Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

28.9.11

Causas da Obesidade

Postado por FICsDaPaulinha |

obesidade_mat

Hoje já se sabe que a obesidade é causada por uma complexa interação entre fatores genéticos e ambientais, sendo o meio ambiente o fator principal de ativação ou inativação desses genes. Ou seja, você pode até ter propensão genética para desenvolver Diabetes ou Hipertensão, por exemplo, mas se seu estilo de vida for saudável, você consegue dimiuir muito as chances de desenvolver estas doenças.
A obesidade geralmente ocorre em membros da mesma família, sugerindo a causa genética. Porém, familiares normalmente compartilham de hábitos de dieta e estilo de vida semelhantes, o que também contribui para a obesidade. Assim, fica difícil separar os fatores genéticos dos hábitos alimentares e do estilo de vida.
A globalização trouxe um estilo de vida pouco saudável aos países em desenvolvimento. As pessoas desses países aumentaram muito o consumo de bebidas adoçadas, óleos vegetais e alimentos de origem animal, se tornaram mais sedentárias e mais expostas a um maior nível de estresse físico e emocional. Todos eses fatores em conjunto exercem forte influência no desenvolvimento da obesidade, especialmente naqueles indíviduos que possuem propensão genética para a doença. Nesse sentido, cada vez mais tem-se dado atenção ao impacto do meio ambiente no desenvolvimento das doenças metabólicas como obesidade, diabetes, câncer, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Observa-se no Brasil, uma redução dos índices de desnutrição e um aumento da prevalência de obesidade, que vem acompanhada de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão. Uma pesquisa realizada em 2002 e 2003 também mostrou que os brasileiros aumentaram o consumo de açúcar e diminuiram as frutas e hortaliças da dieta.
Não podemos esquecer, ainda, que as indústrias têm aumentado cada vez mais o investimento em marketing, tornando as propagandas cada vez mais sofisticadas e atraentes, principalmente de alimentos voltados para as crianças. Muitas vezes, esses alimentos têm baixo valor nutricional e vêm atrelados a fatores que seduzem as crianças, como brinquedos e adesivos.
As intervenções de mudança no estilo de vida, aliando uma alimentação mais saudável à prática de atividade física e ao controle do estresse, compõem uma das condutas mais adotadas para a redução do peso corporal. Porém, não são raros os casos de pacientes que não respondem satisfatoriamente a essas intervenções.
Abaixo estão sugestões práticas para impulsionar a perda de peso. Junto com a reeducação alimentar orientada por um nutricionista, o sucesso na redução do peso corporal será mais evidente.
  • Sempre que possível dê preferência aos alimentos orgânicos para minimizar a exposição a pesticidas, herbicidas, hormônios e antibióticos;
  • Beba água filtrada;
  • Evite o consumo de gordura trans, alimentos processados e refinados, sal, cafeína, carnes gordurosas e álcool;
  • Beba de 6 a 8 copos de água por dia;
  • Ingerir uma boa quantidade de fibras diariamente, como leguminosas, grãos integrais, frutas, vegetais, oleaginosas e sementes;
  • Ingerir vegatais crucíferos: agrião, brócolis, couve, couve-flor, nabo, repolho, rúcula;
  • Ingerir alho, chá verde, romã, limão, alcachofra, própolis, cúrcuma, alecrim, coentro;
  • Sempre que possível tomar suco de frutas e vegetais com cenoura, beterraba, coentro, aipo, salsa e gengibre;
  • Chás destoxificantes, como: gengibre, alcaçuz, canela.
Mas não se esqueça de que é mais fácil perder 2 quilos do que perder 10 quilos. Então aproveite enquando é cedo para mudar seu estilo de vida!

Fonte

27.9.11

Alimentação na Cirurgia de Redução de Estômago

Postado por FICsDaPaulinha |


Vista por muitos como uma forma preguiçosa de melhorar a estética e a saúde, a cirurgia tem contribuído para outros aspectos além do emagrecimento, como reduzir a propensão ao câncer e curar o diabetes do tipo 2 . Mas essa é uma solução que condena o paciente a mudanças permanentes no seu estilo de vida.

É uma intervenção cirúrgica recomendada a obesos mórbidos (IMC – o peso dividido pela altura ao quadrado – maior que 40) e também para obesos que apresentam IMC de 35 a 40 kg/m2com complicações graves associadas à obesidade, como falta de ar, diabetes e hipertensão.

Após a cirurgia é necessário mudar para sempre os hábitos alimentares: mastigar muito bem os alimentos e comer aos poucos, pois as modalidades cirúrgicas limitam a capacidade e o fluxo de alimentos no estômago. Isso mostra que, mesmo com a cirurgia, para uma perda de peso efetiva, deve haver mudança também de comportamento.

Essa baixa ingestão alimentar faz com que a carência de nutrientes como ferro, zinco, potássio e vitaminas torne-se normal nesses pacientes após a cirurgia, além da possibilidade de surgirem complicações mais graves.

Estudos mostram a eficácia do procedimento, que pode contribuir com perda de até 70% do excesso de peso de obesos mórbidos. Porém, nos casos em que os pacientes engordam, 60% não fizeram o acompanhamento nutricional e 80% não frequentaram sessões com psicólogo após a cirurgia.

Pacientes que não mantêm o acompanhamento nutricional, médico e psicológico no pós-cirúrgico tendem a ganhar peso e a sofrer consequências como osteoporose e deficiências nutricionais.

Antes da cirurgia, grupos multidisciplinares buscam mostrar ao paciente o significado da intervenção: se tudo der certo, o primeiro mês do pós-cirúrgico será à base de líquidos e o resto da vida se seguirá com uma alimentação bem controlada, com refeições fracionadas, em pequenos volumes, pobre em gordura e açúcar, e rica em vitaminas e minerais, além de comprimidos de suplementos alimentares. Dessa forma, o nutricionista pode ajudar com técnicas de preparo dos alimentos para conservar e aproveitar melhor os nutrientes.

Apesar de bem sucedida, a cirurgia é a última opção para solucionar um problema que, de certa forma, poderia ser evitado e evolui diariamente no mundo todo. Estudos recentes mostram que a obesidade se desenvolve em indivíduos predispostos expostos a condições ambientais e comportamentais favoráveis, como o sedentarismo e a dieta rica em calorias.

São necessários novos planejamentos para a saúde, com conscientização da população para mudanças no estilo de vida de maneira integrada. Práticas regulares de atividade física e melhores hábitos alimentares, com menos calorias e mais frutas, legumes e verduras reduziriam o problema de obesidade, quando distúrbios metabólicos não são os responsáveis pelo mau funcionamento do organismo.

Portanto, faça mudanças saudáveis na sua alimentação e da sua família. Eduque o hábito alimentar de seus filhos para que eles aprendam a selecionar melhor o que vão comer no futuro, cultivando o paladar para alimentos naturais e livres de gorduras. Antes de tomar qualquer decisão drástica para o seu problema ou se tiver dúvidas, procure um nutricionista, que é o profissional mais apto a lhe orientar nas melhores escolhas alimentares e a montar seu planejamento alimentar.
Fonte

26.9.11

Índice Glicêmico e Esporte

Postado por FICsDaPaulinha |

assortment of baked bread

O índice glicêmico de um alimento se refere à velocidade com a qual o carboidrato presente no mesmo irá aumentar os níveis de glicose no sangue. Os carboidratos de alto índice glicêmico (rápida digestão e absorção) atravessam o sistema digestório e chegam rapidamente ao sangue. Essa situação eleva os níveis de glicose, aumentando a secreção de insulina. Já os carboidratos de baixo índice glicêmico (lenta digestão e absorção) passam lentamente pelo sistema digestório e chegam aos poucos na corrente sanguínea, mantendo baixos os níveis de insulina.
Quando utilizados corretamente, os diferentes tipos de carboidrato (nas horas certas) poderão trazer muitos benefícios para a prática esportiva, exemplo: mais energia para o treino, maior estoque de glicogênio muscular e no fígado, glicose estabilizada durante a prática da atividade, retardamento da fadiga, melhor recuperação muscular e menos acúmulo de gordura localizada.
Aprenda a utilizar:
1- Pré-treino: Na maioria das refeições devemos consumir carboidratos de baixo índice glicêmico, para controlarmos o aumento da insulina a todo o momento e aumentar a queima de gordura. Antes do exercício é crucial que você consuma esse tipo de carboidrato, para garantir que você fique bem disposto na próxima 1 hora-1h30 após o início do treino. Consuma de 20-40g de carboidratos de baixo índice glicêmico 1 hora antes do exercício juntamente com 10-20g de proteínas.
SUGESTÕES: Alimentos integrais, cereais, batata doce, maçã, pêra, iogurte light, barrinha de proteínas, arroz com feijão e carne, etc.
2- Durante o treino: Só será necessário que você consuma carboidratos durante o exercício caso ele dure mais do que 1h30-2h00 e seja de alta intensidade. Durante, você deverá consumir carboidratos de médio-alto índice glicêmico, como por exemplo, a maltodextrina ou até mesmo uma mistura de maltodextrina com dextrose (essa mistura tem mostrado mais eficácia no fornecimento de energia).
3- Pós-treino: Aqui os carboidratos de alto índice glicêmico são imprescindíveis. Se você deixar de fazer uma refeição após o treino, fará com que seu corpo utilize as proteínas musculares como fonte de energia, anulando todo o seu esforço. Ingerir 40g-100g de carboidratos de absorção rápida irá aumentar a secreção de insulina o que recupera seus estoques de glicogênio e carrega aminoácidos aos músculos. Além dos carboidratos, coloque de 20-25g de proteínas para atuar no desenvolvimento muscular.
SUGESTÕES: Pão branco, banana, bolo, suco de laranja, melancia, mel, granola, arroz, macarrão, batata, milho, frutas secas, etc.
DICA: Os potencializadores de insulina são excelentes no pós-treino, pois facilitam a entrada de nutrientes nos músculos, melhorando sua recuperação e desenvolvimento. Você deve ter essa atenção independente do seu objetivo (aumentar massa muscular ou emagrecer). A dica é sempre então consumir carboidratos de alto índice glicêmico com proteínas (nunca um deles sozinho) e utilizar suplementos como: creatina, gymnema silvestre, sulfato de vanádio, ALA, bebidas esportivas e antioxidantes. Assim, além de cuidar da sua saúde e recuperação, você atingirá seu objetivo de forma mais rápida.
Importante: sempre se alimente de 3-3 horas, assim você mantém o bom funcionamento do metabolismo, melhora a queima e gordura e evita vários picos de insulina durante o dia todo. Resultado – menos acúmulo de gordura corporal, mais alimentos aos músculos e um corpo mais definido!

Fonte

25.9.11

Concurso: Qual o Limite Para o Amor?

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Você gostaria de ganhar um dos volumes da Série Destino autografado pela escritora Paula R. Cardoso Bruno?
Então nos diga...  

Para participar é fácil!
a. Siga o Twitter da Autora http://www.twitter.com/PaulaReRJ
b. Siga o Blog http://seriedestino.blogspot.com
c. Poste a sua frase no post no campo "Comentários" no Blog da Série Destino.
d. Deixe o seu nome, Twitter e email de contato no mesmo comentário.

Divulgue a promoção e convoque amigos para 
conhecer o blog e a Série Destino.

Regulamento:
1.Todos os concorrentes devem seguir o Blog http://seriedestino.blogspot.com e/ou o Twitter da Autora http://www.twitter.com/PaulaReRJ
2. A votação começa assim que o blog alcançar um mínimo de 150 (Cento e Cinquenta) Seguidores.
3. Todas as frases participantes passarão por uma Comissão Julgadora e as 10 (Dez) melhores participarão de uma enquete aqui no blog.
4. A duração da Enquete é de 15 (Quinze) dias a partir do dia da divulgação das Frases Concorrentes.
5. A Frase que receber o maior número de votos receberá pelo Correio 1 (Um) exemplar da Série Destino à sua escolha.
6. A Frase que receber o segundo maior número de votos receberá 1 (Um) Ebook da Série Destino à sua escolha.
7. Os vencedores da enquete serão notificados por email e o vencedor deve informar um endereço para a entrega do exemplar autografado.
8. O vencedor deve enviar uma foto sua com o prêmio para o email mapalu@ig.com.br para que a mesma seja postada aqui no blog.

25.9.11

Vocação: Ser ou não ser... Padre

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Padre, uma vocação que chama no coração das pessoas.

Tornar-se um presbítero é escolher um estilo de vida, com renúncias e com glórias

Decidir ser padre é escolher uma forma de vida, uma vida feita em cima de condições de estilo de vida diferentes de um civil comum. É tomar a decisão pelo bem do próximo, é abdicar de algumas experiências, mas é viver em função do bem e de Deus.
Na liturgia e no direito canônico quando se fala sacerdote, refere-se tanto ao padre quanto ao bispo, no entanto, usualmente não usa o termo para referir-se à profissão e à vocação de padre, mas sim presbítero na Igreja Católica.
Para se tornar um padre, é preciso, segundo o teólogo e padre João Justino de Medeiros, vocação. "Naturalmente fazemos uma distinção entre vocação e aptidão. Há pessoas que têm aptidão para fazer o trabalho de um padre, mas a vocação é mais interna e é um dom de Deus e cabe à Igreja discernir se a pessoa tem vocação ou não", comenta.
O interessado em ingressar na vida religiosa de forma mais efetiva, precisa passar por uma seleção da Igreja. "Isso vai de acordo com cada seminário, com cada diocese, mas há critérios básicos para toda a Igreja, que são preparação espiritual, pastoral, intelectual, comunitária e humano-afetiva", descreve Justino.
Em cada uma dessas dimensões são feitas avaliações dos candidatos, de suas ações e de suas posturas durante as atividades realizadas. Além disso, é preciso que o interessado tenho segundo grau completo para ingressar em um seminário. O tempo até se tornar um diácono e, posteriormente, um padre, é de cerca de oito anos. "Esse tempo é destinado para a formação do seminarista. Ele precisa fazer as faculdades de filosofia e de teologia para depois ser ordenado. Antes disso, a qualquer tempo ele pode pedir desligamento do seminário e o contrário também pode acontecer", afirma.
Justino comenta que o diácono tem o papel fundamental de prestar serviço à comunidade, ele já pode realizar batizados, matrimônios, mas a eucaristia e a missa somente depois de ser ordenado padre. "A diferença de tempo para a ordenação do diaconato e do presbiterianato varia, pode ser de poucos meses, mas na média é de seis meses até um ano", acredita.
A profissão de padre ou diácono é considerada, pela âmbito civil como uma profissão liberal e, segundo Justino, eles fazem a contribuição com a previdência social como outro profissional. "Para exercer a função, cada igreja paga uma Côngrua Paroquial para o presbítero", comenta Justino.
Não é a regra, mas há a possibilidade de paralelamente ao seminário, a pessoa pode fazer um curso, uma faculdade e separar seu tempo para exercer suas diferentes profissões, seja ela de professor, de dentista ou de músico, por exemplo. "Mas o seminarista dedica a totalidade do seu tempo para os estudos para a formação vocacional. Eles dormem no seminário e passam todo o tempo fazendo atividades relacionadas ao patamares básicos de um padre que citei anteriormente", afirma.
Tomar a decisão
foto de Gleydson Escolher a profissão de padre não é muito difícil, pois segundo o padre Justino, ordenado há cerca de 16 anos, trata-se, antes de tudo, de uma vocação. "É um chamado muito forte dentro de nossos corações que vão sendo interpretados ao longo de nossas vidas, de nossas infâncias, de nossos interesses e de nossas ações", descreve.
Para o recém seminarista Gleydson Pimenta de Faria (foto ao lado) a vocação existe muito forte em seu coração desde quando era mais novo. "Minha família é muito religiosa, especialmente minha mãe. Antes de concluir meu ensino médio já sabia que o meu interesse era entrar para o seminário e seguir o meu coração e o chamado de Deus para essa vocação, mas antes disso ingressei na faculdade de Ciências Sociais, agora formado, tomei a decisão de entrar para o seminário", recorda. 
A base intelectual para um padre são os cursos de filosofia e de teologia. "A filosofia tem o papel de fazer com que o candidato compreenda o mundo e as pessoas nas suas mais diferentes formas, é o espaço de aprofundamento do entender o que é o ser humano e qual o seu sentido no mundo, na religião e no conhecimento. A teologia é um curso que vai buscar aprofundar sobre o mistério do cristianismo; o que ele representa, qual o papel da igreja, quais as obrigações do cristão, etc", define o padre Justino. 

Fonte

24.9.11

Programação do Rock in Rio

Postado por FICsDaPaulinha |

Festival acontece em 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro.

Destaques incluem Metallica, RHCP, Guns N' Roses, Rihanna e Shakira.

PalcoMundo230911 (Foto: arte/g1)
PalcoSunset230911 (Foto: arte/g1)
PalcoEletrônica230911 (Foto: arte/g1)
PalcoRockstreet230911 (Foto: arte/g1)


24.9.11

Imagens do Primeiro Dia do Rock In Rio

Postado por FICsDaPaulinha |


Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Foto: Riotur

23.9.11

Para Saber... Uso de produtos na região íntima.

Postado por FICsDaPaulinha |

A área íntima feminina é muito sensível. O assunto é embaraçoso e desagradável, mas não tem jeito. Suor, umidade, urina, gordura e células mortas, tudo isso habita as reentrâncias femininas. Às vezes, um pequeno descuido basta para causar desde ardência, passando por irritação e um constrangedor cheiro ruim, até a multiplicação de fungos e bactérias nocivos. O excesso ou a falta de higiene e a utilização de produtos inapropriados alteram as defesas locais, favorecendo o ataque de germes como a clamídia, protagonista de infecções pélvicas que podem comprometer a fertilidade.
Muitas mulheres fazem uso desses tipo de produtos, mas não sabem se faz realmente bem ou não, se existe vantagens e desvantagens. Vamos entrão esclarecer algumas dúvidas e dar algumas dicas para as nossas amigas. 

Aproveite e comente as suas experiências.
Bjkas.
Paulinha

1. Posso lavar a região íntima só com água?
Não. A lavagem simples com água não garante que a região íntima seja devidamente higienizada. A água remove apenas cerca de 60% das impurezas acumuladas na região. Lavar a região com água apenas não garante, portanto, a remoção de partículas sólidas e, menos ainda, a remoção de gorduras. No entanto, o médico ressalta que em casos, raros, de mulheres que sofrem de hipersensibilidade na região íntima, somente água é aconselhado. 

2. Os sabonetes íntimos alteram o pH da região vaginal?
Muito pelo contrário. Os sabonetes líquidos íntimos são produtos a base de ácido láctico, que é um componente natural da pele. Como o pH da região externa vaginal é entre 5 e 5,5, esses sabonetes específicos têm o atributo de mantê-lo o mais próximo do ideal para o desenvolvimento e manutenção das células da pele. O pH da pele é afetado por muitos fatores, como, por exemplo, a transpiração, falta de ventilação e predisposição genética. O uso desses sabonetes específicos são importantes para que o pH seja devidamente controlado e a região permaneça higienizada e protegida por mais tempo.

3. Os sabonetes comuns ou neutros são eficazes para a limpeza da região íntima?
A composição dos sabonetes em barra tem pH muito alcalino e, por isso, podem remover a acidez natural da região da genitália feminina, causando ressecamento e irritações. Os sabonetes neutros também não são indicados, pois são mais alcalinos ainda, já que possuem pH 7. Na falta de sabonetes íntimos, o especialista recomenda o uso de produtos fisiológicos, leves e sem perfume.

4. Deve-se interromper o uso dos sabonetes íntimos no período menstrual?

Não. No período menstrual a higiene precisa ser até mais frequente em razão da quantidade de resíduos e secreções que se acumulam na região íntima. O mais indicado é que as genitálias sejam higienizadas, em média 3 vezes por dia em dias de calor e 1 vez por dia em dias de frio, em que os banhos são menos frequentes.


protetor diário Uso de produtos na região íntima 
5. Como deve ser a aplicação correta desses produtos?
O ideal é que a aplicação dos sabonetes de higiene íntima seja feita apenas na região externa da genitália, não sendo recomendado o uso dos produtos para fazer duchas vaginais ou tratar de infecções ou inflamações da região.

6. O uso de absorventes diários é recomendado?
Não há necessidade de usar absorventes diários. O ideal é que se use somente a calcinha, que não dever ser apertada ou de tecidos sintéticos para facilitar a ventilação da região e a livre circulação sanguínea. No entanto, mulheres que se sentem inseguras por ter algum tipo de problema, como corrimento vaginal, ou que estão próximas do período menstrual encontram nesses produtos uma opção para evitar constrangimentos. Nesses casos os absorventes diários devem ser porosos, ou seja, não abafam a região, favorecendo a umidade, calor e a proliferação de micro-organismos causadores de infecções.

7. Em quais ocasiões os lenços umedecidos devem ser usados?

Os lenços umedecidos são ótimos para se carregar na bolsa e usados ao longo do dia e em situações de emergência, como viagens. São muito eficientes para a higiene em momentos em que não se pode ter acesso à lavagem adequada. O uso de lenços umedecidos, desde que eles sejam específicos para a região íntima, é preferível em relação ao papel higiênico, pois o papel pode se desfazer no momento do uso, deixando resíduos na região.

8. Crianças podem fazer uso desses produtos?

É importante perceber que o uso de produtos de higiene íntima são uma necessidade e não um tratamento. As crianças também precisam que a área genital seja devidamente higienizadas, por isso não há restrições. No entanto, o pH infantil é um pouco mais baixo do que o de mulheres adultas e, por isso, é importante que
se procure produtos infantis, em que a concentração e a diluição sejam menores.

Gostou da matéria? Comente. 
Participe também do nosso Grupo Blog da Paulinha Oficial no Facebook

Fonte

23.9.11

Como evitar o desconforto ao fazer a barba?

Postado por FICsDaPaulinha |

Diz a lenda que Einstein teve algumas de suas melhores idéias enquanto fazia a barba. Mas, para muitos homens, esse ritual matinal não tem nada de contemplativo e relaxante. Em vez disso, barbear-se é uma empreitada frustrante que deixa a pele com uma sensação de coceira, doendo por causa da alergia à lâmina e cheia de pequenos cortes. De que adianta ter um rosto livre de pêlos se seu queixo está coberto de remendos feitos de papel higiênico manchado de sangue?

As dicas a seguir irão ajudá-lo a fazer as pazes com sua lâmina de barbear e colocar um fim ao martírio pelo qual você passa todas as manhãs em frente ao espelho. É óbvio: mulheres que raspam as pernas não estão livres desse desconforto. Por isso, embora este artigo seja direcionado principalmente aos homens, os conselhos podem ajudar mulheres a raspar seus pêlos de forma mais gentil e suave.

Prepare-se. A preparação adequada é o segredo para um bom barbear. Isso significa que é necessário hidratar e amaciar o rosto antes mesmo de aplicar o sabonete. Para obter resultados melhores, faça isso segurando uma toalha aquecida e úmida sobre seu rosto. Se não puder fazer isso, tente ao menos jogar água quente da torneira sobre o rosto (as mulheres devem tentar colocar as pernas na banheira por alguns minutos antes de depilá-las).

A causa dos
pêlos encravados
Os pêlos encravados, normalmente encontrados no pescoço e causados por pêlos que cresceram na direção errada, são um problema comum encontrado por homens de cabelo encaracolado. O problema normalmente pode ser resolvido ao evitar fazer a barba tão rente, e ao barbear-se na direção do crescimento dos pêlos.

Siga o pêlo. O pêlo é quem manda, ou seja, mova a lâmina na direção do crescimento dos pêlos. Normalmente, isso significa barbear-se para baixo no rosto e na parte superior do pescoço, e para cima na parte inferior do pescoço.

Barbeie-se no chuveiro. É o lugar perfeito para fazer a barba,
pois o vapor e a água quente amaciam e hidratam sua pele e sua barba. Deixe o barbear como a tarefa final de seu banho.

Esqueça seus cartões de crédito. Se tiver idade suficiente, deve se lembrar de um antigo comercial de creme de barbear em que um ator passava um cartão de crédito nos dois lados do rosto depois de ter se barbeado com dois produtos diferentes: um gel de um lado e um creme semelhante à espuma no outro. O lado com o gel quase não fazia barulho, o que sugeria um barbear macio, rente e mais desejável. O lado da espuma, por sua vez, fazia um som de arranhão enquanto o cartão passava por cima de pêlos restantes, supostamente indicando um resultado menos rente e, conseqüentemente, inferior.

Bem, não acredite em tudo o que vê na TV. Fazer a barba é traumático para a pele, dizem os dermatologistas; no que diz respeito ao desconforto, quanto mais rente o barbear, maior a dor. Tente aparar o crescimento diário um pouco menos rente para se poupar de muito desconforto.

Pare com as duplas - e triplas. Muitos dermatologistas acham que aparelhos de barbear com lâminas duplas e triplas são um exagero e prejudicam mais do que ajudam. Isso porque, depois de a primeira lâmina puxar a pele ao redor dos pêlos para cima, a próxima lâmina (ou lâminas) retira os folículos da pele. Em vez disso, experimente um barbeador descartável com uma única lâmina.

Faça mais espuma. Muitos homens acham que o creme de barbear hidrata o bastante para ser aplicado diretamente sobre a pele seca. Não mesmo: você precisa de mais hidratação, ou vai ser como se estivesse barbeando uma pele seca. Jogue água em seu rosto antes de colocar a espuma.

Esteja afiado. Uma lâmina cega pode arranhar sua pele; então, não tente usar a mesma lâmina ou navalha muitas vezes. A barba de alguns homens é tão grossa que uma lâmina vai servir para fazer a barba uma única vez.

Fique elétrico. Barbeadores elétricos não raspam tão rente quanto uma navalha com lâmina dupla e por isso têm menos probabilidade de irritar a pele.

Use uma loção pós-barba de qualidade. O álcool é o ingrediente principal nas marcas mais baratas, o que explica o motivo de ser uma tortura passá-las no rosto recém-barbeado. Uma boa loção pós-barba deveria refrescar a pele e limpá-la de bactérias, além de curá-la do barbear. Leia os rótulos e procure aloe vera ou outros regeneradores naturais incluídos nos ingredientes.

Experimente filtro solar. Outra opção é pular a loção pós-barba e passar um pouco de filtro solar após ter feito a barba. A loção irá proteger você do câncer de pele e manter seu rosto com uma aparência jovem.

Cure-se. Se tiver reação alérgica à lâmina, utilize uma loção de hidrocortisona (vendida sem receita médica) como loção pós-barba, o que vai ajudar sua pele a ficar boa rapidamente.

Pare de barbear. Se é obrigado a aparecer de cara limpa no trabalho, que tal deixar a lâmina de lado nos finais de semana? Deixar a barba crescer só 6 milímetros já pode acabar com as alergias e pêlos encravados. E na hora de se barbear novamente, não raspe tão rente ou a irritação vai reaparecer tão rapidamente quanto sumiu.

Diga adstringente. Peça na farmácia e mantenha à mão no banheiro para usar, caso se corte. O adstringente pode vir na forma de lápis ou em pó. Encoste-o no corte, pressione um pouco com o dedo e o sangramento irá parar. O sulfato de alumínio presente no adstringente puxa a pele para cima, fechando a ferida. Lave qualquer resíduo e você está pronto para encarar o mundo, sem remendos de papel higiênico.

Recomendações para cuidar da barba
Não nos esquecemos de você. Só porque não está fazendo a barba todo dia, não significa que não precisa cuidar da pele de seu rosto. Se não lavar o rosto e a barba todos os dias, pedacinhos de pele parecidos com caspa podem surgir. Passe xampu na barba durante o banho, quando estiver lavando o cabelo. Se isso for impossível por algum motivo, lave-a diariamente com sabonete facial.

22.9.11

Dia do Amante: mitos e verdades sobre a traição

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Dia do Amante é comemorado dia 22, especialistas falam sobre trair.

É um senso comum entre as mulheres que o amor é capaz de funcionar como uma vacina contra a infidelidade. Mas o que poucas querem encarar é que, na verdade, esse fato nada mais é do que um mito bem mentiroso.

Mirian Goldenberg, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que pesquisa o tema há quase 20 anos, é taxativa: “A ala masculina considera que a infidelidade faz parte de sua natureza poligâmica. Os homens podem amar a esposa e desejar outras mulheres sem grande conflito. Já as mulheres, tradicionalmente educadas para associar sexo e amor, consideram que traição só é possível quando não se ama mais o parceiro, e sim outra pessoa."

Confira o que os especialistas têm a dizer sobre os mitos que envolvem a vida de amantes e o tema traição:

Mito
Quem ama de verdade não trai


Pode trair, sim. “Mesmo que ame sua mulher, o homem justifica a infidelidade pelo desejo de novidade e aventura, porque surgiu a oportunidade, por crises pessoais ou no casamento”, observa Mirian. Já as mulheres dizem trair por sentirem falta de carinho e atenção ou por achar que não são mais desejadas pelo marido. Há também aquelas que traem para revidar as escapadas do parceiro. “Mesmo pessoas felizes no casamento às vezes traem por curiosidade, para testar o poder de sedução ou para chamar a atenção do cônjuge”, afirma a psicóloga Ana Maria Zampieri.

Mito
Mesmo amando o companheiro, a vontade de trair pode surgir


Verdade. Quando a convivência transforma a paixão em rotina é natural buscar algo diferente. Dê mais atenção às fantasias e procure descobrir se essa vontade vem de uma ânsia por novas sensações ou de pura necessidade de auto-afirmação. Por fim, tenha convicção de seus sentimentos pelo companheiro. Pondere se essa escapada valerá a pena, pois sua relação estará em risco.

Mito
A traição é quase inevitável em relações de longo prazo


Nem sempre. Para Ana Maria Zampieri, existem etapas críticas que deixam os casamentos mais vulneráveis à infidelidade: nos dois primeiros anos, quando a paixão perde o fôlego; por volta dos dez anos, quando o sexo costuma ficar mais morno; e em torno dos 20 anos, sobretudo se o casal não resolveu bem crises anteriores.

Mito
Existe certo tipo de pessoa que trai


Não há um perfil único, pois a ocasião também faz o infiel. “Quando a oportunidade se apresenta, as pessoas mais impulsivas podem ter dificuldade de resistir ao desejo”, diz Ana Maria. Por outro lado, há um tipo com maior predisposição. “É o caso da figura muito narcisista, que tem dificuldade de criar vínculo afetivo e é movida pela necessidade de testar continuamente o seu poder de sedução”, define outra psicóloga, Arlete Gavranic. “Seja homem ou mulher, em geral é alguém com auto-estima bastante comprometida, que procura se afirmar por meio das conquistas.”

Mito
A mulher é tão infiel quanto o homem


Não, pelo menos no Brasil, é o homem que trai mais. Há controvérsias sobre quanto a mais. Em estudo realizado entre 2002 e 2003 pelo Projeto Sexualidade (Pro-Sex), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, com 7.103 voluntários também de ambos os sexos, nas cinco regiões do país, o índice de traição masculino ficou em 50,6% e o feminino em 25,7%.

Fonte

21.9.11

Cuidados Nutricionais na Redução de Estômago!

Postado por FICsDaPaulinha |

LinkMDICOS~1

A obesidade se caracteriza pelo aumento de peso devido ao acúmulo de gordura no organismo. É associada a um maior risco de diversas doenças e de morte. Um dos tratamentos indicados para a obesidade mórbida é a cirurgia bariátrica, que tem por objetivo reduzir a ingestão alimentar e manter a saciedade. Para isso, são realizados procedimentos cirúrgicos com redução da capacidade do estômago e diminuição da passagem pelo intestino delgado. Este tratamento é o primeiro passo de uma longa caminhada ao emagrecimento, sendo necessário acompanhamento multidisciplinar para o resto da vida.
São fatores importantes na reeducação alimentar após a cirurgia:
• Incorporar novos hábitos alimentares;
• Mastigar lentamente, com intervalo entre as porções ingeridas;
• Não ingerir líquidos durante as refeições;
• Fazer refeições ou lanches intermediários;
• Alimentar-se em local adequado, sentado;
• Manter a ingestão de líquidos mínima em 2 litros/dia;
• Evitar alimentos ricos em gorduras e açúcar;
• Evitar doces, balas e chocolates;
• Evitar frituras, maionese, molhos gordurosos (branco, queijo,molhos prontos);
• Fazer exercícios físicos conforme orientação da equipe médica;
• Ingerir produtos dietéticos como doces, balas pães, biscoitos, massas em baixa quantidade, pois também engordam se consumidos em excesso.
Alimentos que devem ser evitados no pós operatório:
Cafeína, bebidas gaseificados (água com gás, refrigerantes), bebidas alcoólicas, açúcar, doces em geral, alimentos com alto teor de gordura, frituras, alimentos industrializados (balas, salgadinhos, bolachas recheadas).Proteína – Carnes em geral, ovos, leite, iogurte, queijos, leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, soja e derivados).
Alimentos que devem ser estimulados no pós operatório:
Ferro – Carnes em geral, miúdos, gema de ovo, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), vegetais de cor verde escura, beterraba, moranga, pimentão, ameixa seca, cereais integrais, alimentos fortificados com ferro.Ácido fólico -Fígado, peixes, feijão branco, soja e derivados, brócolis, couve, espinafre, couve-flor, repolho, beterraba crua, aspargos, ovo, laranja, melão, maçã, pães integrais.
Vitamina C – Moranga, beterraba, brócolis, couve-flor, ervilha, repolho, tomate, alho, pimentão, rabanete, salsa, abacaxi, acerola, bergamota, caju, goiaba, kiwi, laranja, limão, maracujá, morango e uva.Vitamina B12 – Carnes em geral, fígado, atum, leite, iogurte, queijo.
Vitamina B1 (Tiamina) – Carnes vermelhas, fígado, atum, feijão, ervilha, cereais integrais, leite, gema de ovo, abobrinha, berinjela, batata doce, beterraba, cenoura, couve-flor, pimentão, goiaba, laranja, maçã, morango, pêssego, tomate, uva.
Cálcio – Iogurte, leite, queijo, leite de soja enriquecido com cálcio, queijo tofú, couve-flor, vegetais folhosos verde-escuros, salmão, laranja, feijão branco, abóbora, abobrinha, palmito, morango, rabanete, ervilha.
Vitamina D – Fígado, leite, gema de ovo, arenque, sardinha, atum, salmão.
Vitamina A – Fígado, leite, ovos, vegetais folhosos verde-escuros, legumes e frutas alaranjados e amarelados (cenoura, laranja, abóbora, tomate, pêssego, maracujá, caqui, goiaba, caju), batata doce, abobrinha.
Vitamina E – Óleos vegetais (girassol, canola, milho, soja), azeite de oliva, margarina, gema de ovo, aspargos, amêndoas, nozes, castanhas.
A recidiva de ganho de peso ainda é muito elevada, e um dos fatores causais é a falta do acompanhamento pré e pós operatório adequados. Há necessidade da conscientização destes pacientes sobre a necessidade de mudar seus hábitos alimentares e psicológicos, para que o objetivo de redução de peso corporal seja alcançado e mantido. Para tanto, os pacientes devem ser acompanhados com médico enutricionistapara garantia de um emagrecimento saudável e sem complicações.
São fatores importantes na educação alimentar após a cirurgia:
• Incorporar novos hábitos alimentares;
• Mastigar lentamente, com intervalo entre as porções ingeridas;
• Não ingerir líquidos durante as refeições;
• Fazer refeições ou lanches intermediários;
• Alimentar-se em local adequado, sentado;
• Manter a ingestão de líquidos mínima em 2 litros/dia;
• Evitar alimentos ricos em gorduras e açúcar;
• Evitar doces, balas e chocolates;
• Evitar frituras, maionese, molhos gordurosos (branco, queijo, molhos prontos);
• Fazer exercícios físicos conforme orientação da equipe médica;
• Ingerir produtos dietéticos como doces, balas pães, biscoitos, massas em baixa quantidade, pois também engordam se consumidos em excesso.
Alimentos que devem ser evitados no pós operatório:
Cafeína, bebidas gaseificados (água com gás, refrigerantes), bebidas alcoólicas, açúcar, doces em geral, alimentos com alto teor de gordura, frituras, alimentos industrializados (balas, salgadinhos, bolachas recheadas).
Alimentos que devem ser estimulados no pós operatório:
Ferro – Carnes em geral, miúdos, gema de ovo, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), vegetais de cor verde escura, beterraba, moranga, pimentão, ameixa seca, cereais integrais, alimentos fortificados com ferro.
Ácido fólico -Fígado, peixes, feijão branco, soja e derivados, brócolis, couve, espinafre, couve-flor, repolho, beterraba crua, aspargos, ovo, laranja, melão, maçã, pães integrais.
Vitamina C – Moranga, beterraba, brócolis, couve-flor, ervilha, repolho, tomate, alho, pimentão, rabanete, salsa, abacaxi, acerola, caju, goiaba, kiwi, laranja, limão, maracujá, morango e uva.
Vitamina B12 – Carnes em geral, fígado, atum, leite, iogurte, queijo.
Vitamina B1 (Tiamina) – Carnes vermelhas, fígado, atum, feijão, ervilha, cereais integrais, leite, gema de ovo, abobrinha, berinjela, batata doce, beterraba, cenoura, couve-flor, pimentão, goiaba, laranja, maçã, morango, pêssego, tomate, uva.
Cálcio – Iogurte, leite, queijo, leite de soja enriquecido com cálcio, tofú, couve-flor, vegetais folhosos verde-escuros, salmão, laranja, feijão branco, abóbora, abobrinha, palmito, morango, rabanete, ervilha.
Vitamina D – Fígado, leite, gema de ovo, arenque, sardinha, atum, salmão.
Vitamina A – Fígado, leite, ovos, vegetais folhosos verde-escuros, legumes e frutas alaranjados e amarelados (cenoura, laranja, abóbora, tomate, pêssego, maracujá, caqui, goiaba, caju), batata doce, abobrinha.
Vitamina E – Óleos vegetais (girassol, canola, milho, soja), azeite de oliva, margarina, gema de ovo, aspargos, amêndoas, nozes, castanhas.
A recidiva de ganho de peso ainda é muito elevada, e um dos fatores causais é a falta do acompanhamento pré e pós operatório adequados. Há necessidade da conscientização destes pacientes sobre a necessidade de mudar seus hábitos alimentares e psicológicos, para que o objetivo de redução de peso corporal seja alcançado e mantido. Para tanto, os pacientes devem ser acompanhados com médico e nutricionista para garantia de um emagrecimento saudável e sem complicações.
Fonte

20.9.11

Utilidade Pública: RJ e Baixada Ficarão 24 Horas Sem Abastecimento de Água

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Cedae paralisa Estação de Tratamento de Água do Guandu para obra de hidrelétrica e serviço de manutenção

Responsável pelo abastecimento de 85% da cidade do Rio, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu será paralisada por 24 horas nesta terça-feira a partir das 8h. A parada permitirá a conclusão da instalação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Paracambi, no leito do Guandu, e ainda a realização da manutenção preventiva anual da ETA, a cargo da Cedae. Segundo a empresa, eles aproveitarão o pedido da Light de paralisação do sistema para fazer o trabalho de vistoria. Já a Lightger S/A, responsável pela construção da PCH, informou que a data foi acordada com a Cedae para fazer coincidir as duas operações.
Ainda de acordo com a Lightger, as atividades para concluir a instalação da hidrelétrica não precisarão de 24 horas: elas serão iniciadas às 9h desta terça-feira e concluídas no fim da tarde.
A Cedae orienta a população a economizar água, mas prevê que o recurso não faltará já que prédios e residências são equipados com cisternas e caixas d'água. A concessionária montou um esquema especial para atender hospitais, escolas e outros órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período em que a ETA estiver parada.
No trabalho de manutenção, a Cedae fará vistoria de bombas, tubulações, reservatórios, adutoras, instalações elétricas e demais estruturas da ETA do Guandu, que também responde por 75% do abastecimento da Baixada Fluminense. No total, a estação atende 7,6 milhões de pessoas. O fornecimento de água começará a ser normalizado logo após o religamento do sistema, entretanto, em áreas mais isoladas e altas, o abastecimento poderá levar até 48h após a conclusão dos trabalhos para ser restabelecido. A concessionária prevê que, nas primeiras 12 horas, 90% do sistema já esteja normalizado.
A PCH Paracambi é um empreendimento hidrelétrico da Lightger S/A, uma empresa formada por acionistas da Light S.A e da Cemig Geração e Transmissão S/A. Em construção desde novembro de 2009, a usina deve estar pronta para operar no final deste ano. Ela terá capacidade instalada de 25 megawatts.

20.9.11

DICAS PARA SALVAR OU MANTER SEU CASAMENTO

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

“Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim…” Que delícia se fosse sempre assim como cantava Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Infelizmente, os relacionamentos estão sempre aos trancos e barrancos.

O amor é assim, não tem garantias. Hoje pode estar as mil maravilhas e, amanhã, tudo acabado! Se pudéssemos ter poderes extra-sensoriais para sacar tudo o que está acontecendo (e nos prevenir) seria ótimo. Mas, como somos simples mortais (e no máximo suspeitamos que a coisa não anda bem), as vezes, presenciamos o fim de uma linda história de amor com as mãos atadas, sem ter o que fazer.

Mas saiba que, mesmo tendo os poderes limitados, podemos (e muito) ajudar ou atrapalhar o destino de vez! Para não deixar você fazer gol contra, elaboramos um “Manual Prático de Sobrevivência para os Namoros na Corda Bamba”.
Leia as dez dicas e faça seu relacionamento durar!
Dica 1: Pare de viajar. Namore no presente

Planos, planos e mais planos. Você e seu gatinho(a) estão apaixonadíssimos, mas isto não quer dizer que a data do casamento já esteja marcada. Comprar um carro juntos daqui a dois anos, viajar para a Europa em 2004, filhos… Evite fazer planos deste tipo.

O namoro está começando agora, você está caidinha(o) por ele(a) e gostaria que isso durasse para sempre. Pode ser que dure, pode ser que não. Nós nunca sabemos o que se passa na cabeça dos outros. Às vezes, seu amado(a) pode se sentir pressionado(a) e, como conseqüência, pular rapidinho deste mar de rosas e promessas.

Como ninguém sabe o que vai acontecer, a melhor coisa é aproveitar o aqui e agora. Planeje programas para hoje, para amanhã, para o próximo final de semana. Se for impossível deixar de lado todos estes planos que povoam sua cabeça, tente maneirar para não assustar o garoto(a).

Ao invés de esperar cinco anos para colocar em prática um roteiro romântico, surpreenda seu namorado(a) com passeios rápidos e diferentes. E nem precisa ir tão longe. Com certeza há vários lugares em sua cidade que podem propiciar um romântico passeio e render vários beijos gostosos e reais…

Dica 2: Elogie, elogie, elogie…


Quem não gosta de receber elogios? Da mãe, do tio, da amiga, do pedreiro da esquina… Todo mundo adora! Então, já que isto é unanimidade, aproveite e encha seu namorado(a) de frases do tipo: “Que calça linda”, “Adoro seus olhos”… Essas declarações valem ouro.

Todo mundo gosta de ser valorizado e que os outros notem suas qualidades (principalmente se os elogios partirem do amado). Quando você diz que admira alguma coisa nele(a), está dizendo que está apaixonada(o) sem precisar da frase solene “eu te amo”, que, as vezes, faz o clima ficar um pouco pesado. Ah, mas só valem elogios sinceros, viu?

Dica 3: Conquiste todos os amigos

Somos seres extremamente influenciáveis. Seu namorado(a) não é diferente. Se os amigos dele(a) acharem você horrorosa(o), chata(o), antipática(o) e sem-graça, as chances deste namoro continuar ficam bem reduzidas.

Além da opinião sincera dos amigos (tenha a certeza de que eles vão meter a boca no trombone se te acharem insuportável), rola muito ciúme quando um dos membros do grupo “se arranja”. Esta é uma situação delicada, que exige uma estratégia especial.

Você jamais deve declarar guerra a esses colegas. O melhor a fazer é encontrar um meio termo: não ficar distante, mas também não virar carrapato e parecer uma intrusa(o). Seja simpática(o) e companheira(o), converse e se divirta junto com eles. Mas não esqueça o termômetro do bom senso. Cuidado para eles(as) não acharem que sua atenção é insinuação… Lembre-se: o intuito não é que eles se apaixonem por você, senão surgirão mais problemas que soluções.

Dica 4: Espelho, espelho meu?

A aparência é importante. Não é porque você já o(a) conquistou que vai relaxar. Imagine a cena do marido barrigudo assistindo televisão ou da mulher grudenta de óleo de cozinha… Nada agradável, não? Não precisamos exagerar, mas se cuidar é essencial tanto para o seu namoro como para a sua vida, em geral.

Entretanto, não passe dos limites. Não é preciso se enfeitar demais em todas as ocasiões. Para sair no sábado a noite, por exemplo, tudo bem usar uma roupa especial ou um perfume delicioso. Mas, nos outros dias, jeans e tênis é um jeito simples e legal de ficar bonita(o).

Nunca se esqueça que os cuidados vão além do que você vê no espelho. Procure ser uma pessoa interessante, cheia de novidades e assuntos legais para conversar. A sua personalidade conta mais pontos do que um pescoço cheiroso ou um vestido cravejado de diamantes.
Dica 5: Deixe (ou não) barato

Um dia você se ligou que ele(a) deu uma desculpa muito da esfarrapada. Isto aconteceu numa bela tarde de domingo quando ele(a) simplesmente deu o cano no aniversário da sua mãe e disse que estava com dor de dente. Calma. Não fique desesperada(o) por isso, achando que ele(a) mente para você o tempo todo. Talvez ele(a) estivesse com vergonha de ir a festa e achou indelicado dizer a verdade. Espere ele(a) falar e não se intrometa em tudo.

Mas se ele(a) for mal-educado(a) e te deixar, muitas vezes, em segundo plano, não engula sapos ? toa. Ele(a) mente direto? Não deixe passar em branco. A gente deixa passar uma, duas, mas tem limite. Está na hora de ter uma conversa séria, pois, assim, não vale a pena namorar.

Você não vai morrer se terminar (mesmo que ache que vai, diga isso a ele(a) para pressionar um pouquinho…). Esse remédio é do tipo que mata ou cura. Tomara que seja a segunda opção, mas, se não der, relaxe e pense se era legal ter uma pessoa mentirosa e mal-educada ao seu lado.
Dica 6: Pense bem e apresente os amigos certos?

É claro que, com o tempo, ele(a) vai acabar conhecendo todas as suas amigas(os). Mas vamos falar das primeiras semanas de namoro. Pense bem nas coleguinhas que você vai apresentar. Talvez não seja uma boa idéia escolher aquela que está saindo de uma crise de depressão agora.

E, com certeza, é melhor você deixar a sua amiga top model ou o seu amigo sarado que brigou com a namorada para o fim da lista. Mais uma coisa: não faça pressão para
ele(a) se enturmar logo com todo mundo. Estes amigos, que você conhece há anos, nunca fizeram parte da vida do seu namorado(a). A empatia surge aos poucos, mas, as vezes, alguns gênios não se cruzam e, nestes casos, não adianta forçar a barra.

Dica 7: As festas de família?


Para ele(a), conhecer os seus pais já não é uma experiência muito tranqüila. Imagina encontrar de uma vez só os primos, tios, avós e madrinhas… E, pra ajudar, seus parentes vão ficar olhando para ele(a) com aquela cara de “então é esse o tal namorado(a)”.

Se tiver uma celebração muito importante, como o casamento da sua irmã mais velha, convide o garoto(a), mas, se vocês estiverem no segundo dia de namoro, talvez ainda não seja a hora de colocá-lo na forca deste jeito.
Dica 8: Namoro também tem feriado

Um situação hipotética: vocês namoram há um mês. Quantos dias você deixou de ligar pra ele(a)? Se a resposta foi nunca, é recomendável que você leia todas as dicas, pois seu namoro corre um grande risco de sumir no ar.

Não é porque vocês estão namorando que precisam se ver todo dia e falar ao telefine a cada vinte minutos. Se numa noite, ele(a) telefonar dizendo que vai dormir cedo, sair com amigos ou estudar, fique tranqüila(o). Ligue para as suas amigas ou amigos (aqueles que andam reclamando que você sumiu, sabe?) e combinem um cineminha.

E, se o celular dele(a) der caixa postal, ou ele não telefonar até as 23h, não ligue desesperada(o). No dia seguinte será uma delícia matar as saudades.
Dica 9: Não namore a família

É ótimo chegar na casa do namorado(a) e não se sentir enjaulado, encurralado e desesperado. É assim que muitas pessoas ficam quando a sogra(o) está presente no recinto. Mas há o outro lado: há aqueles que se dão tão bem com as cunhadas, sogro e papagaio, que até esquecem quem é realmente o namorado.

Sair com a sogra para comprar ovos de Páscoa, para ir no chá de bebê da tia avó, conversar com as cunhadinhas pelo telefone e ficar íntima da família toda pode deixá-lo(a) se sentindo vítima de uma conspiração. O menino(a) pode imagimar que você está criando uma rede de espiãs dentro da casa dele. O que, as vezes, é verdade…
Dica 10: Não escancare a sua vida
Um relacionamento não suporta muitas mentiras, mas “esquecer sem querer” de contar algumas coisas, tudo bem. Não é para esconder do seu namorado(a) que você já ficou com outros garotos(as), mas também não precisa contar todos os detalhes daquele gato(a) maravilhoso(a) que te agarrou no último carnaval.

Às vezes, adoramos fazer essas coisas só para nos super valorizarmos, tipo: “você não é o único(a), seu bobo(a)”. Cuidado, pois essas atitudes podem ter um resultado contrário ao que você deseja.

Não precisa forçar a barra contando como aquele menino(a) beija bem, daí, ao invés do teu namorado(a) te achar o máximo, ele vai mandar você catar coquinho… Saiba dosar suas revelações pessoais.

Subscribe