Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

25.7.12

Minha história.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Hoje eu posso dizer que estou comemorando o meu verdadeiro segundo ano como escritora e estou muito feliz com isso, então vou contar um pouco a você como cheguei aqui. Pode ser que muitos nem se incomodem em ler, mas assim como eu sempre digo, se um apreciar ficarei feliz.
Eu sempre gostei de escrever, apesar de nunca ser a sumidade nas aulas de português na escola. Tive uma professora de redação, a Dona Sônia Sueli, que me mostrou um novo horizonte e se interessava pelas minhas redações. Sempre tive um sério problema de extrapolar no limite máximo de linhas, sempre fui detalhista demais.
Os anos se passaram até que Twilight cruzou o meu caminho. Fui atrás de informações e descobri as FICs. Para quem não sabe, as Fanfictions são estórias criadas por fãs de Sagas que as reescrevem na visão de outro personagem ou usam os personagens para criar outras estórias com o enredo similar. Eu me apaixonei por Twilight e comecei a reescrever a Saga na visão do Edward. Foi aí que a minha vida mudou realmente. Eu conheci pessoas maravilhosas que em dois anos transformaram a minha vida e me tornaram um pouco conhecida entre os fãs da Saga com a Comunidade Adoro As FICs da Paulinha no Orkut. Chegou ao ponto de uma amiga vir me contar que a sua irmã lhe mostrou uma FIC toda empolgada e ela apenas contou de quem era. Fiz amigas em todo país e tive a felicidade de cruzar o Atlântico quando recebi mensagem de e-mail  vindo de Portugal. Fiz amigas que me descobriram através do Google, não é Fabi? (Ainda acho isso incrível!). 
Mas o medo de mostrar as minhas ideias sempre me mantiveram calada em relação aos romances que eu sonhava, até que um dia eu resolvi escrever Destino e presenteei algumas amigas mais chegadas e que curtiam as minhas FICs. Foi uma surpresa muito grande a receptividade de todas que leram. Aquilo me deu o incentivo que eu precisava para dar início a uma carreira, já que hoje eu posso dizer que sou uma escritora. A aceitação foi tamanha que me pediram a continuação da estória de amor da Bruna e do Diogo, assim como a estória contada pelo Diogo. Hoje a Série Destino está concluída com seis volumes na versão original na visão da Bruna e estou concluindo o quarto volume na visão do Diogo. Todos registrados no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional e à venda no Clube dos Autores
O romance Águas estava guardado na minha mente há mais de quinze anos, mas só depois de sentir a aceitação e o interesse de algumas pessoas resolvi escrever, mesmo tendo muito medo de não gostarem já que é um romance/ficção. Toda a Série Águas que é composta de três volumes, Águas, Terra e Fogo, foi escrita em dois meses. Num ritmo frenético eu escrevia sem parar, não conseguia. Eu sabia cada trecho da estória, o nome dos personagens principais, mas tive que fazer muita pesquisa para concluir. Águas é realmente a concretização de um sonho. Eu sinto no Águas um legado que deixarei para os meus filhos. Não penso em reconhecimento imediato, mas pelo menos eles terão algo de mim para mostrar às próximas gerações, aos que vierem deles.   
Registro 64.75 me surgiu num sonho. Foi como uma injeção direto no cérebro, mas que fiquei "cozinhando" até que toda a estória estivesse pronta. É uma característica minha, eu não começo a escrever e esperar que a estória surja, quando eu começo a escrever é porque já sei todo o enredo. Sendo um romance policial, também precisei de pesquisa para preencher lacunas. A Helena tem uma estória de superação de vida muito interessante. Ela é uma mulher muito forte e decidida, um exemplo para todas, apesar de ter seus defeitos e também cometer erros como todas as mulheres. Abrir o coração para a vida depois de tantos anos não foi fácil para ela, assim como não é para nenhuma mulher. Foi isso que tentei passar nesse livro e pela resposta das pessoas que leram, acho que consegui. 
Os depoimentos que recebo sempre me surpreendem. Cada pessoa me conta como os livros  a ajudaram a superar e a entender a vida, como os livros muitas vezes ajudam em problemas ou a ver como as coisas realmente são. Apesar de serem livros completamente diferentes, em todos eu tento passar valores como família e a importância da amizade, talvez esse seja o ponto. As pessoas estão cansadas de estórias repetidas, cansadas de verem sempre a mesma coisa, traição e mais traição.  
No início foi muito difícil. Eu tinha muitos vícios de escrita e cometia muitos erros, os livros tiveram que passar por intermináveis revisões, minhas e de outras pessoas. Contei com amigas nessa ajuda e pude fazer sem medo de críticas. Elas me apoiaram desde o início e forma imprescindíveis na concretização do meu sonho, assim como a minha família. Para ajudar a me aperfeiçoar fiz vestibular aos 37 anos e estou cursando Letras para me completar como escritora e como pessoa. 
Mas não foi fácil chegar a publicar os meus romances. Como desconhecida  não há interesse das grandes editoras. Como pessoa comum, eu não tinha verba para bancar o meu sonho. Foi então que encontrei o Clube dos Autores e pude dar vida aos meus sonhos, pude vê-los nascer. Eu sempre digo que cada livro é como um filho. Eu choro e sorrio, sofro e me alegro com os personagens. Em cada um tem um pouco de mim, não há como ser diferente. 
Enfrentar as críticas é colocar o rosto para fora da janela e precisa ter muita coragem para fazer isso. Mesmo depois de doze livros publicados no Clube dos Autores eu ainda fico tensa a cada nova estória, fico na expectativa de um novo depoimento.
Um conselho que dou a quem está no início é seja seu maior fã. Ame seus personagens. Leia seu livro e se sentir prazer na leitura vá em frente e realize os seus sonhos. Publique! 

"Não me importo se não vender como Best Seller, se uma pessoa comprar um dos meus livros e se sentir satisfeita e feliz com a estória que leu, marquei meu espaço na história da humanidade. Fiz parte da vida de alguém." 
Paula R. Cardoso Bruno

6 comentários:

Daniela Drumond disse...

Lindo !! Você é abençoada em conseguir realizar seu sonho! Marca a vida de muitas pessoas com suas obras...nos faz sonhar e querer sempre mais!! Parabéns mais uma vez. bjs

Anônimo disse...

Parabéns, Paulinha, sua história é muito bonita. Voce conseguiu realizar seu sonho de publicar seus livros, e sei que tem muitos fãs, como eu, que amam o que voce escreve. Voce nos proporciona viagens inusitadas ao desconhecido, nos faz sentir como se fossemos um dos personagens, é maravilhoso ler uma obra sua. Continue assim que voce está no caminho certo. Te admiro muito, bjos no coração de sua amiga Solange.

Autora Paula R. Cardoso Bruno disse...

Obrigado pelo carinho, Sol.

Bjkas no coração, amiga.

Marli disse...

PARABÉNS PELO SEU DIA!!! MAIS UMA VEZ PAULINHA VC É UMA PESSOA MUITO ABENÇOADA!! VOU REPETIR AS PALAVRAS DA AMIGA DANIELA VC MARCOU NOSSAS VIDAS...E NOS FAZ SONHAS E QUERER MAIS...MUITOS BJUS E ABRAÇOS.

Taynah disse...

Você é uma escritora maravilhosa!!! Me sinto muito feliz por ter te visto crescer tanto como profissional, e por ver seus livros cada vez melhores e mais cativantes!!!
Parabéns por cada palavra que você escreve minha amiga, e tenha certeza que seus livros nos levam a viagens incríveis! Seja sempre muito abençoada, e continue escrevendo para alegrar a todos os que ja te amam e os que ainda estão por vir!
Beijos enormes de uma pessoa que te adimira a distância!!! =)

Autora Paula R. Cardoso Bruno disse...

Muito obrigado por todas as demonstrações de carinho, atenção e apoio que todos me deram no dia do Escritor.
Foi muito importante para mim.
Saibam que todos me fizeram felizes e como Piaso ( Série Águas ) diz, gera energia branca e espalha felicidade.
Muito obrigado.
Bjkas no coração de todas.

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe