Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

19.6.11

Bronquite

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Bronquite é uma inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar até os alvéolos pulmonares. Ela se instala quando os minúsculos cílios que revestem interior dos brônquios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que os eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos.
A bronquite pode ser aguda ou crônica. A diferença consiste na duração e agravamento das crises, que são mais curtas (uma ou duas semanas) na bronquite aguda, enquanto, na crônica, não desaparecem e pioram pela manhã. Outra característica  é que esses episódios se manifestam por três meses ou mais durante pelo menos dois anos consecutivos.
 Causas
A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser resultado de uma infecção bacteriana. As crises também podem ser desencadeadas pelo contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros, etc.). O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença.
 A doença se instala-se como extensão da bronquite aguda e pode ser provocada unicamente pela fumaça do cigarro. Por ser uma enfermidade rara entre os não fumantes, é também conhecida por “tosse dos fumantes” .A bronquite crônica aumenta o risco de outras infecções respiratórias, particularmente o da pneumonia.
Sintomas
Tanto na forma aguda quanto na crônica, a tosse é o principal sintoma da bronquite. Na bronquite aguda, ela pode ser seca ou produtiva. Na crônica, é sempre produtiva. A expectoração, clara no início, pode tornar-se amarelada e espessa com a evolução do quadro. Falta de ar e chiado são outros sintomas da bronquite crônica.
 Diagnóstico
O diagnóstico leva em conta sinais e sintomas, o histórico do paciente e o exame clínico . Em algumas situações, a Prova de Função Pulmonar, ou Espirometria, ajuda a estabelecer o diagnóstico diferencial.
Tratamento
A bronquite aguda é uma doença autolimitada, que dura no máximo dez, quinze dias. Não existe tratamento específico para combater os episódios provocados por vírus.
Boa hidratação, uso de vaporizadores, de analgésicos, de descongestionantes e evitar a exposição aos fatores de risco são recursos úteis para aliviar os sintomas e prevenir as crises.
A medida mais importante no tratamento da bronquite crônica é parar de fumar. Também é importante não permanecer em ambientes em que pessoas estejam fumando. Medicamentos broncodilatadores, antibióticos, mucolíticos e anti-inflamatórios só devem ser utilizados sob orientação médica depois de uma avaliação criteriosa.
Portadores da bronquite crônica devem ser vacinados contra a gripe e contra a pneumonia.
Recomendações
·        Reúna todas as forças e tente parar de fumar. Se não conseguir, tente fumar menos e evite locais onde haja pessoas fumando;
·        Beba bastante água, pois ela ajuda a diluir as secreções brônquicas e facilita a expectoração;
·        Lave as mãos com frequência;
·        Utilize máscara ou outro equipamento protetor, se você está sujeito à inalação de elementos irritantes;
·        Evite contato com pessoas resfriadas, gripadas ou com outras doenças transmissíveis por via respiratória;
·        Não iniba a tosse produtiva;
·        Evite permanecer muito tempo em ambientes com ar condicionado ou locais em que o ar esteja seco demais.

1 comentários:

Claudio disse...

Ótimo, adorei o texto.

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe