Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

13.8.11

Blu-Ray – Saiba Um Pouco Mais Sobre Essa Tecnologia

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

blu-ray
Blu-Ray, também chamado BD, é um disco sucessor do DVD, mas que possui o mesmo tamanho. É um formato óptico de alta resolução e de armazenagem de arquivos densos que possui o projeto administrado pela Sony.
Com o Blu-Ray é possível armazenar filmes de até 4 horas sem perca de qualidade e para que este seja totalmente explorado, é necessário uma TV full HD de LCD, plasma ou LED.
O disco Blu-Ray possui capacidade variante entre 25 a 50 gigabytes e faz uso de uma tecnologia de laser cor azul-violeta, é deste que deriva seu nome, que permite gravar muito mais informações em comparação com tecnologias anteriores, além de que os dados ficam armazenados acima da camada de policarbonato evitando problemas com legibilidade.
As principais diferenças entre o Blu-Ray e o DVD se dão na capacidade, enquanto no DVD o máximo é de 30 Gigabytes, no Blu-Ray é 50, na taxa de transferência, enquanto no DVD é de 11,1 MB/s, no Blu-Ray é de 54,0 MB/s, e no comprimento da onda do raio laser, no DVD é de 650 nm e no Blu-Ray é de 405 nm.
Além de tudo, o Blu-Ray possui uma garantia, a mais, contra a pirataria em relação ao DVD, eles vêm equipados com um sistema de criptografia segura que permite um índice menor de infração aos direitos autorais.
O principal concorrente do Blu-Ray era o HD-DVD, que era uma tecnologia compatível e semelhante à tecnologia do DVD e, por isso, haveria menos gastos para atualização, mas deixava a desejar quanto à capacidade. Assim, por não ter como competir com a tecnologia Blu-Ray, a Toshiba abandonou o projeto do HD-DVD em 2008. Um possível concorrente futuro do Blu-Ray é o projeto que esta sendo desenvolvido pela Pionner, que garante que o dispositivo terá capacidade de 500 GB com raio laser ultravioleta.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe