Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

25.5.11

Mousse de Goiaba sem Lactose

Postado por Paula R. Cardoso Bruno |

Quem tem problemas com lactose sabe como é difícil viver num mundo em que tudo leva leite, soro de leite, leite em pó e muito mais. Algumas embalagens vem até com a informação "Contém traços de leite". Para ajudar, todos os dias até o final do mês, estaremos postando aqui, com a ajuda da Dra. Roberta Escolástico, receitas que não levam leite, e algumas sem Glúten. São saudáveis e podem ser consumidas por todos.

Então ... Aí vai mais uma receitinha para aqueles que tem alergia ou intolerância a lactose!

Aproveitem e Bom Apetite!



Mousse de Goiaba

Pensando em uma sobremesa leve e saudável? Experimente esta Mousse de Goiaba sem lactose elaborada com leite sem lactose. Não leva leite, portanto pode também ser consumida por pessoas com alergia às proteínas do leite.
Ingredientes:
Para a mousse:
  • 4 goiabas vermelhas médias sem casca e sementes (500 g)
  • 12 g de gelatina em pó sem sabor
  • 1 colher (sopa) de suco de Limão
  • 1 xícara (chá) de leite sem lactose (156 g)
  • 3 claras
  • 9 colheres (sopa) de açúcar
Dica: para facilitar, você poderá substituir as goiabas por suco concentrado de goiaba na mesma proporção. Caso o suco já seja adoçado, o ideal é retirar as 9 colheres de açúcar da sua receita ou pelo menos reduzir para 3 ou 4 colheres, no máximo.
Para a calda:
  • 2 goiabas vermelhas sem casca e sem sementes
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
Preparo:
Coloque no liquidificador as polpas de goiaba e 2 xícaras (chá) de água (400 ml). Bata e passe pela peneira, reserve. Dissolva a gelatina em banho-maria, juntamente com 5 colheres (sopa) de água. Adicione o suco de goiaba e o suco do limão. Coloque o leite sem lactose em um recipiente grande e vá adicionando a mistura de goiaba aos pouquinhos para dissolver o leite sem lactose aos poucos e de forma homogênea. Ao final, misture bem e bata tudo no liquidificador. Reserve. Bata as claras em neve com o açúcar e misture delicadamente aos suco reservado. Coloque em taças e leve à geladeira por 3 horas.
Enquanto isso, prepare a calda: coloque as polpas de goiaba no liquidificador e bata. Passe o suco por uma peneira, adicione o açúcar, 1 xícara (chá) de água (200 ml), coloque numa panela pequena e leve ao fogo médio até levantar fervura. Deixe esfriar e sirva acompanhando a mousse.
Rendimento: 8 a 10 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe