Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

30.12.11

Saiba como aumentar a vida útil de fotografias.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |



Apesar de estarmos na era das câmeras digitais, que permitem o armazenamento de imagens em dispositivos eletrônicos, as fotografias impressas ainda têm grande valor. Às vezes, não é bom desenterrar aquele álbum antigo, já amarelado, cheio de lembranças? E quem não gosta de decorar com porta-retratos ou quadros de fotos?
Para que as memórias registradas nas fotografias durem o suficiente para você mostrar a seus netos, é preciso tomar alguns cuidados. Poluentes do ar, exposição à luz, umidade e temperatura elevadas, armazenamento e manuseio inadequados podem danificar as peças.
Coordenadora da equipe do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte, Sandra Baruki ensina como guardar as fotos:
— Deve-se usar embalagens desenhadas especialmente para fotografias e negativos. Mantenha os arquivos em locais arejados, secos e protegidos do excesso de luz e da exposição à poluição e à gordura. Em relação aos móveis, opte pelos de aço.
Ao manusear uma fotografia, evite tocar a superfície, usando o verso ou um papel mais grosso como suporte para as mãos. Não cole etiquetas ou adesivos nas fotos, nem use canetas e carimbos, que podem causar manchas.
Tire suas dúvidas
Qual é forma mais adequada para limpar fotos?
A limpeza deve ser feita por um profissional qualificado em conservação. Pela natureza delicada da fotografia, qualquer intervenção pode causar danos irreversíveis. Um pincel muito abrasivo, por exemplo, pode marcar a foto. O uso de solventes pode causar manchas.
Ao remover uma foto de um porta-retrato, vi que parte da impressão tinha sido transferida para o vidro da peça. Como evitar o dano?
O problema pode ser evitado reduzindo ao máximo a incidência de luz direta no porta-retrato e controlando a temperatura e a umidade do ambiente. Muito calor faz com que a gelatina do processo fotográfico expanda e acabe por aderir ao vidro. Indicamos o uso de espaçadores entre o vidro e a foto nos porta-retratos, como molduras e os chamados passe-partout de papel.
Como recuperar fotos ou negativos antigos, danificados por cupins ou pela ação do tempo?
O trabalho deve ser feito sempre por um profissional especializado. Instituições como arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação podem orientar sobre cuidados para a preservação de acervos fotográficos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe