Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

26.6.12

Você trabalha horas sentada em frente ao computador?

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Exercícios para evitar problemas na coluna

Exercícios para a Coluna

As dores na coluna são frequentes entre a maioria dos trabalhadores. Aproximadamente 80% da população mundial sofre com esse problema. Quais são os principais motivos que causam esse problema?
Algumas causas mais frequentes para o problema são a má postura, a falta de alongamento, o estresse e as várias horas na mesma posição, principalmente em frente ao computador. Entre as mulheres, as dores na coluna podem ser resultado do calçado utilizado diariamente. Eles precisam ser confortáveis, com saltos largos entre dois a cinco centímetros. Os sapatos muito baixos diminuem a absorção de impacto, já os altos e com salto fino dão instabilidade e acabam forçando a coluna.
Exercícios para evitar problemas na coluna

 O que fazer para evitar as dores na coluna?

Cuidados diários com a postura são fundamentais. Tanto as pessoas quanto as empresas precisam ter a consciência desses cuidados para melhorar o dia-a-dia dos brasileiros. Além de alongamentos, o ajuste ergonômico dos postos de trabalho é muito importante. Cadeira e computador ajustados na posição correta evitam que os funcionários fiquem curvados, por exemplo.
Em relação aos sapatos utilizados com frequência, é preciso que eles sejam confortáveis, com saltos largos entre dois a cinco centímetros. Os sapatos muito baixos diminuem a absorção de impacto, já os altos e com salto fino dão instabilidade e acabam forçando a coluna.
Nos afazeres domésticos também é necessário prestar atenção na coluna. Ao pegar algo do chão ou erguer peso é importante flexionar os joelhos. Outra dica é evitar fazer a mesma atividade durante muito tempo. Muitas pessoas deixam para passar roupas em um único dia da semana e fica nesta atividade durante horas, o que acaba sobrecarregando o corpo. O ideal é dividir os afazeres para não gerar estresse físico.

Quais os exercícios mais indicados?

Alongamentos

Alongamentos associados a qualquer outro exercício (ginástica em geral, musculação, esportes, corrida) gera alívio de estresse e ganho de força e condicionamento.
Além de ginástica laboral, há algum tratamento que pode ser feito com frequência em quem já apresenta um quadro mais agravado?
Para quem sofre com dores nas costas constantemente alguns tratamentos, além da ginástica laboral, são indicados:

RPG

Método fisioterapêutico de avaliação e tratamento das disfunções posturais e dos movimentos através de oito posturas globais. Procura não apenas tratar o sintoma, mas buscar a sua causa. Baseia-se em trabalho corporal ativo, onde as posturas praticadas terão um papel de tração em todas as cadeias musculares. A RPG proporciona um tratamento personalizado, individual, ativo e progressivo, já que cada paciente reage de maneira diferente a um problema.

Acupuntura

O tratamento é realizado através da estimulação de pontos específicos espalhados pelo corpo nos canais de energia. Ao serem estimulados, eles produzem efeitos analgésicos, relaxantes e anti-inflamatórios.

Osteopatia

Relativamente nova, a técnica tem se mostrado eficiente nos ajustes posturais e articulares. Trata-se de uma ciência em que o terapeuta procura fazer com que o corpo do paciente desenvolva equilíbrio e funcionalidade.

Fisioterapia

 É voltada ao entendimento da estrutura mecânica do corpo. A fisioterapia previne e trata distúrbios de biomecânica e funcionalidade humana em qualquer idade, decorrente de alterações de órgãos e sistemas humanos. Estuda ainda os efeitos benéficos que os recursos físicos e naturais possuem sobre o organismo das pessoas, para que sejam aproveitados da melhor forma.

1 comentários:

Letícia Kartalian disse...

As dores na coluna são minhas amigas inseparáveis.
Comecei a fazer caminhada com o meu tio (forçada) e ajudou bastante, por que os alongamentos não estavam mais bastando!

http//literaturediary.blogspot.com.br/
http://crepusculoemfoco.blogspot.com.br/
http://exercitodepalavras.blogspot.com.br/
http://kdemoda.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe