Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

21.10.11

Sopa para emagrecer, será realmente a melhor opção?

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


Sopa para emagrecer

Quem nunca pensou em fazer uma sopinha à noite para emagrecer? Mas será que isso funciona? Se você ainda não leu o artigo sobre alimentação saúdavel eu aconselho a ler primeiro antes de continuar essa leitura. Para termos uma alimentação saudável e equilibrada precisamos consumir um alimento de cada grupo alimentar em uma mesma refeição.
Como você prepara uma sopa de legumes? Aposto que a base da receita é: mandioquinha, batata, cenoura, músculo, macarrão, alho e cebola. Muitas vezes pode ser acompanhada de umas 2 ou 3 torradas para ajudar na saciedade.
Bom, vamos lembrar do grupo dos carboidratos que é composto por batata, mandioca, arroz, torrada, bolacha, pão, massas, etc. Tem como função dar energia ao nosso corpo. Em excesso levará ao ganho de peso. Lembre-se da dica de escolher sempre um carboidrato por refeição para não engordar? Pois é. Essa nossa sopinha é na verdade UMA BOMBA CALÓRICA!!!!! Tem exatamente 4 porções de carboidratos contando com a torrada. Será que foi uma boa troca para emagrecer?
A sopa será bem vinda se lembrarmos da harmonia dos grupos alimentares. Se colocarmos uma porção de carboidrato por pessoa que irá consumir essa sopa, caprichar nas folhas, colocar uma vegetal, uma carne magra e consumir uma fruta de sobremesa aí sim será uma ótima opção. Não podemos esquecer de desengordurar o caldo dessa carne magra. É só congelar esse caldo, raspar e jogar fora a gordura que se solidifica em cima e aí sim utilizar esse caldo desengordurado na sopa.
Nós temos as opções das sopas light industrializadas com menos de 100 Kcal por porção nos nossos supermercados. Mas será que aquela água com sabor realmente nutre o nosso organismo? Já adianto que não é uma refeição completa. Além do mais, todos os produtos industrializados possuem muito sal o que não faz nada bem para a saúde e ainda ajuda no inchaço. Tomar esporadicamente porque gosta pode até ser, mas só se a pessoa não tem uma patologia que restrinja o sal. Não esqueça de complementar com uma porção de carne, salada e vegetais.

Concluindo, as sopas podem ser muito saudáveis e substituir uma refeição se não esquecermos da nossa pirâmide alimentar. Seguindo as porções e nutrientes adequados às sopas podem sim ajudar no emagrecimento, caso contrário, podem até atrapalhar o processo de emagrecimento. Pensem nisso!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe