Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

3.12.11

De Onde Surgiu A Brincadeira do Amigo Oculto?

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Natal é época de férias, descanso, boa comida, diversão e prendas. E se pudermos juntar as duas últimas coisas em uma só brincadeira, melhor ainda. Assim é o amigo oculto, amigo secreto ou o nome que você quiser dar, não importa: o amigo oculto é uma tradição natalina e não pode faltar em nenhuma comemoração de final de ano, seja na empresa, em casa ou na escola; não há quem não goste do amigo oculto.


Você sabia que o amigo oculto surgiu em uma época onde a maior crise de todas assolava o mundo? Isso mesmo foi durante a grande depressão de 1929 que o amigo oculto surgiu e se espalhou pelo mundo. Na época ele foi muito utilizado, já que era uma maneira mais barata de presentear a família toda sem gastar muito; ninguém ficava sem presente e as despesas eram divididas.
Mas há relatos que o povo nórdico na antiguidade já tinha o hábito de brincar deamigo oculto. Alguns historiadores ainda dizem que o amigo oculto era até mesmo uma prática pagã.
E é claro que uma brincadeira tão difundida assim teria que ser simples, além de divertida. E para jogar o amigo oculto é muito simples. Primeiro você deve reunir as pessoas que irão participar e definir o valor do presente. Depois que todos estiverem de acordo, basta anotar o nome de todo mundo em papéis – não se esqueça de ninguém. Dobre os papéis em tamanho igual e bem pequeno e faça o sorteio, passe na roda e peça para que cada um pegue o seu. Não vale espiar, muito menos deixar alguém saber quem você tirou. Caso aconteça da pessoa tirar ela mesma, volte tudo e sorteie novamente.
Depois de todos sorteados, você escolhe uma data para a troca dos presentes. No dia, a pessoa vai dando dicas – engraçadas, de preferência sobre a pessoa que ela tirou até que alguém adivinhe. Repita o processo até que todos tenham trocado os presentes. Quanto mais engraçado a discrição mais divertido a brincadeira será, então é a hora de soltar a imaginação.
amigo oculto também já ganhou outras versões que não a natalina. O chocreto é feito geralmente durante a páscoa e em vez de trocar presentes, as pessoas trocam chocolates; o resto da brincadeira continua igual. Há quem faça amigo oculto no ano novo, é o amigo caneca; aqui as pessoas trocam canecas. Cada um inventa o amigo oculto que achar melhor. E vale até amigo da onça, onde você dá um presente inusitado, para brincar com a pessoa.
Para facilitar a compra do presente você pode estipular um valor para o mesmo, e fazer uma lista com o nome de todos os participantes e escrever ao lado do nome de cada um o que eles gostariam de ganhar.
Mas lembre-se, mais do que um presente sofisticado, o melhor do amigo oculto é a diversão e o pensamento de que você lembrou-se da pessoa e tirou alguns minutos do seu dia especialmente para comprar o presente. E é claro que amigo oculto sempre gera expectativa e curiosidade para saber quem tirou quem e o que vai ganhar.


Fonte


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe