Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

4.6.11

Tem piscina? Veja como cuidar melhor dela.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Veja essa incrível lista com o processo para cuidar de sua piscina, o que você deve fazer, e quando fazer, para ter uma piscina sempre limpa e em condições de uso.
Freqüência Ação
Todo dia Filtragem
De 4 a 8 horas, de acordo com instruções do fabricante do filtro e após os tratamentos, quando for o caso.
A cada dois dias Controle do cloro
Aplicar à noite, para evitar evaporação. Em piscinas de vinil ou fibra, diluir o cloro antes em um balde com água da piscina. Na manhã seguinte, medir a proporção de cloro livre, que deve estar entre 1 e 3 ppm. Acima e abaixo destes níveis, o uso da piscina deve ser suspenso, pois o cloro deve estar disponível para combater substâncias que venham a aparecer, criando uma barreira contra microorganismos que podem transmitir doenças. Em quantidades excessivas pode causar irritações nas mucosas dos banhistas.
Duas vezes por semana Controle do pH
O pH da água deve ficar entre 7 e 7,4 medido por fita de teste ou kit colorimétrico. Corrigem o pH, os Redutores (ou Barrilha Leve) e os Elevadores de pH (ou Sulfato de Alumínio). Deve ser feito antes de qualquer tratamento químico, exceto nos dias em que forem adicionados à agua produtos com hipoclorito de sódio, dicloros e tricloros. O pH fora do padrão causa irritações nos olhos e pele dos banhistas, danifica o equipamento de filtragem e tira a eficiência do cloro. Repetir o processo se não funcionar.
Uma vez por semana Aspiração
Usar a opção “filtrar” quando houver pouca sujeira; para limpeza mais potente, selecione “drenar”. Não usar o cabo diretamente, sem algum acessório na ponta, para evitar danos no revestimento do fundo da piscina.
Uma vez por semana

Limpeza das bordas
Usar escovas de cerdas macias ou a parte macia de esponjas de cozinha. Não usar palha de aço ou esponjas ásperas. Usar produtos de limpeza que específicos para piscina (”limpa-bordas”), pois outros contaminam a água. Nunca varrer a sujeira do chão próximo da piscina para dentro da água.


Uma vez por semana Retrolavagem do filtro
Dura 5 minutos. Necessária para manter as boas qualidades do equipamento, livrando-o de resíduos filtrados. A água vai para o esgoto. Após retrolavar, o processo de enxágüe deve ser feito durante 1 minuto para evitar que a água suja volte para a piscina.
Uma vez por semana Algicida É usado para eliminar algas. Não usar no mesmo dia da cloração.
Uma vez por semana Controle da alcalinidade
Medir com fita de teste ou kit colorimétrico. Deve ficar entre 80 e 120 ppm. Para corrigir, usar “elevador de alcalinidade” e “redutor de pH”. O controle da alcalinidade é importante para manter o nível do pH estável. Alcalinidade fora dos padrões danifica o equipamento. Além disso, índices altos causam turbidez na água.
Uma vez por mês Supercloração
Necessária em períodos de muito uso da piscina e após períodos de muita chuva, por causa do acréscimo de água não tratada, e de todas as impurezas que ela traz. A piscina só deve voltar a ser usada quando o cloro livre voltar para os padrões usuais (1 a 3 ppm).
Quando necessário Clarificação e decantação
Realizar a operação após controle da alcalinidade e do pH. Quando a água continua turva, deve-se fazer a clarificação. Durante a filtragem, adicione Clarificador (também é usado Cal Hidratado), que se combinará com as impurezas e se depositará no fundo da piscina. Em casos mais críticos, será necessário aspirar o fundo. Se não houver muita sujeira acumulada, a própria filtragem elimina as impurezas depositadas pelo tratamento químico.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe