Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

15.3.12

Dia da Escola

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

A escola também tem a sua data de comemoração: o dia 15 de março. Muita gente pode pensar que a escola não merece essa homenagem, por considerá-la um lugar chato, onde se tem de ir por obrigação, com hora marcada de entrada e de saída, e se esforçar para aprender muita coisa que a gente nem sabe ao certo para que serve.
Até certo ponto, isso pode ser verdade, mas há outra maneira de encarar a questão. Obrigações, de maneira geral, fazem parte da vida e todos têm de se acostumar a elas. E os horários determinados também vão existir fora da escola, no mundo do emprego e do trabalho. Por isso, a rotina que a escola estabelece não deixa de ser também um treinamento para a vida adulta. 
A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, aconhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais  como orientadores educacionais, professores e psicólogos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe