Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

21.8.11

Leite em Pó

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

O Leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite que, desidratado, tem sua longevidade estendida. O leite em pó não é feito a partir da secagem do leite comum. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-no evaporar num processo lento, que mantém as proteínas do produto.

Primeiro, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o líquido não pode ser fervido. Durante essa etapa evapora-se até 50% da água, e o leite fica pastoso. O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas do mesmo contra um jato de ar quente a 180 °C. Um rápido contato é o suficiente para fazer com que a restante água do leite evapore, e as gotículas se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes tipos: flocos, granulado e pulverizado.

O leite em pó pode apresentar-se com diferentes teores de gordura, dependendo da quantidade presente no leite líquido usado na produção. Disto pode resultar um leite integral ou um leite parcialmente desnatado, ou seja, magro. De qualquer forma a proteína do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 - 35%.
1 kg de leite em pó, misturado com água, permite obter de 6 a 7 litros de leite recombinado.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe