Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

30.9.12

10 Dicas de PhotoShop - Continuação 3

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

31 – Selecionar tudo
Teclando Ctrl + A, você cria uma seleção sobre toda a imagem.

32 – Duplicar camadas de forma rápida
Primeiramente selecione a imagem clicando Ctrl + A e, em seguida, copie e cole clicando Ctrl + C e Ctrl + V. Pronto,uma nova imagem exatamente igual a que você estava trabalhando foi criada.

33 – Restaurar cores-padrão
de primeiro e segundo plano Teclando D, você restaura as cores branco e preto do padrão de forma rápida.

34 – Transparência
Na janela de camadas, diminuindo a opacidade da camada, você cria um efeito de transparência, deixando transparecer a imagem abaixo da que está sendo trabalhada.

35 – Bloquear camada
Se você está trabalhando com muitas camadas, pode optar por bloquear algumas delas para evitar alterar alguma coisa sem perceber. Para isso clique na imagem da seta de quatro pontas na janela de camadas.

36 – Ocultar camada
Você pode optar também por esconder determinada camada. Basta clicar na figura do olho que fica ao lado de cada camada dentro da janela de camadas.

37 – Inverter seleção
Ao selecionar uma área, você pode inverter esta seleção clicando em Camada, Inverter. É uma boa dica para quando se precisa recortar uma figura de um fundo chapado, pois basta selecionar todo o fundo, inverter a seleção e recortar a imagem.

38 – Tamanho da tela de pintura
Em Imagem, Tamanho da tela de pintura, você pode aumentar a área da imagem que está trabalhando, expandindo ou retraindo-a, basta digitar a medida.

39 – Tamanho da imagem

Em Imagem, Tamanho da imagem, você pode alterar o tamanho real da imagem. Só fique atento na hora de aumentá-la demais, pois isso poderá deixá-la granulada.

40 – Tamanho real da imagem
Muita gente acha que o tamanho que se vê a imagem em 100% no Photoshop é o tamanho real dela, mas não é verdade. Você só saberá o tamanho correto da imagem indo à opção comentada no item anterior. Lá, você verá o tamanho exato da largura e da altura. Essas medidas é que determinam também o tamanho da impressão dessa imagem.
Fonte

27.9.12

Salve São Cosme e Damião

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Todo mundo sabe que hoje é dia de pegar doce... Mas porque? De onde surgiu isso? Quem foram São Cosme e São Damião?
Vamos resolver essas questões e saber um pouco mais desses santos católicos que são venerados em outras religiões também.

Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados. 
Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.
No Brasil, em 1530, a igreja de Igarassu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.
No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".

Lendas 

Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a orumilá que o levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.



Padroados: Farmacêuticos; Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros.
Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste.
Emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

Oração a São Cosme e São Damião

Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.

Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
(...............................................)
nome dos filhos
E de minha família.

Agora e sempre,
Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.

Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!
Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!

[Ao alcançar a graça, fazer um bolo ou oferecer uma festa às crianças de rua, orfanatos ou creches.]
Fonte

25.9.12

10 Dicas de PhotoShop - Continuação 2

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

21 – Organizar janelas
Em Janela, Organizar, há várias opções para organização de janelas, válidas para quando há muitas imagens abertas ao mesmo tempo.

22 – Imagens provenientes do scanner
Se você tem um scanner, é possível escanear uma imagem diretamente pelo Photoshop. Basta acessar Arquivo, Importar e selecionar o modelo de seu scanner. Isso fará com que a imagem já seja lançada dentro do próprio Photoshop quando for escaneada.

23 – Alterar tamanho do pincel
É possível alterar o tamanho do pincel simplesmente clicando em + ou – no teclado.

24 – Ferramenta corte demarcado
Selecione o trecho que você pretende manter na imagem e, em seguida, tecle Enter. Tudo o que não for selecionado pela moldura, será excluído.

25 – Corte preciso
Pressionando Shift ao usar a ferramenta corte demarcado, você obterá cortes com um quadrado  perfeito.

26 – Modo tela cheia
Para visualizar melhor sua imagem, altere o modo de exibição teclando F. Há como deixar a imagem ocupando a tela inteira.

27 – Sombra projetada
Em Camada, Estilo de camada, Sombra projetada, é possível criar ótimos efeitos de sombra, podendo alterar distância, opacidade e seu tamanho em relação à imagem.


28 – Copie uma cor preexistente
Com a ferramenta conta-gotas, você pode identificar a cor que está sendo usada em qualquer imagem. Ao clicar com ela, de imediato a cor selecionada será colocada como cor de primeiro plano.

29 – Fazer uma seleção
através de cores semelhantes Clique com a varinha mágica em uma cor específica de sua imagem e, em seguida, clique em Selecionar, Semelhante e tudo que tiver cor aproximada a que foi selecionada será adicionado à seleção.

30 – Variar cores da imagem
Em Imagem, Ajustes, Variações, você pode alterar levemente as cores de sua imagem inserindo aos poucos mais verde, ou vermelho, ou ciano etc. É uma ótima opção para ajustar imagens amareladas ou com cores mortas.

23.9.12

Primavera. Sejam bem vindas, flores.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Primavera: De 23 de setembro a 21 de dezembro.
Do latim: primo vere, no começo do verão.
Ah, essa é a estação mais florida do ano! Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão.
Com o fim do inverno, os voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Os insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca néctar que as flores possuem.
A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável.

23.9.12

PESSOA ENCONTRADA! ~> URGENTE! DESAPARECIDO!

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Queridos amigos.
Acabei de ter a informação de que o Clodoaldo, irmão da minha querida Katucha já está com a família.
Ainda não sei os detalhes desse desfecho, mas assim que souber aviso.
Desde já agradeço a todos que compartilharam esse post, rezaram, oraram e pensaram positivo para que esse rapaz voltasse para o seio de sua família.
Não importa de que forma ele foi encontrado, o que importa é que essa família está reunida novamente.
Muitíssimo obrigado a cada um de vocês.
Um domingo abençoado.

Bjkas.
Paulinha

***********************************************

Boa noite, amigos do Blog da Paulinha.
Hoje venho tratar de um assunto sério e urgente.
Uma amiga, a Katucha, está com o irmão desaparecido desde ontem, dia 21/09.
Ele desapareceu quando ia para Jordanésia, em Cajamar/SP. Ele dirigia um Siena Preto.

DESAPARECIDO!!!
Clodoaldo Viana dos Santos.


Caso alguém tenha qualquer informação, entre em contato com a própria Katucha no seu perfil do Facebook clicando aqui ou no seu perfil do Twitter, clicando aqui.

22.9.12

Feliz Dia do Amante

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

22 de setembro Dia do amante

Como se não bastasse o dia dos namorados e o dia do Sexo, temos agora mais uma data saborosa no nosso calendário. 

Curta essa postagem e aproveite o dia com quem você ama.
Bjkas.
Paulinha

Amante é pessoa que ama - o dicionário confirma. Então, atribuir o dia 22 de setembro apenas aqueles que se enredam em histórias de traição (os amantes) é perder tempo e oportunidade de aproveitar uma data especial.
A qualidade de saber "ser amante", ter atitude de "amante" sem traição nenhuma, pode ajudar no seu relacionamento. Então, se você ama o marido ou namorado brinque com a data, lembre a pessoa querida do seu sentimento e trate de comemorar.
Não há fórmula secreta para agir com um bom amante, mas dicas podem transformar qualquer relação morna em água fervente. Ser um amante "profissional" geralmente tem relação com a qualidade da satisfação sexual. Mas para que o sexo caminhe às mil maravilhas, quase sempre é necessário que o resto também colabore.
O bom amante, portanto, não apenas sabe o que fazer na cama como entende a importância do que acontece fora dela. Saber amar significa saber demonstrar o que se sente sem sufocar. Significa entender o parceiro e agir com compreensão. Significa se comunicar sem oprimir, pedir sem exigir e doar sem submissão.
Na prática, uma boa conversa pode levar o bom amante ao pódio. Isso porque, muitas vezes, um bom papo (na cama mesmo), pode ser tão importante quando o próprio sexo. A conexão pelas palavras tem poder e, por isso, aproveite o antes (e o depois) para falar, conhecer gostos e até fantasias. Mostrar interesse no parceiro é condição primordial para o bom amante.
Muito mais do que uma bela performance na cama, o que o bom amante tem é uma preocupação com os detalhes. Mostre que conhece o que o seu amado gosta. Surpreenda com ideias picantes e brincadeiras novas. E, por que não, aproveite para usar aquela lingerie especial? Sua autoestima vai às alturas e você ainda enche os olhos do amado.
Para comemorar o dia do amante (e todos os outros), prepare um ambiente sedutor - com velas, lençóis limpos e macios e boa música de fundo. Encante com todas as armas e transforme-se assim, numa amante cheio de poder.
Dicas para ser um bom amante:
1 - Aproveite todos os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) na hora do sexo
2 - Diga palavras bonitas e excitantes
3 - Não seja egocêntrica e procure satisfazer o parceiro
4 - Abuse da boa educação e comunicação
5 - Procure equilíbrio tanto na parte afetiva quanto no contato sexual
6 - Descubra novas formas de surpreender na cama - monotonia leva a relações nada inspiradoras
7 - Recorra ao corpo todo do parceiro e conheça novas zonas para o prazer
8 - Separe com delicadeza o tempo para fazer amor
9 -Tenha consideração e ceda espaço sempre que necessário  
10 - Saiba aproveitar o momento - às vezes é preciso calma e jogo de cintura
11 - Seja segura e confiante. Nervosismo não é característica do bom amante  

Fonte

17.9.12

Aquecimento Global. Um alerta.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


Entenda o aquecimento Global, Efeito Estufa, conseqüências, aumento da temperatura mundial, 
degelo das calotas polares, gases poluentes, Protocolo de Kyoto, furacões, cliclones, desertos e clima.



Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. 
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e  monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famosoefeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.   
aquecimento global - derretimento de gelo 
Derretimento de gelo nas calotas polares: uma das consequências do aquecimento global.
Consequências do aquecimento global 
-         Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
-         Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
-         Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
-         Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças. 
Protocolo de Kyoto
Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.
Conferência de Bali 
Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações. os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.
Conferência de Copenhague - COP-15
A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Européia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, China e África do Sul).  
De última hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.

15.9.12

10 Dicas de PhotoShop - Continuação

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


11 – Retoques
Com a ferramenta Carimbo, você poderá fazer retoques avançadíssimos e com perfeição. Para tanto, pressione Alt e clique em um ponto qualquer da imagem. Solte o Alt e passe o pincel. Note que a parte que foi clicada com o Alt está sendo copiada. Para tirar uma espinha do rosto de alguém,por exemplo, basta copiar e colar um trecho de pele perfeito sobre a imperfeição.

12 – Perspectiva
Em Editar, Transformação, Perspectiva, você poderá adicionar ótimos efeitos de perspectiva. Basta mover a grade que se forma em volta da figura quando o efeito é acionado. Use para estilizar um texto e sinta a diferença.

13 – Adicionar seleções
Segurando a tecla Shift, você poderá somar seleções, compondo uma máscara mais precisa.

14 – Subtrair seleções
Por outro lado, pressionando Alt você subtrai seleções.

15 – Retoque com “remendos”
Você também pode retocar uma imagem, copiando e colando pedaço perfeito da imagem sobre trecho com problema. Para tirar as bordas deixadas quando colado o remendo, basta passar suavemente a borracha sobre as bordas do trecho colado.

16 – Copiar elementos com o carimbo
Além de retocar, podemos usar o carimbo para duplicar elementos. Da mesma forma que operamos na dica acima, você pode, na imagem de um céu estrelado, por exemplo, copiar uma estrela de um ponto para outro do céu com total perfeição.

17 – Converter texto em imagem
Em Camadas, Converter em bitmap, Texto, é possível transformar um texto em imagem. É uma opção importante, pois determinados efeitos e preenchimentos exigem que o texto esteja em forma de imagem.

18 – Redimensionamento rápido
Tecle Ctrl + T para redimensionar sua imagem de forma rápida.

19 – Ferramenta laço magnético
Para fazer uma seleção/máscara de forma rápida, use a ferramenta laço magnético. Ao passar o ícone próximo à extremidade de uma imagem, o laço faz automaticamente a seleção. É uma ferramenta recomendada somente para imagens mais simples.

20 – Preenchimento rápido
Clicando Alt + Del você preencherá, de forma rápida, seleções ou imagens inteiras.

10.9.12

Climas do Brasil

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Equatorial, tropical , tropical de altitude , tropical atlântico ou tropical úmido, subtropical e semi-árido, informações sobre os diferentes tipos de climas, geografia do Brasil


Entendendo o clima
O extenso território brasileiro, a diversidade de formas de relevo, a altitude e dinâmica das correntes e massas de ar, possibilitam uma grande diversidade de climas no Brasil. Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, o Brasil está situado, na maior parte do território, nas zonas de latitudes baixas -chamadas de zona intertropical-  nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC.
 A amplitude térmica - diferenças entre as temperaturas mínimas e máximas no decorrer do ano - é baixa, em outras palavras: a variação de temperatura no território brasileiro é pequena.
Os tipos de clima do Brasil 
Para classificar um clima, devemos considerar a temperatura, a umidade, as massas de ar, a pressão atmosférica, correntes marítimas e ventos, entre muitas outras características. A classificação mais utilizada para os diferentes tipos de clima do Brasil assemelha-se a criada pelo estudioso Arthur Strahler, que se baseia na origem, natureza e movimentação das correntes e massas de ar. 
 De acordo com essa classificação, os tipos de clima do Brasil são os seguintes: 
Clima Subtropical: presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro à março. O índice pluviométrico anual é de, aproximadamente, 2000 mm. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida.

Clima Semi-árido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.

Clima Equatorial: encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com índice pluviométrico acima de 2500 mm anuais.

Clima Tropical: temperaturas elevadas (média anual por volta de 20°C), presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado.

Clima Tropical de altitude: ocorre principalmente nas regiões serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperatura médias variam de 15 a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pela Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.

Clima Tropical Atlântico (tropical úmido): presente, principalmente, nas regiões litorâneas do Sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são elevadas no verão (podendo atingir até 40°C) e amenas no inverno (média de 20º C). Em função da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas áreas.
Curiosidades:
- A ciência que estuda o clima e o tempo é o ramo da Geografia conhecido como climatologia.
- As mudanças climáticas têm provado, na atualidade, o derretimento das calotas polares e a intensificação do processo de desertificação.

8.9.12

Física Moderna: A Teoria Quântica depois de Planck

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

O Blog da Paulinha também é cultura. 
Trazemos hoje uma matéria muito interessante sobre a Física Moderna.
Aproveitem!
Bjkas.
Paulinha.

A Teoria Quântica depois de Planck

A quântica é uma teoria fundamental para os avanços tecnológicos de nosso mundo atual e do vasto conhecimento científico que estamos adquirindo. Grandes avanços práticos e teóricos em áreas como astronomia, medicina, biologia, química e física são frutos de sua aplicação. Seus conceitos causaram um revolução na forma como entendemos o universo, mostrando que o comportamento da matéria a nível atômico não obedece a regras bem estabelecidas de nosso mundo macroscópico.
Apesar de entrar em conflito inclusive com nosso conceito de realidade, a teoria quântica se mostrou correta e permitiu em aplicações práticas a revolução tecnológica que nos trouxe computadores, celulares, laseres, ressonância magnética, genética molecular, entre outros. Em termos de teoria temos uma maior compreensão do universo, desde o big-bang até o comportamento das moléculas, átomos e seus constituintes.
Os primeiros passos para seu desenvolvimento foram dados no início do século XX. Até então a física era baseada nas teorias clássicas de Newton para as partículas e a de Maxwell, que unificou as teorias elétrica magnética gerando o eletromagnetismo. Essas teorias descrevem com precisão os fenômenos que vemos em nosso mundo macroscópico, como o movimento dos corpos celestes e a natureza eletromagnética da luz. No entanto, o avanço das técnicas experimentais no fim do século XIX permitiu que os cientistas passassem a estudar a natureza com maior detalhe, abrindo caminho para uma análise do comportamento dos sistemas muito pequenos, como átomos e moléculas. O resultado da tentativa de explicar os resultados experimentais foi uma nova teoria que revolucionou nossa forma de compreender a natureza do universo. Foi necessário abandonar conceitos básicos como a noção de trajetória de uma partícula quando verificou-se que não seria possível determinar simultaneamente a posição e a velocidade, de um elétron por exemplo.
Um dos experimentos que levou a uma maior compreensão de como a matéria é formada foi a determinação da estrutura dos átomos na forma de núcleos de carga positiva cercados por elétrons. Os elétrons haviam sido descobertos em 1897 por Joseph John Thomson mas, já que não havia razão para supor que as cargas positivas estariam aglutinadas em um núcleo, Thomson propôs um modelo atômico onde os elétron estaria imersos em cargas positivas (como passas em um pudim). Por algum tempo este modelo prevaleceu, até que em 1911, estudando como partículas eram espalhadas por folhas de metal Rutherford concluiu que o átomo seria formado por um núcleo de carga positiva cercado por elétrons.
Experimento de Rutherford - Partículas radioativas incidem sobre uma folha de ouro. A maioria destas partículas passa através da folha pois são muito mais pesadas que os elétrons (pontos pretos). Rutherford verificou que as cargas positivas são localizadas em pequenos núcleos (esferas vermelhas). Desta forma explicaria porque as partículas incidentes são as vezes desviadas de sua trajetória. Antes deste experimento acreditava-se que as cargas positivas não eram localizadas em núcleos.
Assim, o modelo Atômico de Rutherford se assemelhava a uma versão microscópica do modelo planetário, mas ao invés da força gravitacional, a força elétrica é a principal responsável pela atração elétron-núcleo. Este é o modelo atômico mais comumente encontrado na literatura moderna, embora verificou-se ser incompleto.
Modelo Planetário do Átomo - O elétron orbitaria o núcleo de forma semelhante a um planeta em torno do sol, mas numa escala muito menor devido a força principal de atração do núcleo ser elétrica, que é muito mais forte que a gravitacional.
No entanto, havia um problema. Verifica-se que quando cargas são aceleradas, acabam perdendo energia por emissão de radiação eletromagnética. Como um elétron em órbita de um núcleo está sempre sob aceleração, deve emitir energia também, diminuindo assim o raio de sua órbita. Fazendo os cálculos desta perda de energia os cientistas verificaram que os elétrons colapsariam no núcleo em um intervalo de tempo extremamente pequeno. Se isso acontecesse, o universo teria deixado de existir logo após sua criação.
Para complicar ainda mais o modelo planetário outro fenômeno incomum aparece quando estuda-se a luz emitida ou absorvida pelo átomo. Os resultados sugeriam que o elétron não poderia estar em qualquer órbita em torno do núcleo. Foi o que propôs o físico dinamarquês Niels Bohr em 1913. Mais do que isso, foi necessário assumir que existiria uma órbita de raio mínimo, ou seja, uma órbita fundamental da qual o elétron só pode mudar para uma órbita mais alta, evitando assim que colapse no núcleo.
Como para cada órbita existe uma energia associada, Bohr verificou que as energias da luz emitida nas mudanças de órbitas seriam discretas (não contínuas). Ou seja, as energias da luz emitida seriam "quantizadas". Este modelo está inspirado na proposta feita em 1900 por Max Planck, que sugeriu que partículas oscilando em um sistema chamado corpo negro emitiriam quantidades discretas de energia, fato sem explicação pelas teorias clássicas.
Modelo Atômico de Bohr - No caso do átomo mais simples, o do hidrogênio, com apenas um elétron ligado ao núcleo, o modelo de Bohr previa que o raio da próxima órbita após a órbita fundamental teria um raio quatro vezes maior. A terceira órbita com raio nove vezes maior, e assim em diante. Para este átomo o elétron só pode mudar de uma órbita para outra. Assim, se um partícula atingisse o elétron a órbita não seria alterada, a menos que a partícula transferisse ao elétron energia suficiente para passar à próxima órbita ou outra órbita permitida. Se a teoria clássica fosse válida, qualquer órbita seria permitida.
Apesar de não explicar o motivo deste modelo ser desta forma, e de falhar quando átomos com mais elétrons são considerados, Bohr incentivou outros pesquisadores para estudá-lo, prevendo que a quantização seria o caminho para explicar o comportamento da matéria.
Um passo importante para a explicação dos sucessos da teoria de Bohr, e que abriria as portas para a uma teoria consistente, foi dado pelo físico francês Louis De Broglie. Em sua tese de doutoramento, em 1924, De Broglie fez uma proposição de simetria baseada em uma teoria de Einstein de 1905 de que a luz pode, em algumas condições, se comportar como partícula. Não poderiam as partículas apresentar um comportamento de ondas? Aplicando esta suposição ao modelo de Bohr ele supôs que o elétron teria uma onda associada ao longo de sua órbita em torno do próton. Mas apenas algumas órbitas seriam possíveis para que a onda não interferisse destrutivamente consigo mesma. Essas órbitas especiais eram exatamente as propostas por Bohr! Este resultado abriu caminho para uma nova interpretação do elétron e da matéria em geral. As partículas teriam um novo comportamento chamado de partícula-onda. Se o elétron colidir com um detetor, um ponto bem definido será registrado, como espera-se de uma partícula. Mas o elétron mostra claramente, em alguns experimentos, que tem um comportamento ondular associado a ele.
Inicialmente o trabalho de De Broglie teve pouca atenção pela comunidade científica até ser lido por Einstein, que ficou entusiamado com a proposta. O físico Austríaco Erwin Schrödinger examinou esta teoria e descartou o trabalho, mas, após um novo exame, acabou percebendo sua importância. Mais do que isso, dedicou-se a desenvolvê-lo e o resultado foi uma das mais importantes contribuições a nossa compreensão do que é a matéria. Indo além de De Broglie, em 1926 Schrödinger definiu uma equação que descrevia o comportamento ondular completo de uma partícula, em três dimensões. O resultado não apenas reproduziu os resultados de Bohr para as energia do átomo hidrogênio, como explica com grande precisão as propriedades dos átomos em geral, e, consequentemente, abriu as portas para uma descrição matemática de sólidos, líquidos, semicondutores, e assim em diante.
Na formulação de Schrödinger não é possível determinar a trajetória de uma partícula, o que levou a interpretações que vão totalmente além de nossa concepção macroscópica. Este resultado já havia sido apresentado no trabalho de outro fundador da Teoria Quântica, Werner Heisenberg. Usando uma formulação diferente, mas equivalente a de Schrödinger, determinou o chamado princípio da incerteza. Segundo este, quando maior a precisão na determinação experimental da posição de um elétron, menor a precisão na determinação de sua velocidade, e vice-versa. Como ambos são necessário para definir uma trajetória, este conceito teria que ser descartado. Muitos físicos passaram a assumir que o elétron não estaria necessariamente em lugar nenhum, até que fosse detectado em um experimento. As informações que podem ser obtidas passam a ser em qual região do espaço é mais provável encontrar o elétron. Esta probabilidade estaria relacionada com o modulo da função de onda associada ao elétron para uma dada energia. O resultado se mostrou correto, mas levou também a um conflito, pois passou-se de uma formulação determinista para uma estatística. Não se determina mais onde o elétron está, mas qual a probabilidade de que esteja em uma região do espaço.
Modelo atômico de Schrödinger - A partir das equações de Schrödinger não é possível determinar a trajetória do elétron em torno do núcleo, mas, a uma dada energia do sistema, obtém-se a região mais provável de encontrá-lo.
O modelo de Bohr, que era limitado ao átomo de hidrogênio, foi adaptado para procurar salvar o conceito de uma órbita definida, mas sem sucesso. Einsten foi um dos que se opôs à interpretação estatística, e a base de suas críticas são geralmente representadas pela frase "Deus não joga dados". Apesar de ter sido fundamental para a teoria quântica, dedicou-se a uma longa discussão teórica contra os físicos quânticos, especialmente sob a orientação de Bohr e seu grupo da chamada "Escola de Copenhague". As contraposições de Einstein, que buscava erros na teoria quântica, foram explicadas por Bohr e seu grupo, e ajudaram a firmar a mecânica quântica como uma formulação correta.
Ao longo dos anos a teoria Quântica foi sendo aperfeiçoada e novos fenômenos previstos ou explicados. Da união desta teoria com a teoria da relatividade de Einstein, Paul Dirac pôde predizer em 1931 a existência das anti-partículas, o que veio a ser confirmado experimentalmente. Toda uma nova família de partículas e de campos para suas interações vieram a ser descobertos. Ainda existem grandes desafios teóricos na explicação de fenômenos cada vez mais detalhados da matéria e suas interações, como o comportamento dos buracos negros, o big-bang, o interior dos prótons, neutrons, e das partículas que vem sendo descobertas. Mas para fenômenos atômicos a formulação de Schrödinger continua sendo a base dos trabalhos teóricos, da mesma forma que a teoria de Newton ainda é aplicada para o estudo das trajetórias de planetas e cometas, entre outros fenômenos macroscópicos. O futuro da quântica promete grandes avanços teóricos e experimentais, como por exemplo supercondutores eficientes a temperatura ambiente, teletransporte (de partículas simples), laseres de matéria utilizando um novo estado da matéria chamado de condensado de Bose-Einstein, computadores quânticos que podem processar enormes quantidades de informação, holografia do corpo humano, entre outros.

7.9.12

Novo trailler completo de Amanhecer parte II

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |



Ok... Ok... Paulinha surtou com esse trailler completoooooooo!!!!!

7.9.12

Amanhecer Parte 2 - Trailer do MTV VMA 2012

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Não sei se alguém surtou... Mas eu sim! 
Curtam de novo!!!!

Amanhecer Parte 2 - MTV VMA 2012 - Legendado por f100003551336765

7.9.12

Independência do Brasil

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

O Dia da Pátria é um feriado nacional brasileiro celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.

Origem
Em 1808, tropas francesas comandadas pelo imperador Napoleão Bonaparte invadiram Portugal como forma de retaliação ao país ibérico por sua recusa em participar do embargo comercial contra o Reino Unido. Fugindo da perseguição, a família real portuguesa transferiu a corte portuguesa de Lisboa para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil Colônia. Em 1815, o príncipe regente D. João VI criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, elevando o Brasil à condição de reino subordinado a Portugal, aumentando as independências administrativas da colônia. 
Em 1820, uma revolução política irrompeu em Portugal, forçando o retorno da família real. O herdeiro de D. João VI, o príncipe D. Pedro de Alcântara, permaneceu no Brasil. Em 1821, a Assembléia Legislativa portuguesa determinou que o Brasil retornasse à sua condição anterior de subordinação, assim como o retorno do príncipe herdeiro do trono português. D. Pedro, influenciado pelo Senado da Câmara do Rio de Janeiro se recusou a retornar em 9 de janeiro de 1822, na data que ficaria conhecida como Dia do Fico.
Em 2 de setembro de 1822, um novo decreto com as exigências portuguesas chegou ao Rio de Janeiro, enquanto D. Pedro estava em viagem a São Paulo. Sua esposa, a princesa Maria Leopoldina de Áustria, atuando como princesa regente, se encontrou com o Conselho de Ministros e decidiu enviar ao marido uma carta aconselhando-o a declarar a independência do Brasil. A carta chegou a D. Pedro no dia 7 de setembro. No mesmo dia, em cena famosa às margens do Riacho Ipiranga, ele declarou a independência do Brasil, pondo fim aos 322 anos do domínio colonial exercido por Portugal. De acordo com o pesquisador Laurentino Gomes, autor de livro sobre o evento, D. Pedro "não conseguiu esperar a chegada a São Paulo, onde poderia anunciar a decisão".Gomes acrescenta que ele "era um homem temerário em suas decisões mas tinha o perfil do líder que o Brasil precisava na época, pois não havia tempo para se pensar".

No Brasil

O Dia da Pátria é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, sob a presença do Presidente da República. Cerca de 30 mil pessoas assistem ao evento, que custa cerca de um milhão de reais. Desfiles similares ocorrem em todas as capitais estaduais, sob a presença dos respectivos governadores, e em várias cidades em todo o país.
Em Nova Iorque, o evento Brazilian Day ocorre todos os anos em 7 de setembro para celebrar o Dia da Pátria. O ponto central do evento é um show que já contou com a participação de diversos artistas famosos. O Brazilian Day se expandiu para outras cidades, como Toronto, Tóquio, Londres e Luanda.
Eventos similares ocorrem em Deerfield Beach, Flórida, San Diego e Los Angeles, Califórnia.

6.9.12

Comemore o Dia do Sexo

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Neste nosso país existe dia para tudo e porque não comemorar o dia do sexo?
Embora não seja uma data oficial, já é lembrada e comemorada.

No dia 06 de setembro comemora-se o dia do Sexo e vale tudo para passar este dia em grande estilo.

O Dia do Sexo foi inventado em 2008, como resultado de uma ação de marketing da fabricante de preservativos Olla e da agência Age, com direito a promoções e até uma festa que foi chamada de Dia do Sexo Celebration no Beach Club Sirena, na praia de Maresias.
E deu tão certo que depois disso começamos a comemorar este dia tão quente e especial, porque sexo é vida, faz bem à saúde, a pele, rejuvenesce, melhora a auto-estima, nos deixa relaxados e felizes.

Neste dia vale inovar e fazer algo bem diferente e especial.

Inspirados na nova data comemorativa do país, vários brasileiros solteiros, casados, divorciados e enrolados estão agendando programas especiais para comemorar a data.
Vejam que detalhe interessante 6/9 é dia do Sexo!
Sugestivo e sensual o dia certo para você fazer alguma loucura daquelas que você tem em mente, mas nunca colocou em prática.
E você, já decidiu qual será a sua aventura do Dia do Sexo?
Escreva contando qual será o seu programa!

Para ilustrar este dia vamos deixar para vocês um texto muito legal e esperamos que gostem!

DAR NÃO É FAZER AMOR
(Luiz Fernando Veríssimo)
Dar é dar.
Fazer amor é lindo, é sublime, é encantador, é esplêndido.
Mas dar é bom pra cacete.
Dar é aquela coisa que alguém te puxa os cabelos da nuca…
Te chama de nomes que eu não escreveria…
Não te vira com delicadeza…
Não sente vergonha de ritmos animais.
Dar é bom.
Melhor do que dar, só dar por dar.
Dar sem querer casar….
Sem querer apresentar pra mãe…
Sem querer dar o primeiro abraço no Ano Novo.
Dar porque o cara te esquenta a coluna vertebral…
Te amolece o gingado…
Te molha o instinto.
Dar porque a vida é estressante e dar relaxa.
Dar porque se você não der para ele hoje, vai dar amanhã, ou depois de amanhã.
Tem pessoas que você vai acabar dando, não tem jeito.
Dar sem esperar ouvir promessas, sem esperar ouvir carinhos, sem esperar ouvir futuro.
Dar é bom, na hora.
Durante um mês.
Para os mais desavisados, talvez anos.
Mas dar é dar demais e ficar vazio.
Dar é não ganhar.
É não ganhar um eu te amo baixinho perdido no meio do escuro.
É não ganhar uma mão no ombro quando o caos da cidade parece querer te abduzir.
É não ter alguém pra querer casar, para apresentar pra mãe, pra dar o primeiro abraço de Ano Novo e pra falar:
“Que que cê acha amor?”.
É não ter companhia garantida para viajar.
É não ter para quem ligar quando recebe uma boa notícia.
Dar é não querer dormir encaixadinho…
É não ter alguém para ouvir seus dengos…
Mas dar é inevitável, dê mesmo, dê sempre, dê muito.
Mas dê mais ainda, muito mais do que qualquer coisa, uma chance ao amor.
Esse sim é o maior tesão.
Esse sim relaxa, cura o mau humor, ameniza todas as crises e faz você flutuar.

Bem gente comemore e nos contem o que vocês aprontaram no dia 06 de setembro!

Fonte

5.9.12

10 Dicas de PhotoShop

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


1 – Ferramentas escondidas
Para ter acesso a diversas ferramentas que estão escondidas no Photoshop, clique nos ícones na barra de ferramentas e mantenha o botão pressionado até surgirem várias opções.

2 – Janelas escondidas
Não consegue achar determinada janela? Acesse o menu Janelas (ou Window) e ative a que você procura.

 Nome das ferramentas
Como saber o nome de uma ferramenta? Mantenha o mouse sobre qualquer ferramenta para que seu nome seja exibido. Faça isso para se familiarizar com as ferramentas.

4 – Atalhos
Dê atenção aos atalhos no teclado, eles tornarão seu trabalho muito mais rápido e eficiente.

5 – Altere a cor de objetos
Para não perder detalhes de luz e profundidade, faça o seguinte: com a ferramenta Pincel, mude o modo para a opção Cor e selecione uma cor qualquer. Ao passar o pincel sobre a imagem, perceba a troca de cor em um efeito bastante interessante.


6 – Ocultando ferramentas
Teclando Tab, você pode ocultar/exibir as janelas e ferramentas do Photoshop. Isso ajudará bastante para visualizar melhor a imagem que está sendo trabalhada. 

7 – Mova imagens com rapidez
Quando você estiver trabalhando em close na imagem, é mais rápido e prático movê-la pressionando a barra de espaço. A seta do mouse virará uma mão e você poderá mover a imagem como quiser.

8 – Seleções em forma geométrica perfeita
Ao usar as ferramentas de seleção, pressione a tecla Shift e você terá círculos e quadrados perfeitos.

9 – Aumentar e diminuir a tela de exibição de forma rápida
Use Ctrl e a tecla + conjuntamente para aumentar o close sobre a imagem e Ctrl e a tecla - para afastar a visualização da imagem.

10 – Modo máscara rápida (seleção)
Teclando Q, você estará no modo Máscara rápida, uma boa maneira para criar seleções/máscaras. Nesse modo, usar o pincel fará surgir uma seleção e a borracha irá desfazê-la. Ao voltar para o modo-padrão, teclando Q novamente, você verá a seleção pronta. Ideal para máscaras mais  complicadas.


Fonte

Subscribe