Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

11.5.11

Faça ... Mas faça perfeito. À milanesa.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Bife à milanesa ou apenas milanesa é um prato da culinária italiana bastante popular no Brasil e na Argentina, feito com bifes (temperados) fritos em óleo quente após serem empanados com ovos batidos e farinha de rosca.
O bife à milanesa (cotoletta alla milanese) provavelmente surgiu na própria cidade de Milão. Embora não haja fatos que comprovem sua origem na cidade italiana, os relatos mais antigos desse prato são do escritor italiano Pietro Verri. Em seu livro História de Milão (Storia di Milano'), ele escreve que em um almoço ocorrido na Igreja de Santo Ambrósio fora servido um prato de coteletta impanata, fritta nel burro (carne de vitela empanada, frita na manteiga), citando inclusive o preparo com ovos e farinha.
A difusão do bife à milanesa é atribuída aos austríacos. O wiener schnitzel, muito similar ao milanesa, é um prato típico da Áustria, provavelmente absorvido durante disputas internas do Sacro Império Romano-Germânico, no século XVIII, quando austríacos invadiram Milão. Entretanto, não há fatos que comprovem essa teoria.

E daí, Paulinha?
A gente quer mesmo é como fazer o bife/frango à milanesa perfeito.
Aí vai então as dicas para que você faça ... 
Mas faça perfeito.

Para o bife à milanesa usamos filet de peito de frango, bifes de alcatra, fraldinha, coxão mole, contra-filé e até mesmo filé mignon. Os filet de peito de frango devem ser fatiados finos para facilitar o cozinhem. Para os caso da carne vermelha, peça para o açougueiro cortar os bifes bem finos, ou então se resolver cortar você mesmo a carne, lembre-se de cortar no sentido contrário das fibras, senão ela fica dura. 
Agora, vamos à receita?

INGREDIENTES

  • Bifes de alcatra/filet de peito de frango (quantos quiser)
  • Farinha de rosca (ou pão seco batido no liquidificador).
  • 2 ovos
  • 1 xícara de chá de leite
  • Farinha de trigo a gosto
  • Sal e pimenta à gosto

PASSO A PASSO

  1. Para começar, pegue 3 pratos ou vasilhas. No primeiro coloque os 2 ovos batidos com o leite. No segundo coloque a farinha de trigo e no terceiro coloque a farinha de rosca. Se você não tem farinha de rosca pode fazer a sua própria batendo pães secos no liquidificador.
  2. Tempere cada um dos bifes de carne vermelha apenas com algumas pitadas de sal e pimenta do reino. Para o frango, alho e sal. Você pode optar pelo tempero de sua preferência, contanto que ele não seja úmido demais.
  3. Com tudo pronto, podemos colocar o óleo para esquentar. Pegue uma frigideira ou panela funda e coloque uma quantidade suficiente de óleo para submergir o bife. Qualquer tipo de carne à milanesa deve ser frita por imersão, ou seja, você tem que mergulhar o bife inteiro no óleo quente.
  4. Enquanto o óleo esquenta vamos pegar o primeiro bife e passar ele na mistura de ovo com leite. Vire os dois lados do bife nessa mistura.
  5. Depois passe o bife na farinha de trigo algumas vezes e balance ele no ar para tirar o excesso.
  6. Agora coloque-o sobre a farinha de rosca e aperte bem para ela grudar. Vire o bife do outro lado e faça a mesma coisa.
  7. Pode apertar o bichinho na farinha Pode apertar o bichinho na farinha
  8. Depois disso você já pode colocar o bife no óleo quente. Deixe ele lá quietinho por uns três minutos, não fique mexendo muito pois só é necessário virá-lo uma vez. Quando estiver bom de um lado vire para o outro e deixe mais três minutos.
  9. E mandar ver na fritura E mandar ver na fritura
  10. E agora seu bife à milanesa já está pronto pra comer. Pra terminar o prato, faça os mesmos passos com os outros bifes e bom apetite!
DICA: Tente fazer estes passos com uma só mão, pois vai sujar bastante. Desta maneira você continua com uma mão limpa para mexer na frigideira.

Fonte e Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe