Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

12.6.11

Constipação intestinal em crianças!

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

A constipação intestinal é um problema comum na prática pediátrica. Também conhecida como “ intestino preso”, pode ser motivo de sofrimento para a criança e preocupação para os pais. O problema pode ser caracterizado pela evacuação inferior a 3 vezes por semana. Pode ser ainda melhor definida pela ocorrência de evacuação dolorosa e fezes eliminadas com esforço comumente acompanhadas por choro, em crianças pequenas ou quando a criança apresenta retenção fecal, com ou sem escape, ainda que o número de evacuações seja maior ou igual a três vezes por semana. Em crianças com quatro anos ou menos, para cada menina com constipação, também há um menino com intestino preso. A partir dos 5 anos ou mais, para cada 3 a 4 meninas com o problema, há um menino.
A constipação intestinal pode ser classificada como aguda ou crônica. No caso da aguda, não é observada nenhuma anormalidade intestinal. Dentre outras causas, ela pode acontecer devido a uma mudança na alimentação da criança (causa mais freqüente), em que há uma diminuição da ingestão de água e de fibras, ou mudança no ambiente, ou ainda ser devido a um período febril ou de desidratação. Já a constipação crônica pode ser consequência de um manejo incorreto  de uma constipação intestinal aguda. Em algumas crianças a constipação se desenvolve de forma gradual, como resultado de uma progressiva diminuição da frequência das evacuações e um aumento da dificuldade na passagem de fezes bastante endurecidas. O movimento lento da parede intestinal (que dificulta a passagem das fezes pelo intestino)  e o comportamento da criança em reter as fezes (na tentativa de evitar o desconforto devido às evacuações dolorosas das fezes), são fatores importantes que contribuem para o estabelecimento da constipação crônica.
Entre os principais sintomas, podemos citar: Náuseas, vômitos, dor abdominal, alteração do apetite.
Orientações para melhora do quadro de constipação:
Para melhorar ou prevenir a constipação intestinal é importante:
- Aumentar a quantidade de fibras presentes na dieta da criança (encontradas em verduras, frutas, cereais integrais);
- Identificar quais alimentos podem estar contribuindo para a prisão de ventre, e substituí-los;
- Estimular a hidratação (ofereça água várias vezes durante o dia)
- Estimular a prática de atividade física
- Reeducação do hábito de evacuar, que deve ser regular.
- Diminuição do estress.
Em casos especiais, os pais devem procurar o médico da criança, pois pode ser necessário o uso de medicamentos. Vale reforçar que o uso desses medicamentos deve ser sempre orientado pelo pediatra, pois podem agredir o intestino, causar dependência e o uso contínuo não é aconselhado. Mesmo quando remédio é prescrito, as medidas nutricionais devem estar sempre associadas, para que o tratamento seja realmente efetivo.
A constipação intestinal infantil deve ser tratada com seriedade, pois pode levar a uma atrofia do tônus da musculatura intestinal da criança, o que pode dar origem a um problema que pode permanecer por muitos anos!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe