Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

30.10.11

Quinoa: O Cereal rico em proteínas

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Quinoa
A Quinoa ou Quinua é uma planta nativa do Peru, Colômbia e Chile, que produz um grão pequeno muito consumido pelas tribos Andinas na Bolívia. No Brasil ela começou a ser conhecida e pesquisada na década de 80 pelo Embrapa.
Um cereal riquíssimo em protéina, que ajuda a ganhar massa muscular para os praticantes de exercícios físicos, é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, então leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue, evitando o excesso de insulina, rico também em vitaminas e minerais.
Mas o que chama a atenção nesse grão é a combianção de aminoácidos (componentes de proteínas). Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, dois desses que é exclusividade de alimentos de origem animal, por isso é tão importante na formação da musculatura e aceleração do metabolismo, ajudando então a queima de gorduras.
A QUINUA possui 23% de proteína de alto valor biológico, 20% de gordura e o restante de carboidratos, vitamina B1, B2, B3, B6, C e E, minerais como: Ferro, Cálcio e Fósforo. Tem qualidade nutricional melhor que qualquer outro grão. Dentre os aminoácidos, ele também possui a lisina, que é responsável para ajudar a fortalecer a imunidade e melhorar a memória. Apesar desse alto índice de proteína, o grão não possui o glúten, proteína encontrada no trigo, o que impede muita gente alérgica de consumir pão, macarrão ou biscoito. As fibras controlam o funcionamento do intestino, absorção de glicose e colesterol.
Foi considerada pela Food and Agriculture Organization (FAO) e pela Academia de Ciências dos estados Unidos, o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. Foi selecionada pela NASA para integrar a alimentação dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por ter um alto valor nutricional.
É indicado para atletas, mulheres na menopausa e celíacos.
A proteína que este cereal contém, é responsável pela elasticidade das fibras musculares, auxilia a recuperação de células e tecidos lesionados e estimula a produção de enzimas e hormônios.
Hoje podemos encontrar a quinua em grão, flocos, farinha e diversos produtos feito a base desse grão. Um cereal que está tomando conta do mercado de produtos naturais e suplementos.

RECEITA: TABULE DE QUINOA
Ingredientes:
4 xícaras de quinoa cozida e fria
1/2 xícara de salsa e cheiro verde picados
4 tomates sem sementes cortados em cubos pequenos
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de suco de limão
sal a gosto

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira por 2 horas, antes de servir tempere com azeite, limão e sal.
preparação para 4 pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe