Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

27.12.11

Tangram, Tang, Tanka, ou Sete Placas da Sabedoria

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Mais  uma preciosidade. 
Adorei esse post, estou dividindo com vocês. 
Divirtam-se. 

Da palavra inglesa “Tangram”, da dinastia chinesa “Tang” ou até do barco cantonês “Tanka”. O Tangram também conhecido em alguns países como “Sete Placas da Sabedoria”, é um quebra-cabeça de 7 peças, formado por 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Com todas essas peças podemos formar várias figuras, e segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com todas a peças. Esse quebra-cabeça é geralmente usado por professores de matemática não só do ensino básico como em licenciaturas de matemática (nível superior) com o objetivo da compreensão das formas geométricas e estimular o raciocínio lógico, peça fundamental no estudo da matemática.

Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, porém há várias lendas a respeito de seu surgimento.


# Uma delas diz ser uma pedra preciosa que se desfez em sete pedaços, e com eles é possível formar várias formas.



# Outra diz que um jovem chinês ao se despedir de seu mestre para fazer uma longa viagem pelo mundo, recebeu um espelho na forma quadrada e logo após o mestre fala: 
“Com esse espelho você registrará tudo que
vir durante a viagem, para me mostrar na volta.”

O discípulo surpreso indagou: 

“Mas mestre, como com um simples espelho,
poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrardurante a viagem?”

E nesse momento que fazia a pergunta o espelho caiu no chão quebrando-se em sete peças. E assim o mestre disse: 

“Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras
para ilustrar o que viu durante a viagem.”

        E realmente são inúmeras as formas que podem ser montadas com as sete peças do TANGRAM. Vejam algumas delas !!!

 Números !!!

 Pessoas !!!


 Animais !!!




Ou figuras diversas !!!


1 comentários:

La Viratta Stories disse...

Nooooohhhh, clássico viu!!!

Eu amo! Quando eu era menor eu tinha uns 3 Tangram. Era bom, pois era portátil para os lugares chatos que meus pais me levavam kkkk

abraço!
Pri

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe