Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

9.6.11

Capsaicina

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Por acaso você já ouviu falar em Capsaicina? Sabe do que se trata? Não? Então vamos conhecer um pouco dessa substância que tem um grande potencial antioxidante e termogênico.
A capsaicina é uma substância encontrada na pimenta e que é responsável pelo sabor ardido. Sendo assim, quanto mais ardida a pimenta, mais capsaicina essa pimenta possui. E quanto mais capsaicina, mais benefícios retiramos do fruto.
A capsaicina tem muitas propriedades, entre elas: analgésica, energética, expectorante, digestiva, antioxidante e vasodilatadora.
A nutricionista Márcia Keller Alves, da PUC - RS, vem pesquisando os benefícios da pimenta na saúde cardiovascular, e segunda a pesquisadora, a pimenta pode reduzir em até 45% o colesterol total de indivíduos com hipercolesterolemia, consequentemente, reduzindo os riscos de doenças arterial coronariana ou aterosclerose.
Segundo SILVA et al (2011) , a capsaicina da pimenta tem um poder antioxidante 2x maior do que o ácido ascórbico. A atividade antioxidante da pimenta combate a produção excessiva de radicais livres e, consequentemente, evita a oxidação do LDL-c diminuindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares mais graves. No entanto, a capsaicina também parece estimular a produção de óxido nítrico no endotélio, o qual promove um relaxamento das artérias e facilita o fluxo sanguíneo.
As pimentas são bastantes nutritivas: em uma colher de pimenta é possível encontrar 70% da recomendação de vitamina A e mais do que 100% de vitamina C, contendo também minerais como ferro, cálcio e algumas vitaminas do complexo B, como a niacina, tiamina e a riboflavina. As pimentas vermelhas possuem um potencial antioxidante maior do que as pimentas verdes, além de conter bioflavonóides que auxiliam na prevenção do câncer, principalmente o câncer de próstata.
Porém, um dos efeitos da pimenta na saúde dos indivíduos que tem ganhado destaque é seu papel como coadjuvante em tratamentos para perda de peso. Acredita-se que a capsaicina atue no sistema nervoso simpático aumentando a liberação de catecolaminas (noradrenalina e adrenalina), as quais atuam diminuindo o apetite e, consequentemente, a ingestão de carboidratos, lipidios e proteínas na refeição seguinte.
A pimenta também auxilia no emagrecimento por conta de seu efeito termogênico (aumentando o metabolismo) e por estimular a liberação de endorfina, a qual confere ao individuo uma sensação de bem-estar e diminui a vontade de comer. Alguns pesquisadores recomendam uma dose de 3g/dia de pimenta vermelha visando aumentar o metabolismo e favorecer a perda de peso, mas alertam que o consumo da pimenta deve ser associado a uma alimentação equilibrada e atividade física.
São necessário mais estudos a respeito dos efeitos da capsaicina na saúde humana, principalmente no sentido de determinar a quantidade ideal para adquirir tais benefícios. Enquanto isso, sabe-se que o brasileiro não consome muita pimenta. Por aqui o consumo de pimenta não chega a 0,5g de pimenta por pessoa. Na Tailândia, onde a pimenta é utilizada tanto em pratos simples quanto em pratos sofisticados, esse consumo chega a 10g por pessoa. Para mudar esse quadro, é preciso explorar receitas onde o sabor adocicado da pimenta sobressaia em relação à sua ardência. Produtos como a geléia de pimenta, o chocolate, a trufa, entre outros, são mais aceitos.
Porém, vale ressaltar que nem todo mundo pode consumir a pimenta. Pessoas com intolerância à pimenta e/ou com gastrite, esofagite, hemorróidas ou refluxo gastroesofágico, por exemplo, devem evitar consumir a pimenta. Sendo assim, faz-se necessário procurar um profissional habilitado, médico ou nutricionista, antes de aumentar o consumo de pimenta nas refeições.

GELÉIA DE MORANGO COM PIMENTA
Ingredientes
  • 1 caixa de morangos (ou amoras ou framboesas)
  • 2 pimentas dedo-de-moça picadas
  • 1/2 limão espremido e coado
  • 1 xícara de chá de açúcar demerara
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Retire do fogo, coloque em um vridro e leve à geladeira. Sirva com torradas, cobrindo bolos, sorvetes, etc.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal essa matéria! Pensei que a CAPSAICINA fosse o nome de um novo remédio para dor de cabeça e descobri que é uma sunstância contida na pimenta.
Como nunca comi pimenta, não sabia as qualidades que ela possui para o emagrecimento.
Valeu!
LAMARTINE FERREIRA DE SOUZA . o @l1m1rtine do Twitter

Autora Paula R. Cardoso Bruno disse...

Obrigado pelo comentário.
Bjkas.
Paulinha

@PaulaRe

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe