Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

10.1.12

Como aumentar a vida útil de seu computador.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Você mora em local com muita poeira? Vamos  ensinar neste tutorial uma simples, mas eficaz manutenção, que irá melhorar a vida útil do seu computador.  São 04 passos bem simples e de baixo custo. Basta ter em mãos um pincel, chave Philips ou de fenda e uma borracha.  
OBS: É indicada a borracha branca como mostra a foto abaixo, mas na ausência dela pode-se usar outro tipo.
FERRAMENTAS BÁSICAS
 
 
 
 
    
 Chave de Fenda
Chave Philips
Pincel
Borracha
                                              
ACESSÓRIOS EXTRAS PARA LIMPEZA
 
 
 
   
Óleo de Máquina
Pasta Térmica
Secador de Cabelo

Vamos lá!
  
1.    PASSO   Abra a tampa lateral do seu gabinete. Retire todos os cabos de energia que ligam o HD, Gravador de DVD, Disquete (se tiver) entre outros, e o conector ligado na placa-mãe, conforme mostram as figuras abaixo. Em seguida retire a fonte do gabinete, conforme indica a seta vermelha.
   
Gabinete por dentro
Conector ATX
Conector ATX 12V

Vamos à limpeza da fonte do seu computador:
Retire os parafusos que ficam na parte superior da fonte. São 04 parafusos e utilizando o pincel, limpe-o. OBS: A fonte possui um cooler que serve para resfriar, o ideal é limpar bem, retirando da fonte e lubrificando o eixo com uma gota de óleo de máquina (não usar óleo de cozinha). Para lubrificar basta tirar um selo que fica na parte inferior do cooler e tirar também uma tampa de borracha fixada no mesmo para evitar que entre sujeira. Cuidado para não colocar óleo em excesso e o principal, não lave o cooler com água! Após esse processo feche-o.
 

2.    PASSO – Retire a(s) Memória(s) RAM da placa mãe. OBS: Ao retirar a memória, observe que dos lados há uma trava branca. Basta puxá-la para os lados cuidadosamente e em seguida retirá-la.  Limpe os contatos metálicos utilizando a borracha branca. Caso utilize outro tipo de borracha, após o procedimento limpe com uma folha de sulfite para tirar os resíduos.
OBS: Não toque na parte metálica, pode danificar, mas isso é assunto para um próximo tutorial.

3.    PASSO – Limpeza do cooler do processador: Existem vários modelos no mercado, é importante ter cuidado ao retirar para não danificá-lo. O cooler é dividido em 02 partes: COOLER (VENTILADOR) e DISSIPADOR (PARTE METÁLICA). Retire o cooler da placa-mãe soltando as travas de segurança. Preste muita atenção, não existe um padrão de trava,  pois são vários coolers no mercado. Retire o ventilador do dissipador soltando-o, e execute o mesmo processo de limpeza que fizemos anteriormente no cooler da fonte.  Limpe também o dissipador (parte metálica) com o pincel. Após realizar a limpeza do cooler, observe se o processador que fica embaixo possui pasta térmica (é uma pasta que serve para não esquentar o processador, esta você pode adquirir em qualquer loja de informática). Se a pasta estiver seca, limpe-a e se não existir, é necessário passar uma pequena camada sobre o processador. Pronto, agora é só montar o cooler com o dissipador e colocá-lo no lugar correto, mas antes limpe a placa mãe conforme instruções abaixo.
 

4.    PASSO – Agora é a etapa mais simples, limpe a placa mãe cuidadosamente com o pincel. Caso tenha um secador de cabelo, use-o em temperatura fria para melhorar a limpeza. É importante também limpar  a parte interna do gabinete com um pano seco e limpo.
 
Após a realização dos 04 procedimentos de limpeza, basta ligar todos os componentes e fazer uso de seu computador.  Espero que com esse tutorial tenha contribuído em seu aprendizado para melhorar a vida útil de seu computador.
É aconselhável realizar esse procedimento a cada 6 meses de uso ou em caso de exposição maior do computador, fazê-lo com mais frequência.

1 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal,

Sou Técnico em Informática e caso necessitem de um profissional capacitado para realizar este procedimento acima podem me contactar pelo email: andre.fragga@gmail.com

Att,

André Fraga

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe