Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas e tudo mais.

30.5.11

O poder das frutas em dietas alimentares

Postado por FICsDaPaulinha |

frutas

Ricas em nutrientes, vitaminas e minerais, as frutas – todas, sem exceção – são altamente benéficas para a saúde do organismo. Devido à presença de fibras e fitoquímicos em sua composição, auxiliam no bom funcionamento intestinal e contribuem com o emagrecimento.
De acordo com a nutricionista da Paraná Clínicas, Flávia Sguario, a média aconselhável de frutas ingeridas por dia é de cinco a seis unidades. “Além de serem os nossos melhores remédios, também são a chave para que tudo em nosso organismo funcione melhor, atuando como agentes preventivos para a maior parte das doenças crônicas não transmissíveis”, alerta.
Em épocas de verão, comer frutas é mais fácil, porque temos a tendência em optar por alimentos mais leves. Nos dias mais quentes, a especialista indica aquelas que contêm mais água, para evitar a desidratação, como: melancia, melão e abacaxi. “No entanto, todas são saudáveis e devem ser ingeridas sempre, não apenas quando faz calor”, ressalta a especialista.
Algumas pessoas optam por comer frutas durante as refeições, como forma de substituir os líquidos. “Esta é uma atitude bastante saudável, pois as frutas possuem enzimas que auxiliam em todo o processo de digestão dos alimentos e deve ser consumidas inicialmente, junto com a salada”, informa Flávia.
Sobre frutas que engordam, Flávia alerta: “todos os alimentos engordam, depende da quantidade que os consumimos. As frutas que podem aumentar o peso são as que contêm mais açúcar em sua composição, como: banana, caqui, figo e uva”. Porém, todas elas possuem enzimas digestivas, fundamentais para quebrar os alimentos e melhorar o seu aproveitamento, evitando a formação de gases e sensação de estar estufado.
Além de auxiliar nas dietas alimentares, as frutas possuem ações antioxidantes e beneficiam o funcionamento físico mental e emocional. “Como dizia a vovó: o remédio está na feira!”, encerra a especialista.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe