Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

8.6.11

Comprar pela internet é seguro?

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

É quarta, e a Bacharel em Direito, Renata Guedes, está nos presenteando com mais uma dica sobre Direito do Consumidor.
Aproveitem.

Espero que vocês gostem.
Paulinha


Comprar pela internet é seguro?

É comum escutarmos regularmente as pessoas dizerem que não acham seguro comprar pela internet, que dados pessoais pela internet, nem pensar, não uso internet banking e por aí vai, será que isso é exagero ou realidade?

Esse receio é comum, é parte do ser humano ter medo do desconhecido, ainda mais se esse desconhecido envolve dinheiro. É muito difícil um usuário de computador novato saber se está seguro ou não.

Para ajudar a mudar esse quadro de receio e desconfiança, basta um pouco de informação, uma das vantagens da compra pela internet são os preços e a disponibilidade, conseguimos produtos difíceis de encontrar e preços menores que os praticados no mercado normal.

O que você precisa saber antes de comprar algo na internet?

1.Saber da onde você está comprando, se a empresa vendedora existe mesmo e se é honesta. Como fazer isso? De preferência para sites de lojas que possuem lojas físicas, por exemplo, Saraiva, Magazine Luiza, Fast Shop, etc.

2.Procure saber se outras pessoas compraram naquela loja.
Como fazer isso? Uma simples pesquisa no Google com o nome da loja já é suficiente, um exemplo é digitar no Google: “reclamações loja XYZAUUIO”.

3.O site parece profissional, tem um desenho bonito, organizado, bem distribuído?Como fazer isso? Observe o site veja se tem uma boa aparência, se tem os itens bem distribuídos, informações claras. Isso não é uma regra, porém a probabilidade de um golpista fazer um site trabalhoso e bem feito para aplicar golpes, é bem menor, normalmente sites feitos por golpistas não tem aparência profissional.

4.Procure no site se há campos para os compradores expressarem opiniões sobre produtos. Isso também não é garantia que se tiver campo para opinião de compradores o site é honesto, porém é um item que ajuda o comprador na somatória de itens para julgar a segurança.

5. Sites do tipo Mercado Livre. É muito importante a pessoa notar as qualificações do usuário que está vendendo o produto que você quer, também notar como o vendedor responde as perguntas do produto.
Quanto mais pontos de venda tiver um vendedor melhor, sempre verifique a reputação do vendedor antes de comprar.

6.Durante a compra verifique se há um cadeado no seu navegador de internet.
Esse cadeado pode aparecer na barra de endereços ou na barra de status do seu navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox e outros), esses cadeados garantem a segurança dos seus dados.

7.Nunca digite a senha do seu cartão bancário ou de crédito em sites de vendas. Essa é uma informação que nenhum site de venda pede, apenas golpistas.

9. Boleto bancário pode ser uma boa pedida caso você não confie em usar seu cartão de crédito.

10. Em alguns sites é necessário pagar o frete, em outros gratuitos, observe este item, pode ser que o valor do frete faça não valer a pena comprar aquele produto online.

Enfim comprar pela internet pode ser uma boa alternativa, mesmo quando não é online você toma alguns cuidados com o preço, pesquisas, dúvidas, etc., o mesmo valerá para comprar online.

E boas compras!


2 comentários:

Fábio disse...

acho totalmente seguro comprar pela internet..
compro de tudo pricipalmente eletrônicos e eletrodomésticos

até

WWW.MERCADOZETS.COM.BR disse...

comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

... tem mais de 2000 proutos
... ...
artigos para bebe/infantil
http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe