Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

1.7.12

O que é Flood?

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

O vocabulário virtual é muito vasto e amplo e a cada dia surgem mais termos que usamos sem nem saber o que realmente significa. Às vezes as pessoas utilizam de alguns desses termos com um intuito, mas desconhecem o real uso ou significado. Isso acontece todos os dias no cotidiano, mas na rede também. 
Hoje falaremos de Flood. Mais um termo utilizado na internet e temos que conhecer. 



Descubra como funciona este tipo de ataque e quais são seus maiores prejuízos.


Flood é um termo muito usado no mundo da computação para identificar um conjunto de ataques, que ocorrem nas diversas redes de computadores existentes, principalmente na Internet. Através de sua execução, é possível tanto desorganizar fóruns e listas de emails, assim como derrubar sistemas inteiros.
Basicamente, um Flood funciona através do envio de muitas mensagens ou requisições para o mesmo destino, originadas de uma ou mais origens, com o objetivo de confundir a máquina e/ou seus usuários. Normalmente, a pessoa que está por trás deste tipo de ataque é chamada de flooder. Dependendo do tipo de Flood, os prejuízos financeiros podem ser muito grandes pelos seus estragos causados.


Apesar de possuir várias modalidades distintas, o Flood pode ser divido em duas grandes classes, as quais serão descritas abaixo: 


Flood de fóruns e listas de emails



Administrador de sistema preocupado




Este tipo de Flood é caracterizado pelo envio massivo de mensagens desnecessárias e sem sentido para fóruns e listas de emails na Internet, desta forma causando vários problemas indesejados. Esse tipo de ataques é muito fácil de ser identificado, mas na maioria das vezes sua resolução é muito  complicada.
A situação se agrava quando vários usuários estão por trás do mesmo Flood, fato que dificulta muito  a atuação dos administradores de sistemas, pois uma pessoa bloqueada num fórum pode criar uma nova conta e continuar com os ataques. Caso o número de flooders for muito grande, os administradores não conseguirão bloquear todos a tempo.

Desta maneira, é comum que fóruns e listas de emails saiam do ar durante o ataque, visto que torna-se praticamente impossível o combate à tantas mensagens enviadas ao mesmo tempo. Em muitos casos, após constantes ataques e prejuízos, os administradores retiram seus sites da Internet. 

Flood de rede


Por sua vez, o Flood de rede é um tipo de ataque muito sério, que costuma derrubar servidores inteiros, causando um enorme prejuízos para as empresas atacadas. Do mesmo modo do Flood de fórum, vários usuários atacam ao mesmo tempo, mas ao invés de um  serviço simples de Internet, todo o sistema acaba ficando confuso. Entretanto, neste método, flooders que são identificados costumam ser indiciados por crimes ao patrimônio alheio.


Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe