Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

31.3.11

Abaixo-assinado O IBC NÃO PODE FECHAR!

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Boa tarde, queridas amigas(os).
Hoje eu venho com um pedido pessoal a vocês.
Estão querendo fechar o Instituto Benjamim Constant aqui no RJ. Existe um abaixo assinado pedindo que isso não aconteça.
Venho então pedir a vocês que leiam o abaixo assinado e visitem o link para que o governo não cometa essa barbaridade.
Desde já agradeço.
Paulinha

Para:Minstro da Educação Fernando Haddad e Presidente da república do Brasil, Dilma Roussef

Ao Ministro da Educação Fernando Haddad e à Presidente da República Dilma Rousseff,

Nós, abaixo-assinados, cegos e videntes, após sabermos que há interesse por parte do Ministério da Educação (MEC) em fazer modificações no funcionamento da Educação Básica no Instituto Benjamim Constant - IBC, localizado no Rio de Janeiro, vimos expor nossas opiniões e reivindicações.

O Instituto Benjamin Constant foi criado pelo Imperador D.Pedro II através do Decreto Imperial n.º 1.428, de 12 de setembro de 1854, tendo sido inaugurado, solenemente, no dia 17 de setembro do mesmo ano, na presença do Imperador, da Imperatriz e de todo o Ministério, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Este foi o primeiro passo concreto no Brasil para garantir ao cego o direito à cidadania.

Estruturando-se de acordo com os objetivos a alcançar, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos foi pouco-a-pouco derrubando preconceitos e fez ver que a educação das pessoas cegas não era utopia, bem como a sua profissionalização.

Em 1891, o instituto recebeu o nome que tem hoje: Instituto Benjamin Constant (IBC), em homenagem ao seu terceiro diretor. Em setembro de 1945 criou seu curso ginasial, que veio a ser equiparado ao do Colégio Pedro II em junho de 1946. Foi proporcionado, assim, o ingresso nas escolas secundárias e nas universidades.

Atualmente, o Instituto Benjamin Constant vê seus objetivos redirecionados e redimensionados. É um Centro de Referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual. Possui uma escola regular que atende desde a Estimulação precoce até o Segundo Segmento do Ensino Fundamental, capacita profissionais da área da deficiência visual, assessora escolas e instituições, realiza consultas oftamológicas à população, reabilita jovens e adultos, produz material especializado, impressos em Braille e publicações científicas.

Queremos que essa instituição sempre permaneça sendo um espaço destinado à educação em todos os níveis, do infantil ao superior, das pessoas cegas! Não aceitaremos o seu fechamento e/ou encerramento de um ou mais níveis de ensino, seja total ou parcial!

A política educacional do governo brasileiro nos últimos anos, tem sido de opção pelo modelo das escolas “inclusivas”, na maioria das quais os cegos estão apenas inseridos nas salas de aulas em situação de desigualdade com os colegas videntes.

Defendemos uma educação básica pública, gratuita e de qualidade para os cegos brasileiros. O IBC deve cumprir seu papel histórico sendo modelo de referência para todo o país.

Não queremos uma inclusão mascarada e massacrada! Queremos que o IBC continue sendo um espaço de aprendizado, informação, lazer, esportes, formação básica e profissional dos cegos no Brasil.

Queremos que o IBC continue sendo o que é: uma Escola de Ensino Regular Especializada na Educação de Cegos, com turmas que vão desde a Estimulação Precoce até o 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental, e com atendimento especializado realizado com os reabilitandos.
Por favor .... Visite o link e assine o abaixo assinado.
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8365

31.3.11

Programa Ry 25 03 11

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

30.3.11

O "Águas" em negociação.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Quem não sabe, eu escrevi a minha primeira série de livros de romance/ficção, e o "Águas" está quase saindo.
Estou em fase de negociação para a publicação digital em formato ePub.
Torçam por mim.
Conforme as coisas forem acontecendo ... vou informando.

Bjkas.
Paulinha

Sinopse do "Águas".

Pamela tem 28 anos e mora sozinha em Copacabana no Rio de Janeiro, ela adora nadar, mais especificamente, ela adora nada no mar. Isso, mesmo depois de ter sofrido um grave acidente em alto mar quando adolescente.
Em uma viagem pela Europa com sua família, Pamela caiu de uma barca que se chocou com outra que fazia um percurso pelo canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França. Ela tinha 15 anos e a viagem foi um presente. Pamela ficou desaparecida dias deixando todos muito preocupados. O consulado Brasileiro foi alertado para ajudar sua família naquele momento de dor e, a pedido deste, as marinhas da França e da Inglaterra começaram as buscas, mas não a encontraram.
Pamela não se lembra de quase nada do acidente, apenas que despertou no hospital depois de ser resgatada desacordada em Nantes, uma cidade dentro da Baía de Biscaia, na França. O que mais intrigou as autoridades é que a corrente marítima corre exatamente no sentido contrário e que Pamela não poderia ter sobrevivido à tamanha distância.
Ela foi simplesmente achada depois de uma ligação feita ao consulado informando que uma moça com suas descrições foi achada.
Fotos de Pamela haviam sido divulgadas na TV de toda Europa e do Brasil.
Depois desse dia, sua vida tomou um rumo completamente diferente.

29.3.11

Meu aniversário.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Meu niver desse ano foi tudo de bom, exceto pelo fato dos meus pais estarem resfriados.
Recebi um presente incrívelmente emocionante da Amandinha, uma menina linda, amável, e incrivelmente impaciente (rsrsrsrssr). Veja aqui 

Gostaria de agradecer as inúmeras mensagens no orkut, msn,, facebook, email´s e twitter.  
Foram mensagens e depoimentos que me emocionaram de verdade. 
Eu não esperava por tudo aquilo.


Amigos conquistamos, e tenho a felicidade de dizer que tenho muitos.

Tenho amigas como a Dani, Ineida, Alessandra, Andréa. Amigos como o Dudu, o Welighton, Marcio, Marcelo, Edson, Marcos, Maurício e muitos outros. E são amizades de mais de 20 anos! ( Nossa ... Tô ficando velha. rsrsrsrs)

Há pouco mais de um ano conquistei um número enorme de amigas e amigos na internet. Como a Gabs, a Leh, a Aninha, Amanda, Maryelly, Joana, Luciana, Thiany, Ju, Rachel, Helen, Karol, Bruna, Alisson, Bia, Rê, Beta, Alex, Wander, Marcelo, Lih, Samantha, Vanessa, Janaína, Vivi, e tantas outras que me fazem feliz todos os dias.  
Nossa ... Quanta gente ... 
Se eu for colocar o nome de todo mundo ficaremos aqui o dia todo. rsrsrsrsrs


Quero mesmo agradecer muito por toda demonstração de carinho de todos. 
Amo vocês.
Bjkas.
Paulinha

Subscribe