Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

19.8.11

A polpa branca

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Pigmentos que dão cor branca aos alimentos são flavonóides que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores no intestino, reduzem o risco de câncer e tem ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de atuarem no fígado estimulando a produção de enzimas que ativam a imunidade e combatem substâncias cancerígenas.
FORÇA PARA OS OSSOS
Rico em minerais, o coco merece destaque por ter grande quantidade de magnésio, que reforça os ossos e as cartilagens, ajudando a prevenir osteoporose e dores musculares. A fruta também conta com propriedades anticancerígenas e age como adstringente nas hemorróidas.
Além da polpa, a água de coco também tem benefícios a oferecer à saúde. É um produto natural e praticamente livre de contaminações, que possui baixo teor calórico e considerável valor nutricional, uma vez que é rico em vitaminas e sais minerais, incluindo sódio, potássio, cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco, cobre.
Por conta da quantidade de sódio, hipertensos devem consumir água de coco com moderação.
DELÍCIA QUE AJUDA A EMAGRECER
Dona de baixíssimas calorias, a lichia é a nova queridinha de quem está brigando contra o peso extra. Um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou o emagrecimento em voluntários que ingeriram extrato de lichia. Em relação a quem não consumiu o alimento, eles perdem 15% a mais de gordura na região abdominal. Esse efeito se dá graças a um antioxidante chamado cianidina, responsável pela cor da casca, mas que também está presente na polpa.
A lichia ainda é forte aliada do sistema imunológico, já que é riquíssima em vitamina C. Para ter idéia do seu poder, seis unidades diárias do nutriente, que ainda protege as células do envelhecimento e favorece a absorção de ferro no organismo.
A lichia também é fonte de potássio, mineral indispensável ao adequado trabalho dos músculos e que evita inchaços.
PRA QUEM PRECISA DE ENERGIA
Também conhecida como fruta-do-conde, a pinha é uma das mais ricas em açúcar, por isso, deve ser consumida com moderação por diabéticos e por quem está de olho na balança.
Rica em carboidratos, estimula o apetite e fornece energia rápida para os músculos e o cérebro. A fruta ainda é fonte de antioxidantes, cálcio, fósforo, potássio e as vitaminas C e do complexo B.
Pode ser usada em casos de anemia, desnutrição, contra reumatismo, prisão de ventre e problemas estomacais.
DOSE DIÁRIA DE SAÚDE
A lista de propriedades benéficas da maçã é extensa, mas a mais conhecida e comemorada é a de proteger o coração. Pectinas, gomas e mucilagens são fibras solúveis encontradas na fruta que podem reduzir o colesterol sanguíneo, retardando sua absorção no trato digestivo. Assim, o risco de doenças cardiovasculares e arterosclerose é reduzido.
Rica em quercetina, a fruta ainda evita a formação de coágulos sanguíneos e retarda a absorção de glicose no organismo, prevenindo o diabetes.
Além disso, a maçã é excelente fonte de poderosos antioxidantes. Os flavonóides presentes na casca e na polpa protegem as células, além de impedirem uma série de doenças, entre elas o câncer.
Pela boa quantidade de fibras, a maçã, também regula o funcionamento do intestino e sua ação adstringente protege dentes e gengivas.
PODEROSA DAS FOLHAS À POLPA
O sabor característico da graviola é levemente azedo e a póla é fibrosa e fonte de proteínas, gorduras, carboidratos, as vitaminas C e do complexo B, além de potássio e fósforo. Seu uso terapêutico inclui desde o chá das folhas para facilitar o emagrecimento e a digestão, combater gases, insônia e enxaqueca até a trituração das sementes, que contêm substâncias que agem contra vermes.
A graviola é adstringente, diurética e antiespasmódica. Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos por mais de 20 laboratórios farmacêuticos constataram que a fruta é composta de substâncias anticancerígenas capazes de tratar vários tipos de tumores.
Recomenda-se: MAÇÃ: até 3 unidades por dia; PINHA: 1 unidade, 1 vez por semana; LICHIA: até 20 unidades por dia; GRAVIOLA: 100g da polpa, 2 vezes na semana; COCO: 1 fruta verde (polpa e água) por dia.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe