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10.5.11

Diet X Light

Postado por FICsDaPaulinha |


Temos a honra de ter como colaboradora do nosso blog, a doutora Roberta Escolástico (CRN5 – 4049). 
Formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), a Nutricionista estará nos presenteando com matérias para melhorar a nossa qualidade de vida e tirar aquelas dúvidas básicas que todo mundo tem, mas não tem coragem de perguntar.

Espero que vocês gostem.
Bjkas.
Paulinha


Qual a diferença entre alimento Diet e Light??

Desde que começou-se a comercialização dos alimentos diet, a maioria dos consumidores associaram esses produtos como sendo de baixo valor calórico e conseqüentemente, permitidos para as pessoas que desejam ou precisam perder aqueles quilos indesejados. Depois, vieram os light e a confusão se formou.
Diabéticos, hipertensos (pressão elevada), pessoas com taxas de colesterol alto ou com excesso de peso (sobrepeso ou obesidade) podem consumir o mesmo alimento diet ou light? Pão e refrigerante light ou diet, sal light, margarina light, chocolate diet. Diet e light então invadiram as prateleiras e com essa invasão, também ocorreram vários questionamentos. Mas o que os diferenciam?

Alimento Diet

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos:
Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio);
Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).
Mas, o que significa uma ingestão restrita de nutrientes ou controlada?
Os alimentos para dietas controladas devem ser isentos da adição de algum nutriente. Então, para ingestão controlada de açúcar, não pode haver inclusão desse nutriente (açúcar), então é utilizado o açúcar natural do alimento como, por exemplo, a geléia diet que tem como açúcar natural a frutose.
É importante que salientar que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias, portanto, é necessário tomar cuidado ao optar por um alimento diet para não estar consumindo um alimento de igual ou maior teor de calorias. Então esses alimentos devem ser evitados pelas pessoas que desejam emagrecer.

Alimento Light

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo light só pode ser usado em alimentos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente (gordura, açúcar e outros) ou calorias comparado com o alimento convencional.
Dessa forma, a primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.
A segunda diferença é que o alimento light não é necessariamente indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença como diabetes, colesterol elevado, celíacos ou fenilcetonúricos. Se o alimento light apresentar eliminação do nutriente, por exemplo, açúcar (refrigerante light), poderá ser consumido pelos diabéticos.
Isso indica que o alimento light não é essencial para quem quer emagrecer, pois a pessoa pode não engordar, porém não irá emagrecer, a menos que a redução ocorra especificamente nas calorias. Já o produto diet é recomendado aos diabéticos, pois estes não devem consumir açúcar. No entanto a ausência do açúcar é contrabalanceada com a da gordura que deixa o alimento mais saboroso, por isso é preciso ficar atento a quantidade para não consumir calorias em excesso.
Confusão é fácil de acontecer, por isso a importância da leitura dos rótulos com muita atenção. Compare os produtos light e diet com os alimentos convencionais. É muito importante verificar se eles atendem às suas necessidades.
Independente do tipo escolhido, diet ou light, você precisa acompanhar com atividades físicas e consultar um especialista no assunto. Um nutricionista é o profissional mais capacitado para esse tipo de consulta.

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