Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

16.8.11

Cuide Bem das Suas Mãos

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

As unhas não são apenas um complemento do corpo, têm como principal função proteger as pontas dos dedos e aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos.


Cuidar das unhas é uma atividade que exige tempo, disposição, higiene, bons produtos e um profissional capacitado para realizar o trabalho.

Atualmente cuidar das unhas deixou de ser algo exclusivamente do público feminino e cada vez mais os homens buscam pelos serviços. E para ter unhas bonitas e saudáveis, o mercado de cosméticos investe em produtos à base de vitaminas que podem ser grandes aliados das manicures. Apesar disso, acima desses produtos, é preciso ter cuidados essenciais.

Ao contrário do que muitos podem pensar, as unhas não são apenas um complemento do corpo, têm como principal função proteger as pontas dos dedos e aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas podem revelar o seu estado de saúde.

Segundo a dermatologista Kátia Lutfi, cuidar das unhas é uma atividade que exige tempo, disposição, higiene, bons produtos e um profissional capacitado e, com isso, a dermatologista ressalta alguns tópicos importantes para cuidar bem das unhas.

Apesar de ser um hábito retirá-la, a cutícula é a barreira natural da unha contra os agentes infecciosos e alerta: "Ela não deve ser retirada. A recomendação é deixar sempre as unhas bem cortadas, hidratadas e empurrar a cutícula com uma espátula, sempre com muito cuidado", afirma.

Para quem tem o hábito de roer as unhas, também conhecido como onicofagia, fica o alerta de que tal costume de roer as unhas pode trazer sérias lesões, podendo trazer algumas consequências como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas.

"Pode acarretar infecções bacterianas e virais, já que o pós-trauma deixa uma 'porta aberta' para esses micro-organismos que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos, das cutículas e aparelho digestivo", explica a dermatologista, que acrescenta: "Unhas bem lixadas têm menos chances de quebrar, portanto lixar não enfraquece as unhas", afirma.

Mantenha as unhas limpas. Embaixo delas podem se depositar bactérias e outros organismos.

As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais, para manter seu vigor máximo e evitar que encravem.

Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas, o ideal é procurar um especialista para que a unha encravada não se torne um problema de saúde.


Hidratação das Mãos



A hidratação ameniza o ressecamento e cria uma barreira protetora da pele. Os cremes hidratantes formam um filme delicado e perfumado em sua pele, mantendo-a hidratada. Eles proporcionam maciez e suavidade mesmo às peles mais secas.


O principal cuidado que devemos ter com as mãos é a proteção contra as nocivas radiações solares, fazendo o uso adequado de filtro solar. Assim, é possível prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento causado pelo sol.



Dicas para Manter as Mãos Saudáveis


• Hidrate as mãos com cremes específicos diariamente.

• Use filtro solar diariamente no dorso das mãos, afinal, ela é uma das regiões mais expostas ao sol.

• Use luvas ao lavar louças ou sempre que entrar em contato com produtos de limpeza, pois estes agridem e ressecam as mãos.

• Evite roer as unhas e mantenha-as limpas, pois além de deixá-las feias, bactérias e outros organismos podem se depositar embaixo delas.

• Esfolie as mãos a cada 15 dias para remover as células mortas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe