Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

19.5.11

LCD X Plasma

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Muita gente tem essa dúvida.
Qual a melhor? Qual tem o melhor custo benefício?
Qual tem a melhor imagem?
Descubra agora!

LCD X Plasma

Tecnologia LCD
 
As telas de LCD (Liquid Crystal Display - Monitores de Cristal Líquido) são formadas por moléculas de cristal líquido distribuídos entre duas lâminas transparentes. Estes aparelhos possuem uma lâmpada de luz branca chamada backlight. Quando a lâmpada é acionada, os elementos elétricos das lâminas geram campos magnéticos para que as moléculas de cristal líquido orientem a luz e formem as imagens.
Nas telas monocromáticas, presentes em alguns modelos de relógios, calculadoras e celulares, as moléculas apresentam dois estados: transparente, que permite a passagem da luz ou opaco, que impede a passagem.
 
O Plasma

As telas de plasma são formadas geralmente por painéis de cristal e pelos gases xenônio e neônio. Quando acionado, estes gases passam por um processo de ionização e assumem o estado de plasma. O plasma gera raios ultravioletas que, ao atingir os painéis, faz com que os átomos de fósforo (substância que emite luz a ser exposta a outra fonte luminosa) presentes nos pixels brilhem.
O espectro de cores é produzido através de combinações em diferentes intensidades de três cores presentes no pixel: vermelho, verde e azul.

Até dois anos atrás o grande diferencial favorável aos televisores de plasma era o contraste que dá a sensação de cores vivas escorrendo pela tela realçando os matizes reais das cores escuras, quando as LCD apresentavam um preto acizentado e e as demais tonalidades escuras um tanto quanto foscas. O avanço da tecnologia LCD corrigiu esta deficiência tanto que a minha Hyundai de 27" de dois anos atrás, mesmo desligada, apresenta um display negro fosco, já a minha Bravia de 40" de 4 meses atrás, mesmo desligada, apresenta um preto vivo quase brilhante.

As telas de plasma tendem com o tempo e dependendo do fabricante a apresentar manchas.  A Gradiente é uma que tinha um modelo que com algum tempo, a tela apresentava borrões de várias tonalidades.

Outro diferencial é que a tela de plasma é sensível aos reflexos das luzes ambientes quando as LCD absorvem perfeitamente a luminosidade exterior sem apresentar reflexos. O formato plasma permite telas de dimensões maiores.

Em dezembro de 2007 em cada 5 aparelhos de TV de alta definição vendidos no mundo, apenas um era de plasma.

O que comprar?
O que o bolso, o gosto, o livre arbítrio, as conveniências, ou a teimosia de cada um determinar.

=)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe