Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

11.12.12

DESAPROPRIAÇÃO - OS CAMPONESES DO SÉCULO XXI

Postado por Alex Lobo |



demolicao-7
Algum tempo atrás o Canal de Esporte ESPN, publicou uma matéria em forma de Denúncia, assim como aconteceu na Copa de 2010 na África do Sul, onde centenas de famílias foram removidas, arrancadas de suas residências para ceder seus espaços para construção da estrutura de estádios e vias de acesso para o evento da Copa do mundo, essas famílias foram movidas para se residirem em Containers, como matéria já publicada antes.


O fato é que a “Máquina do Poder Público” massacra através do seu poder milhões de famílias que são obrigadas a desocupar seus lares, abandonar as suas raízes e se mudarem para lugares ainda indefinidos e 
seguirem suas próprias vidas. As avaliações e previsões do Estado são absurdas, pessoas que investiram mais de R$ 50 mil reais na construção de suas casas, o Município prevê a indenização de menos de R$ 5 mil reais, o que não é suficiente para adquirir um terreno para a construção de um novo lar.


thumb_familias_removidas_para_obras_da_copa_e_da_olimpiada_fazem_protesto_2262011-113558-1Cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador entre outras, atuais cidades sedes, onde anos atrás suas pessoas festejaram, sorriram e se emocionaram com a conquista de sediar os jogos, hoje choram por sofrer um grande drama em suas vidas, que é a perca de seus lares, de uma maneira ilícita e ilegal do Poder Público.

Principalmente a prefeitura do Rio de janeiro, onde que o processo de desapropriação requer um procedimento de defesa de seus proprietários, um prazo pra desocupar seus imóveis e uma indenização do poder publico em função da desapropriação. Muitas famílias são surpreendidas com funcionários da prefeitura batendo as portas de suas casas de marreta, avisando de imediato que a casa vai ser demolida, isso vem tirando o sono de muito brasileiros. E o mais grave, nem todas as obras são para a estrutura da Copa.


A prefeitura do Município do Rio de Janeiro, não só violou a Constituição Federal, mas como tambem um dos principais Fundamentos dos Direitos Humanos: Os princípios fundamentais de Garantia, que assegura a todo e qualquer brasileiro o direito a habitação, o direito de uma vida digna e com respeito não só de seus semelhantes, mas também de seus governantes.


romarioO Deputado Romário se pronunciou em plenário a denuncia sobre as irregularidades, o excesso e o descaso do Poder Público, perante as famílias desabrigadas e cobra providencias e fiscalização a Presidente Dilma Roussef. Comissões foram criadas pelo Ministério dos Esportes, e nada ainda foi providenciado.


Apesar de passar séculos e mais séculos, esses acontecimentos, do império e a imposição do Estado, nos traz a lembrança do Feudalismo, onde o Governo nas mãos dos poderosos, e os pobres os camponeses onde são arrancados e humilhados para saírem de seus lares. Só que esses camponeses pagam impostos, esses camponeses são obrigados a votar em dia de eleições.


É visível nos locais das obras, diversas famílias ainda andam sobre os escombros deixados pelas máquinas da prefeitura local, a procura de lembranças de uma vida que pra muitos não existe mais, materiais, documentos e até fotos, tudo que levar a lembrar de sua identidade. Como se diz ter uma vida pra quem não tem um lugar para se abrigar, para se proteger do frio, da chuva, um lugar para dormir em paz e esperar o dia seguinte? Pra todos eles, o dia seguinte já não existe mais.



                                   


  

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe