Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

19.5.11

Pão de Batata para os Intolerantes a Lactose

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Quem tem problemas com lactose sabe como é difícil viver num mundo em que tudo leva leite, soro de leite, leite em pó e muito mais. Algumas embalagens vem até com a informação "Contém traços de leite". Para ajudar, todos os dias até o final do mês, estaremos postando aqui, com a ajuda da Dra. Roberta Escolástico, receitas que não levam leite, e algumas sem Glúten. São saudáveis e podem ser consumidas por todos.

Então ... Aí vai mais uma receitinha para aqueles que tem alergia ou intolerância a lactose!

Aproveitem e Bom Apetite!

Pão de batata

Um dos melhores pães é, sem dúvida, o pão de batata. O sabor e a textura super macia fizeram com que esses pãezinhos se tornassem muito populares aqui no Brasil. Além disso, a batata é considerada um alimento rico em nutrientes, sendo uma fonte de vitaminas e proteínas com poucas calorias! (Segundo os especialistas, o que engorda são os ingredientes comumente associados à batata, como o óleo, por exemplo.) A maioria desses pães, comercializados em bares e lanchonetes, podem conter leite, um ingrediente comum na sua elaboração, sem falar no fato de que é comum (e inegavelmente saboroso) encontrar pão de batata recheado com requeijão. Pois aprenda a fazer pão de batata sem leite e invente seus próprios recheios!
Ingredientes:
  • 2 tabletes de fermento biológico (seco)
  • 1/2 xícara de água morna
  • 100g de margarina sem leite
  • 3 batatas médias, cozidas e amassadas
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 7 xícaras de farinha (aproximadamente)
Preparo:
Coloque as batatas com casca para ferver em uma panela com água. Quando estiverem bem macias, retire-as da panela, deixe-as esfriar, retire a casca e passe-as pelo espremedor de batatas.
Coloque a água morna em uma tigela grande e adicione o fermento e o açúcar. Misture e aguarde uns 10 minutos para que o fermento cresça.
Depois de crescido, adicione as batatas amassadas, os ovos inteiros, a margarina, o sal e 2 xícaras de farinha. Misture tudo muito bem e vá acrescentando aos poucos mais farinha até obter uma massa lisa e macia que não esteja grudando nas mãos.
Divida a massa em bolinhas ou faça rolinhos como mostra a imagem acima. Coloque os pãezinhos em uma forma forma untada e enfarinhada e deixe a massa descansar por 1 hora. Ela irá dobrar de tamanho. Pincele por cima com margarina derretida.
Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por 25 minutos ou até os pãezinhos ficarem dourados.
Dica:
Dependendo do tamanho, esta receita pode render vários pãezinhos. Para conservar, congele-os depois de frios. Para servir, descongele-os colocando-os direto no forno por 5 minutos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe