Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

8.4.12

Propriedades do Chocolate

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

O chocolate é um alimento produzido a partir do cacau, fruto abundante no Brasil, e que por isso é muito produzido e comercializado em nosso país.

Apesar de muita gente acreditar que o chocolate deve ser excluído de uma alimentação saudável, por ser um alimento rico em calorias e gorduras, alguns estudos recentes mostram que alguns tipos de chocolates podem ser benéficos à saúde, principalmente devido à presença de cacau em sua composição. 


O cacau é uma das maiores fontes de polifenóis da alimentação – antioxidantes que desempenham um papel importante na prevenção da oxidação do LDL-colesterol (o colesterol “ruim”) e na inibição de processos inflamatórios no organismo, impedindo assim o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão. 
Dessa forma, a quantidade de cacau presente no chocolate é fundamental para proporcionar esses benefícios à saúde. O chocolate ao leite, por exemplo, possui em sua composição mais leite em pó e açúcar do que cacau (por isso é mais doce), e não tem praticamente nenhuma atividade cadioprotetora. O mesmo acontece com o chocolate branco, que é feito com leite, açúcar e com a manteiga do cacau (e não com o próprio fruto). Já o chocolate amargo, que é produzido com os grãos de cacau torrados, sem adição de leite e com menos açúcar, é o tipo de chocolate mais indicado para o consumo no dia a dia, garantindo benefícios à saúde por causa de seu alto teor de flavonóides. 
Porém, segundo alguns estudos, a preferência do brasileiro é pelo chocolate ao leite, ou seja, um alimento com maior quantidade de açúcar e gordura, e com nenhuma propriedade nutricional benéfica à saúde. Portanto, na hora de escolher o chocolate que vai comer, é indicado optar por aqueles com maior quantidade de cacau em sua formulação. E, além disso, vale lembrar que, mesmo com todos esses benefícios, o chocolate é um alimento de alto valor energético e com grande quantidade de gorduras, e por isso deve ser consumido com moderação! O quadro abaixo mostra a composição nutricional de alguns tipos de chocolates, em 100g:

Tipo de chocolateValor energéticoCarboidratosProteínasGorduras
Chocolate ao leite
540 kcal
59,6 g
7,2 g
30,3 g
Chocolate ao leite diet
557 kcal
56,3 g
6,9 g
33,8 g
Chocolate meio amargo
475 kcal
62,4 g
4,9 g
29,9 g
Chocolate branco
562 kcal
50,8 g
10,6 g
35,1 g
 Fonte: TACO - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (UNICAMP); 2006

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe