas. Não esqueça do protetor labial.
9) Limpe sempre o rosto antes de dormir para retirar as impurezas acumuladas durante o dia e desobstruir os poros. A pele vai respirar melhor e estar preparada para a aplicação do hidratante.
10) O frio, o vento e a baixa umidade podem provocar irritações e descamações, além de doenças na pele, como dermatite atópica e dermatite seborréica, quando a pele fica seca e bem áspera. "Muitas pessoas aplicam óleo hidratante no local acreditando que o problema será solucionado, mas isso só agrava o quadro, tratado com aplicação de produtos anti-inflamatórios". Nesses casos, é fundamental procurar um dermatologista.

24.7.12

Cuidados com os Pés no Inverno.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Chega o inverno e a grande maioria das mulheres faz a mesma coisa: deixa os cuidados com os pés - mais escondidos nessa época do ano - de lado e não os trata como deveria. O resultado? Pele grossa, ressecamento, descamação, odores fores e, em casos mais graves, rachaduras e até sangramentos.
Para recuperar o tempo perdido e chegar com seus pezinhos tinindo para a primavera e o verão - sem qualquer vergonha de exibi-los por aí - preparamos uma listinha simples de cuidados que você pode - e deve - ter não só no inverno, mas ao longo de todo ano, para ter a pele sempre macia e lisinha.
1. Se você precisa usar tênis, dê preferência para meias de boa qualidade, de algodão. Elas absorvem melhor a transpiração e protegem os pés dos fungos e bactérias causadoras do mau cheiro e de micoses 
2. Seque e areje seus calçados depois de usá-los, deixando-os por pelo menos duas horas em local aberto e ventilado.
3. Opte por calçados confortáveis, feitos de couro natural e forrados.
4. Evite andar descalço. O contato contínuo da planta do pé com o chão provoca o engrossamento da pele. Também é importante hidratar profundamente uma vez por semana, com o uso de um esfoliante próprio para a área.
5. Previna-se! Se você transpira muito nos pés, use produtos como pó-pédico, antisséptico e desodorantes próprios. Há várias opções disponíveis no mercado.

23.7.12

O Mito do Megapixel

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Quanto mais megapixels uma câmera tiver, melhor será, certo? ... Errado! Isto é um mito, no qual a maioria dos consumidores acredita devido ao marketing criado pelo mercado.
Vamos começar falando o que é exatamente um pixel. Um pixel é um ponto de cor, a menor unidade de uma imagem. Se você deseja ver um pixel, simplesmente dê zoom em uma foto usando um programa de edição ou visualização, e você verá inúmeros quadrados, que são os pixels.

Contagem de pixels
Expresso em megapixels, esta contagem é simplesmente a multiplicação do número de pixels na horizontal pelo número de pixels na vertical de uma imagem, ou seja, exatamente como o cálculo de uma área. A Canon EOS Rebel XT, por exemplo, tem 3456 X 2304, dando um resultado de 7.962.624 na multiplicação.... simplificadamente, 8MP.
Como este cálculo é semelhante ao cálculo de área de quadrados, para o dobro de megapixels (comparando-se 4MP e 8MP, por exemplo) temos um aumento de apenas 40% na largura e no comprimento. Pode parecer estranho, mas para comprar uma câmera capaz de gerar imagens com o dobro de tamanho que a sua atual, você precisaria encontrar uma com o quádruplo de megapixels. Por exemplo, as câmeras de 3MP têm 2048 pixels no comprimento, enquanto as de 12MP têm 4000 pixels, aproximadamente. Note que uma câmera de 12MP tem o dobro de resolução que uma de 3MP.



O mito
O mito dos megapixels foi iniciado pelos fabricantes de câmeras fotográficas, que passaram a usar estes números para enganar o consumidor e fazê-lo pensar que isto tem algo a ver com a qualidade. Aproveitando o fato de que um pequeno aumento de resolução linear resulta em um aumento enorme de resolução total em megapixels, os fabricantes lançam sempre novos modelos com mais e mais megapixels, se gabando com o quanto um modelo é melhor que o anterior mesmo com melhorias insignificantes. Este é um artifício usado pelos vendedores e fabricantes, fazendo-o sentir como se sua câmera atual já esteja ultrapassada e precise ser trocada.
Na realidade, em câmeras compactas há uma grande limitação quanto à incidência de luz nas lentes devido ao tamanho reduzido das mesmas. E como os sensores das câmeras são produzidos em dimensões físicas padronizadas, ao aumentar-se o número de pixels dentro de uma área constante, cada pixel capta menos luz e gera mais ruído na imagem... Ou seja, uma câmera com menos megapixels pode ser capaz de gerar imagens com mais qualidade do que uma com mais megapixels!

Conclusão
Não julgue ou compare a qualidade de uma câmera com outra apenas olhando suas resoluções. Isto é apenas uma unidade de medida, e que interfere em grandes ampliações e no tamanho da impressão... Então fique atento, e na hora de escolher qual câmera comprar considere outros fatores, como os recursos que ela possui (zoom, armazenamento, bateria, filme e som, LCD, ergonomia, etc) para que possa atender melhor às suas necessidades.

22.7.12

Receita: Sopão de Feijão

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Seguindo com as nossas receitas para esquentar o corpo no inverno, deliciem-se.


Ingredientes:

  • 3 xícaras de feijão cozido e temperado (pode ser sobra de feijão)
  • 1 batata média cortada em cubinhos
  • 3 xícaras de água
  • 2 tomates picados (com pele e semente)
  • Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Fazer

  1. Bater o feijão, a água e o tomate no liquidificador
  2. Colocar o feijão batido e a batata em uma panela e cozinhar, até amaciar a batata
  3. Se ficar muito grosso, acrescentar mais água
  4. Provar e acertar o sal, se necessário
  5. Salpicar com pimenta do reino a gosto, e servir


Fonte

21.7.12

Dicas Importantes na Manutenção do seu Carro

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Quem ai apenas senta no banco do motorista e vira a chave?
Quem tem o hábito de olhar a calibragem, a validade da bateria, as velas e correias do carro?
o Blog da Paulinha traz então umas dicas importantes para quem dirige, mas não se preocupa com alguns detalhes importantes. 
Ser motorista vai além das regras básicas do trânsito, é zelar pelo bom funcionamento do seu automóvel e se preocupar com a segurança. 

Vamos a algumas dicas.

Ar-condicionadoA pressão do gás refrigerante do ar-condicionado deve ser verificado a cada 20 mil quilômetros. Ligue o equipamento uma vez por semana para manter suas peças lubrificadas.
ArrefecimentoVerifique toda semana, com o motor frio, o nível do líquido no reservatório ligado ao radiador. Para completar o nível, use 2/3 de água filtrada e 1/3 de aditivo. Uma vez por ano, deve-se substituir todo o líquido de refrigeração e limpar o sistema numa oficina.
BateriaVocê deve verificar toda semana com o carro frio o nível de água. Trabalho dispensável para as baterias seladas, que não precisam de água. Para completar o nível, utilize somente água destilada. Nunca coloque qualquer outro tipo de líquido. Complete de forma que as placas de chumbo fiquem totalmente cobertas, mas sem transbordar. Mantenha os pólos limpos. Evite deixar as luzes acesas, ou o rádio funcionando com o motor desligado, pois pode descarregar a bateria. Ao instalar equipamentos que necessitem de muita energia, como rádio mais potente ou ar-condicionado, redimensione o sistema elétrico de maneira que ele suporte o aumento de energia.
CâmbioO nível de óleo do câmbio precisa ser verificado aos 25 mil quilômetros. A troca completa deve ser realizada a cada 50 mil quilômetros, conforme recomendação do fabricante. Evite apoiar o pé sobre o pedal da embreagem, pois provoca desgaste das peças, como rolamentos e discos de embreagem. Manter o carro numa subida, usando o pedal da embreagem e do acelerador, aumenta o consumo de combustível e gasta o disco e platô.
EscapamentoO escapamento deve ser verificado a cada 20 mil quilômetros. Os fixadores e abraçadeiras devem ser revisados periodicamente. Lave a parte de baixo do carro somente com água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas.
FreiosO primeiro ponto a observar é o nível do fluido de freio. Ele deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deverá ser completado com fluido da mesma marca. Recomenda-se a sua substituição anualmente. Se quando você pisa no pedal do freio, ele faz barulho, isso pode significar pastilhas gastas. Os discos estarão sendo arranhados. Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros. As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados. Não pise no freio de forma brusca, procure pisar progressivamente e com antecedência. Utilize os freios com uma marcha engatada, para evitar desgaste das pastilhas e discos.
Injeção eletrônicaA cada 40 mil quilômetros deve-se limpar os bicos da injeção eletrônica porque a sujeira presente no combustível pode entupir o sistema, aumentando o consumo e piorando o desempenho do motor.
LubrificaçãoO nível de óleo deve ser verificado uma vez por semana com o carro frio. Ele precisa estar entre o mínimo e o máximo da vareta do medidor. Quando completar o nível, é importante usar o mesmo tipo e marca de óleo que estiver sendo usado no seu carro. A troca completa do óleo sintético deve se realizar no prazo recomendado pelo fabricante do produto, geralmente entre 20 mil e 25 mil quilômetros. Sempre que fizer essa troca, o filtro de óleo também deve ser substituído. A cada troca de óleo, limpe o filtro de ar, que deve ser substituído depois de 10 mil quilômetros.
MotorO filtro de combustível precisa ser trocado entre 30 mil e 50 mil quilômetros. Veja também as correias dentada, do alternador, da bomba d'água, da direção hidráulica e do ar-condicionado a cada 20 mil quilômetros. Elas devem ser substituídas entre 40 mil e 50 mil quilômetros. Verifique as mangueiras do combustível sempre que possível e troque-as quando estiverem ressecadas, trincadas ou folgadas.
Rodas e pneusO tipo dos pneus que equipam o seu veículo devem obedecer à indicação que vem no manual do proprietário. A cada duas semanas, ou antes de viajar, os pneus precisam ser calibrados ainda frios. Complete com a pressão correta indicada para os pneus, que vem impressa no manual do carro e nas tabelas específicas. Verifique também o estepe. O uso da tampinha na válvula de ar de cada pneu é fundamental para evitar que o bico receba impurezas. O momento ideal para a troca dos pneus é quando a marca de desgaste, um triângulo ou as letras TWI impressas na lateral deles, são atingidas.
Deve-se fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros, além do alinhamento de rodas e direção. Para os pneus radiais, o rodízio deve ser em linha reta. Os traseiros trocam de posição com os dianteiros, ou seja, o da esquerda com o mesmo lado e o da direita com o seu equivalente. Para os pneus diagonais ou normais, o rodízio é em forma de X, ou seja, os traseiros trocam de lado com os dianteiros, que passam em linha reta para os traseiros, sem alternar os lados. As rodas devem ser balanceadas após o rodízio, ou sempre que você substituir pneus.
Sistema elétricoFique atento na altura dos faróis alto e baixo. Mantenha-os sempre regulados. Confira se todas as luzes acendem, pois a falta de uma delas pode diminuir a sua segurança e resultar em multa. No caso de um fusível queimado, substitua-o por outro de mesma amperagem.
SuspensãoFaça uma revisão completa dos eixos, molas, rolamentos, pivôs, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes e buchas a cada 40 mil quilômetros. Os amortecedores devem ser substituídos nesse mesmo período. Se você pressionar o carro para baixo, ele deve subir uma vez e parar. Senão, os amortecedores estão sem função.
VelasSubstitua as de cobre a cada 15 mil quilômetros e as de prata ou eletrodos múltiplos depois de 30 mil quilômetros. As mais recentes de platina precisam ser trocadas apenas a cada 60 mil quilômetros. Ao fazer essa substituição, verifique também os cabos de velas. Problemas de perda de potência, geralmente são ocasionados pelas velas, que devem estar sempre reguladas.

20.7.12

Santos Dumont - Uma homenagem no dia 20/07

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Hoje não é apenas dia do Amigo, mas também o aniversário do Pai da Aviação.
Conheça um pouco mais deste grande brasileiro. 



Alberto Santos-Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 no sítio Cabangu, no local que viria a ser o município de Palmira (hoje rebatizado em honra a ele), em Minas Gerais. Filho de Henrique Dumont, de ascendência francesa e engenheiro de obras públicas, e de Francisca Santos-Dumont, filha de uma tradicional família portuguesa.

Com Alberto ainda pequeno a família se mudou para Valença (atual município de Rio das Flores) e passou a se dedicar ao café. Em seguida seu pai comprou a Fazenda Andreúva a cerca de 20 km de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ali, o pai de Alberto logo percebeu o fascínio do filho pelas máquinas da fazenda e direcionou os estudos do rapaz para a mecânica, a física, a química e a eletricidade.

Em 1891, Alberto, então com 18 anos e emancipado, foi para a França completar os estudos e perseguir o seu sonho de voar. Ao chegar em Paris, admirou-se com os motores de combustão que começavam a aparecer impulsionando os primeiros automóveis e comprou um para si. Logo Santos-Dumont estava promovendo e disputando as primeiras corridas de automóveis em Paris.

Com a morte do pai, um ano depois, o jovem Santos-Dumont sofreu um grande abalo emocional, mas continuou os estudos na Cidade-Luz. Em 1897 fez seu primeiro voo num balão alugado. Um ano depois, subia ao céu no balão Brasil, construído por ele. Mas procurava a solução para o problema da dirigibilidade e propulsão dos balões. Projetou então o seu número 1, com forma de charuto, com hidrogênio e motor a gasolina.

Primeiro vôo
No dia 20 de setembro de 1898 realizou o primeiro voo de um balão com propulsão própria. No ano seguinte voou com os dirigíveis número 2 e número 3. O sucesso de Santos-Dumont chamou a atenção do milionário Henry Deutsch de la Muerte que no dia 24 de março de 1900 ofereceu um prêmio de cem mil francos a quem partisse de Saint Cloud, contornasse a torre Eiffel e retornasse ao ponto de partida em 30 minutos.

Santos-Dumont fez experiências com os números 4 e 5. Em 19 de outubro de 1901 cruzou a linha de chegada com o número 6, mas houve uma polêmica graças a um atraso de 29 segundos. Em 4 de novembro o Aeroclube da França declarou-o vencedor. Além do Prêmio Deutsch recebeu do presidente Campos Salles outro prêmio no mesmo valor e uma medalha de ouro.

Em 1902 o príncipe de Mônaco, Alberto 1º, ofereceu um hangar para ele fazer suas experiências no principado. Santos-Dumont continuou construindo seus dirigíveis. O numero 11 foi um bimotor com asas e o numero 12 parecia um helicóptero. Em 1906 foi instituída a Taça Archdeacon para um vôo mínimo de 25 metros com um aparelho mais pesado que o ar, com propulsão própria. O Aeroclube da França lançou o desafio para um vôo de 100 metros.

Com Edison e Roosevelt
Em abril de 1902 Santos Dumont viajou para os Estados Unidos onde visitou os laboratórios de Thomas Edison e foi recebido pelo presidente Theodore Roosevelt. Em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, o 14-Bis voou por uma distância de 60 metros, a três metros de altura e conquistou a Taça Archdeacon. Uma multidão de testemunhas assistiu a proeza e no dia seguinte toda a imprensa louvou o fato histórico. O dinheiro do prêmio foi distribuído para seus operários e os pobres de Paris, como era o costume do inventor.

Em 12 de novembro de 1906, na quarta tentativa, conseguiu realizar um vôo de 220 metros, estabelecendo o primeiro recorde de distância e ganhando o Prêmio Aeroclube. Santos-Dumont não ficou satisfeito com os números 15 a 18 e construiu a série 19 a 22, de tamanho menor, chamadas Demoiselles.

Santos-Dumont recebeu diversas homenagens na Europa e nas Américas, em especial no Brasil, onde foi recebido com euforia. Como o brasileiro não patenteava suas invenções, seus projetos foram aperfeiçoados por outros como Voisin, Leon Delagrange, Blériot, Flarman.

Em 1909 ocorreram dois grandes eventos: a Semaine de Champagne, em Reims, o primeiro encontro aeronáutico do mundo e o desafio da travessia do Canal da Mancha. Nesse ano Santos-Dumont obteve o primeiro brevê de aviador, fornecido pelo Aeroclube da França. Em 25 de julho de 1909, Blériot atravessou o canal da Mancha e foi parabenizado por carta pelo brasileiro.

Primeira Guerra Mundial
Cansado e com a saúde abalada, Santos-Dumont realizou seu último voo em 18 de setembro de 1909. Depois fechou sua oficina e em 1910 retirou-se do convívio social. Em agosto de 1914, a França foi invadida pelas tropas alemãs. Era o início da Primeira Guerra Mundial. Aeroplanos começaram a ser usados na guerra e Santos Dumont amargurou-se ao ver sua invenção ser usada com finalidades bélicas.

Passou a se dedicar ao estudo da astronomia, residindo em Trouville, perto do mar. Em 1915, com a piora na sua saúde, decidiu retornar ao Brasil. No mesmo ano, participou do 11º Congresso Científico Panamericano nos Estados Unidos, tratando do tema da utilização do avião como forma de facilitar o relacionamento entre os países.

Já sofrendo com a depressão, encontrou refúgio em Petrópolis, onde projetou e construiu seu chalé "A Encantada": uma casa com diversas criações próprias, como um chuveiro de água quente e uma escada onde só se pode pisar primeiro com o pé direito. Permaneceu lá até 1922, quando visitou os amigos na França. Passou a se dividir entre Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Petrópolis e Fazenda Cabangu, MG.

Em 1922, condecorou Anésia Pinheiro Machado, que durante as comemorações do centenário da independência do Brasil, fizera o percurso Rio de Janeiro-São Paulo num avião. Em janeiro de 1926, apelou à Liga das Nações para que se impedisse a utilização de aviões como armas de guerra. No mesmo ano, inventou um motor portátil para esquiadores, que facilitava a subida nas montanhas. Internou-se no sanatório Valmont-sur-Territet, na Suíça.

Em maio de 1927, chegou a ser convidado pelo Aeroclube da França para presidir o banquete em homenagem a Charles Lindberg, pela travessia do Atlântico, mas declinou do convite devido a seu estado de saúde. Passou algum tempo em convalescença em Glion, na Suíça e depois retornou à França.

Em 1928 veio ao Brasil no navio Capitão Arcona. A cidade do Rio de Janeiro tinha se preparado para recebê-lo festivamente. Mas o hidroavião que ia fazer a recepção, sobrevoando o navio onde estava, da empresa Condor Syndikat, e que fora batizado com seu nome, sofreu um acidente, sem sobreviventes. Abatido, Santos-Dumont retornou a Paris.

Legião de Honra
Em junho de 1930 foi condecorado com o título de Grande Oficial da Legião de Honra da França. Em 1931, esteve internado em casas de saúde em Biarritz, e em Ortez no sul da França. Antônio Prado Júnior, ex-prefeito do Rio de Janeiro, encontrou Santos-Dumont doente na França, o que o levou a entrar em contato com a família e a pedir ao sobrinho Jorge Dumont Villares que fosse buscar o tio.

De volta ao Brasil, passam por Araxá, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e finalmente no Guarujá, onde se instalou no Hotel La Plage, em maio de 1932. Antes, em junho de 1931 tinha sido eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

Em 1932, explodiu a Revolução Constitucionalista, quando o Estado de São Paulo se levantou contra o governo de Getúlio Vargas. Isso incomodava a Santos-Dumont, que lançou apelos para que não houvesse uma guerra civil. Mas aviões atacaram o campo de Marte, em São Paulo, no dia 23 de julho. Possivelmente esse fato pode ter piorado a angústia de Santos Dumont, que nesse dia, aproveitando-se da ausência de seu sobrinho, suicidou-se, aos 59 anos de idade, sem deixar descendentes.


Fonte

20.7.12

Feliz Dia do Amigo

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Bons Amigos

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

19.7.12

Receita: Fondue de Chocolate

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Com esse frio gostoso que tem atingido parte do país, nada melhor que um fondue de chocolate para esquentar a noite. Sendo acompanhado ou com os amigos, é sempre uma boa pedida.
Deliciem-se com essa receitinha.


Ingredientes:


  • 400g de chocolate ao leite em barra
  • 100g de chocolate meio-amargo
  • 1 lata de creme de leite light
  • 1 cálice de licor de Amarula
  • frutas picadas ( banana, morango, kiwi )
  • marshmallow

Modo de Fazer:
  1. Derreta no microondas o chocolate, colocando num recepiente de vidro, próprio para microondas
  2. Deixe em potência alta por 1 minuto, retire e veja se dá para mexer o chocolate até ficar bem derretido
  3. Caso não dê, leve ao microondas por mais 30 segundos, vá repetindo o procedimento até que o chocolete derreta
  4. Leve ao fogo médio ( do fogão) o chocolate e misture o licor e o creme de leite
  5. Mexa até ficar com uma consistência cremosa
  6. O importante é mexer sempre para não empelotar
  7. Quando estiver pronto é só levar para o richaud e servir-se, espetando as frutas, marshmallow e molhando na mistura
Informaçães Adicionais
  • Caso você não seja muito chegado em doce, pode inverter a quantidade de chocolate ao leite com meio-amargo.

18.7.12

Fotografe Lindas Paisagens com essas Dicas

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Amanhecer e anoitecer
   A melhor iluminação do dia ocorre ao amanhecer ou ao anoitecer. Nestes horários, a luz tem cores quentes, o clima adiciona certo charme à imagem, e além disto temos a possibilidade de compor a cena incluindo o sol. Por isso, sempre que possível, tire fotos de paisagens ao amanhecer ou anoitecer. 
   Claro que há exceções, e além disso, tudo dependendo do que você realmente quer transmitir com sua foto (outros horários podem ser mais interessantes) ou da situação (às vezes você não tem condições de voltar ao local outra vez, então deve aproveitar o momento), mas nunca se esqueça desta dica!

Defina valores de abertura do diafragma altos
    Em uma fotografia de paisagem, sempre desejamos que toda a cena esteja em foco. Por isto, sempre defina altos valores de abertura (o mesmo que dizer "defina pequenas aberturas") por volta de f/22, para que a profundidade de campo seja a maior possível. 
    Pequenas aberturas certamente irão ter como consequência longos tempos de exposição  na maioria das situações. Por isso, aconselha-se a usar um tripé para não borrar a fotografia. Além disso, você pode também usar o timer da câmera, ou um disparador remoto para evitar tremidas indesejadas.



Divida a imagem para haver senso de profundidade 
    Divida a imagem em primeiro plano (como o chão ou a praia), o plano médio (como o mar) e o plano de fundo (como o céu), pois isto cria um senso de profundidade que pode fazer uma grande diferença para sua fotografia.

profundidade

Evite posicionar o horizonte no centro
    Às vezes, colocar o horizonte no centro da imagem pode ser atrativo. Mas olhe para a cena e pense: "O que é mais interessante e merece mais atenção, o chão ou o céu?". Depois de responder esta pergunta, componha a foto fazendo com que a parte mais interessante ocupe a maior parte da imagem. 
   Por exemplo, se o céu estiver completamente azul, este vai preencher sua imagem somente com uma cor azul. Então preencha a maior parte da cena com o solo/praia/mar/etc. Se você tem uma incrível textura de nuvens e o chão possui apenas pedras sem graça, preencha a maior parte da cena com o céu.
   Resumindo, escolha o que é mais interessante e preencha a maior parte da cena com este elemento.



Pense nos detalhes
    Tenha certeza de que as partes mais claras da imagem não fiquem extremamente claras e percam detalhes por estouraem o branco. Capturar o máximo de detlhes possível pode ser difícil em paisagens altamente contrastadas pela luz do sol, por exemplo Para essas situações, você pode usar bracketing (várias fotos do mesmo enquadramento utilizando diversas exposições diferentes) para criar incríveis fotos em HDR (High Dynamic Range). 

Subscribe