Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

30.11.11

Dia Do Basta

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Essa campanha está rodando no Facebook e achei válido divulgar aqui. 
Estamos todos cansados de tanta robalheira e corrupção no nosso país. 
Faça o mesmo! Divulgue e se puder, compareça a uma das manifestações.


!!!DIVULGUE !!!
O Povo Acordou!
O Povo Decidiu!
Ou pára a Roubalheira
Ou paramos o Brasil!

Reivindicamos os seguintes pontos :

- Corrupção - Crime Hediondo
- Voto Aberto no Congresso
- PELA CONSTITUCIONALIDADE DA FICHA LIMPA
- 10% do PIB para Educação

Reivindicações que também levantaremos :

- Revogação do Aumento Abusivo Salarial de 61,7% dos Parlamentares
- FORA SARNEY
- MALUF PARA FORA DO BRASIL
- A favor da Ficha Limpa
- Veta, Dilma (o código da motosserra)

Cidades confirmadas:

MG - Belo Horizonte - Praça Tiradentes ( Brasil com Afonso Pena) as 18:00

MS - Campo Grande - Praça do Rádio , Concentração no Monumento da Imigração Japonesa

PE - Recife - Rua Princesa Isabel, 410 - fica ao lado da Praça 13 de Maio - 9h (encerramento as 11h)

RJ - Rio de Janeiro - Concentração às 17h na Candelária, caminharemos até a Cinelândia -

SC - Blumenau - Concentração na escadarias da Matriz as 16h com saída prevista para as 18 h, seguindo-se até a Prefeitura

SE - Aracaju - Concentração às 17 h no mirante da 13 de julho e passeata até a sede da OAB

SP - São José dos Campos - Vicentina Aranha com saída as 18:30hs

SP - São Paulo - Masp as 19h

Link do Evento:  http://www.facebook.com/events/200104656733938/


28.11.11

Calendário de Natal para as Crianças

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Se o seu filho está ansioso pelo Natal e te pergunta todos os dias quanto falta para o Papai Noel chegar, fica a dica. Copie e cole um dos calendários abaixo para o seu editor de texto e imprima. Vá marcando os dias com ele. É uma forma divertida de esperar a chegada do Papai Noel.
Bjkas.
Paulinha




27.11.11

Entrevista com a Banda Switch FX

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Hoje temos o prazer de receber no Blog da Paulinha, os meninos da Banda Switch FX. Atualmente são uma banda independente e estão ativamente divulgando através da Internet, que tem sido o caminho mais utilizado pela maioria das bandas novas. Estão em franco crescimento e cada dia se tornando mais conhecidos. Há uma programação, atrelada a inclusão do novo baterista, de iniciarem shows, de princípio pelo circuito paulistano e se possível para outros locais, a partir de 2012.
Na banda temos o Fabio Augusto (21 anos) que faz o vocal e toca baixo, o Pedro Augusto (18 anos) também é vocal e toca guitarra,  e o Fernando Régis (21 anos), que faz vocal e toca guitarra. 
Em 2011 os meninos fizeram um projeto, onde pela primeira vez, estão gravando 16 músicas ao longo do ano, em estúdio, todas são composições próprias e desenvolvem um trabalho autoral onde todos participam das composições e arranjos, uma característica peculiar é que os três cantam, em algumas músicas trechos, em outras conjuntamente, e tem preocupação em fazer arranjos vocais onde todos participem ativamente. Serão 4 singles, um a cada trimestre. Três deles já foram lançados. O primeiro em março de 2011 - chamado "Não Dá Pra Ser Assim"; o segundo saiu em julho de 2011 - chamado "Na Calada Da Noite"; o terceiro, também já lançado saiu em 15 de setembro e chama se "Minhas Memórias". O último single tem previsão de ser lançado em dezembro, ainda sem nome definido mas com as músicas já selecionadas e em processo de gravação.
A banda foi formada pelos meninos em junho de 2008 e estão tentando seguir na carreira musical.
Vamos a nossa entrevista.
BLOG DA PAULINHA: Olá. Sejam bem vindos ao Blog da Paulinha. Primeiramente, parabéns pela banda e muito sucesso a vocês.  Obrigado pela oportunidade de compartilhar a sua história conosco. Queremos saber tudo, heim. rsrssrs. 
BLOG DA PAULINHA: Primeiramente, apresentem-se. Qual seu nome, idade e sua posição dentro da banda? 
Pedro Augusto: Sou Pedro Augusto, 18 anos e sou guitarrista e vocalista!
Fabio Augusto: Meu nome é Fabio Augusto, 21 anos, toco baixo e canto algumas partes.
Fernando Régis: Me chamo Fernando Régis, 21 anos também, guitarrista e vocalista.
BLOG DA PAULINHA: Vocês são de que cidade? Já tocaram em cidades vizinhas? Onde?
Pedro Augusto: Somos do ABC Paulista. Eu e o Fabio de Santo André e o Fernando de São Bernardo do Campo. Já tocamos em algumas cidades próximas, como Cotia e São Paulo!
BLOG DA PAULINHA: Porque vocês decidiram montar uma banda? Houve alguma inspiração? Quem?
Fabio Augusto (Na foto à direita): Eu tive a ideia de montar essa banda em 2008, pois tinha ficado realmente viciado na banda McFly, e tinha começado a tocar baixo a pouco tempo. Nós sempre nos reunimos durante a adolescência para tocar Metal e rock dos anos 80, mas foi realmente a inspiração nos ingleses do McFly que deu o impulso necessário para deixarmos de tratar a música apenas como hobby, e começarmos a tocar buscando um estrutura mais profissional. Claro que aí vivemos muita coisa, aprendemos muito e fomos crescendo, até chegarmos aos dias atuais, onde continuamos buscando melhorar sempre.
BLOG DA PAULINHA: A banda surgiu quando?
Fernando Régis (Na foto à esquerda): A banda começou em 2008, mais precisamente no dia 12 de junho.
BLOG DA PAULINHA: Porque decidiram por esse nome? Há algum motivo especial?
Pedro Augusto: O nome foi escolhido pelo Fernando, após fazermos uma visita à sua casa para convidá-lo à banda. A palavra "Switch" foi escolhida no contexto de "troca" e faz referência ao fato da banda ter 3 vocalistas, sempre se alternando.
Fernando Régis: A letra "F" vem das iniciais do meu nome e do Fabio, e "X" era a letra dos Emos, numa época onde curtíamos muito esse movimento, com bandas como Fresno e Simple Plan, e também não havia ódio contra esse estilo e nem nada. 
BLOG DA PAULINHA: Sabemos que vocês já gravaram alguns singles. Qual a expectativa para os próximos meses?
Fabio Augusto: Até o final do ano, gravaremos e lançaremos o último single do projeto. Continuaremos com a divulgação e os ensaios, para chegarmos em 2012 fazendo muitos shows. 
Pedro Augusto: Já temos um novo integrante, que assumirá a bateria de forma oficial a partir do próximo trabalho, em Dezembro. Estamos trabalhando e experimentando muitas possibilidades musicais em estúdio para fazer shows e mais shows no ano que vem.
BLOG DA PAULINHA: Vocês já tem algum agente? Aproveita e faz o seu comercial.
Pedro Augusto: Não temos, somos uma banda independente.
Fabio Augusto: De fato, nós temos um equipe de amigos, e tudo o que produzimos parte dessa união e amizade. As fotos, as capas, o Myspace, o Twitter, as entrevistas e tudo mais o que tiver para se fazer.
Fernando Régis: Até tentamos trazer alguns profissionais de fora, mas nesse momento estamos focados nesse trabalho bem fechado entre nosso próprio pessoal.
BLOG DA PAULINHA: Claro que imaginamos que vocês almejam um sucesso, mas o que vocês acham de fãs enlouquecidas correndo atrás onde quer que vocês vão? Desejam isso também? É adeus ao anonimato e ao sossego de ir ao shopping por exemplo. (rsrsrssrsr)
Pedro Augusto (Na foto à direita): Eu considero tudo isso normal, uma consequência do trabalho. É legal ter fãs calorosas, desde que não haja exageros!
BLOG DA PAULINHA: Já existe algum fã clube? Conte-nos alguma experiência louca com alguma fã.
Fernando Régis: Existem vários fã clubes muito legais pelo Twitter, nós adoramos esse tipo de inciativa! Até onde eu me lembre, não tivemos uma experiência "louca" com nenhuma fã. Elas costumam ser bem legais e respeitosas conosco!
Fabio Augusto: Somos uma banda bem focada na parte musical, então essa questão de sair fazendo bagunça por aí e loucuras não é muito a nossa praia. Gostamos de nos destacar pelo que uma banda, supostamente, deveria se destacar, que é a qualidade musical, e não beleza ou questões que, para nós, são secundárias. Nós adoramos as fãs, mas de forma totalmente carinhosa, o que acaba impedindo que excessos aconteçam.
BLOG DA PAULINHA: Deixem um recadinho para as suas fãs e as que passarão a ser depois dessa entrevista.
Pedro Augusto: O que pedimos para os fãs é que continuem sempre ouvindo as nossas músicas, já que o nosso objetivo é conquistar o coração de todos!
Fabio Augusto: Quero agradecer à todo mundo que já escutou aquilo que gravamos, e dizer que teremos muito mais em 2012, será um ano louco e queremos todos lá! Ouçam o nosso Myspace em http://www.myspace.com/switchfx e sigam em @bandaswitchfx !
Fernando Régis: Obrigado, Augusto Licks!
Pedro Augusto: Obrigado ao Blog Da Paulinha pela oportunidade e pelo espaço!
BLOG DA PAULINHA: Nós que agradecemos a oportunidade da entrevista. Sucesso!!!
E aí, gostaram? 
Então fiquem à vontade para caçá-los na web!!!! 
Página oficial no Myspace: http://www.myspace.com/switchfx
Canal YouTube da banda Switch Fx: http://www.youtube.com/user/FxSwitch
Twitter Oficial da Banda: http://twitter.com/#!/bandaswitchfx
Comunidade do Orkut da Switch Fx: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=57345621
Links de downloads das músicas:
Todas as músicas disponíveis para download gratuito.
Single I "Não Dá Pra Ser Assim": http://www.4shared.com/file/S7P6gPKj/switchfx.html

24.11.11

Como usar: Shorts

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


A estação mais quente do ano está chegando e com isso vem aquela vontade de mostras pernocas por aí, certo? Então que tal aproveitar a onda de calor e tirar o shorts lá do fundo do armário?
A peça, que é um dos muitos coringas femininos, vai bem com tudo, desde a regatinha básica à blusa de seda. Dá para usar de dia e a noite, além de ser democrático, compondo looks casuais e chiques.
Existem de todos os tipos: jeansalfaiatariapaetês... uma infinidade de modelos que te ajudam a compor aquele visual, que fica a cara do verão.

Então que tal conferir algumas famosas que já levaram o modelito para o red carpet!

Zoe Saldana e Selena Gomez


Olivia Palermo e Cameron Diaz

20.11.11

33 alimentos que ajudam a prevenir a celulite

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


Saiba o que comer para prevenir celulites

Alimentos ricos em sílico 
Esse mineral é importante na produção de colágeno, substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Alguns exemplos: 
1. aveia 
2. cevada 
3. nabo 
4. salsa 
5. avelã 
6. feijão 
7. centeio 
8. banana 
9. alho 

Alimentos ricos em boro 
O boro ajuda a manter alinhadas as fibras elásticas e auxiliam na renovação celular. 10. vegetais verde escuros 
11. algas 
12. rabanete 
13. frutos do mar 
14. pepino 
15. beterrada 

Alimentos ricos em vitamina C 
Protege as paredes dos vasos sanguíneos contra os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce das células e tecidos. 
16. laranja 
17. limão 
18. acerola 
19. Alcachofra (tem ação diurética, o que ajuda a eliminar toxinas). 

20. Gengibre 
Produz calor e acelera o metabolismo, além de ter ação antioxidante. Combate o envelhecimento da pele. É mais eficaz quando consumido cru. Uma boa dica é tomar suco de melancia com gengibre ou ralar o alimento em cima da salada. 

21. Melancia 
Rica em licopeno, um antioxidante particularmente potente. Melhora a circulação sanguínea e suaviza a celulite. 

22. Tomate em forma de molho 
Além de ser rico em vitamina C, o tomate também é rico em licopeno. Para ajudar no combate a celulite o ideal é ingeri-lo em forma de molho. 

23. Bardana (aumenta o fluxo do sangue por causa do potássio, o que pode ajudar a prevenir a celulite).

24. Centella Asiática (tem ação antiinflamatória que ajuda a combater a celulite). 

Brássicas 
São alimentos ricos em substâncias capazes de prevenir e até de diminuir o aparecimento de celulite. 
25. couve 
26. brócolis 
27. couve-flor 
28. couve-de-bruxelas 

29. Açafrão da terra (cúrcuma) 
Use o açafrão da terra diariamente. Uma dica é colocar um pouco no saleiro para temperar a salada. O ideal é consumir 1 ou 2 colheres de chá por dia. Ele estimula a circulação, diminui o inchaço e é altamente antioxidante. 

Frutas vermelhas 
São frutas antioxidantes, o que ajuda a limpar o organismo e a eliminar celulites. 
30. morango 
31. açaí 
32. framboesa 
33. amora



Fonte


17.11.11

Fique atenta aos sinais que sua unha transmite e saiba como evitá-los.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


Muitas mulheres, principalmente as brasileiras, adoram seguir tendências de cores nas unhas e mantê-las sempre lindas e fortes. Mas, infelizmente, nem sempre é assim. Algumas delas reclamam por ter as unhas fracas, que demoram a crescer e descamam. 

Saiba que isso pode ter vários motivos como alergia a produtos de limpeza ou até mesmo a esmaltes, falta de vitaminas devido à má alimentação, infecções, entre outros.

Veja as principais características de uma unha doente mostradas por dermatologistas:

- Unhas pálidas: ganham essa característica quando o organismo está com deficiência de ferro
- Unhas finas e quebradiças: pode ser falta de proteína
- Unhas com pontos brancos: característica de deficiência de zinco ou trauma
- Unhas descolando: acontece quando a pessoa adquiriu uma dermatite ou intoxicação por algum medicamento.

Lembrando que as unhas refletem o que se passa no seu corpo. Proteja-as e fique atenta aos sinais que ela dá. Além disso, não esqueça que já é cientificamente comprovado que remover as cutículas é prejudicial. As peles são como proteção para a base da sua unha. Ao invés de retirá-la, hidrate-a. Alguns produtos no mercado dão opções de apenas empurrar a cutícula. Adote esse método. Quando utilizar produtos de limpeza, use luvas e evite removedores de esmalte com grande concentração, pois isso pode ressecar a queratina e fragilizar suas unhas. 

Mas se a sua unha já está danificada, não se desespere. Faça uma avaliação para ver qual é o problema. Depois, passe um tempo sem pintá-las e use apenas uma base fortificante de vez em quando.



Fonte


14.11.11

Dez atitudes que fortalecem seu cabelo e previnem a queda dos fios

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


Dez atitudes que fortalecem seu cabelo e previnem a queda dos fios
Até a alimentação interfere na aparência dos cabelos 

Usar o xampu certo, cuidar do couro cabeludo, evitar o estresse, escolher a escova certa, praticar mais exercícios são alguns dos hábitos que fortalecem os cabelos e previnem a queda dos fios. Aprenda a seguir como ter as madeixas mais saudáveis e bonitas.

1 - Manter os cabelos sempre limpos: Os cabelos não caem porque estamos lavando o couro cabeludo, e sim porque estão programados para cair, independente do banho. Quando deixamos de lavar para evitar a percepção de queda dos fios durante o banho, acabamos deixando o couro cabeludo sujo por mais tempo e esta sujeira poderá favorecer e agravar a queda de cabelos.

2 - Usar a escova errada: Ela também pode danificar os fios, deixando aquele aspecto de cabelos quebrados. As escovas com pinos que apresentam bolinhas de massagem na ponta protegem o couro cabeludo e oferecem mais leveza na hora de desembaraçar.

3 - Reduzir seu estresse: Estudos mostram que uma boa parte das pessoas que reclama de queda capilar apresenta ou apresentou algum tipo de estresse que pode ter sido causador da queda capilar.

4 - Fazer exercícios físicos: A pratica de atividades físicas libera endorfinas que diminuem o estresse e consequentemente a queda de cabelos.

5 - Não prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles é assinar um atestado de raiva permanente. Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabelo armado demais.

6 - Ficar atenta ao couro cabeludo: Boa parte dos pacientes chegam às clínicas dermatológicas queixando-se de queda capilar, que apresenta ou apresentou situações de caspa ou descamação, feridas, dor e coceira de couro cabeludo.

7 - Evitar o álcool e o fumo: A ingestão de álcool provoca aumento da produção de radicais livres no nosso corpo. Radicais livres promovem inflamação em alguns tecidos, incluindo a pele do couro cabeludo. Toda inflamação poderá promover aumento da queda de cabelos. Além disto, o álcool, sozinho, desgasta o organismo já que exige de nosso corpo um esforço maior para metabolização o etanol. O desgaste do metabolismo é um dos fatores que podem levar à queda capilar. Cuidado também com o tabagismo. É provado cientificamente que o fumo, por produzir radicais livres em nosso corpo facilita a queda capilar.

8 - Ficar longe da ansiedade: Cabelos não se recuperam da noite para o dia. Ficar olhando no espelho desesperadamente à procura de fios novos não ajuda em nada. Para piorar, a ansiedade agirá como o estresse, aumentando a queda capilar.

9 - Cuidar da alimentação: A alimentação é essencial para fortalecer os fios e para estimular o crescimento deles. Alguns nutrientes específicos como os minerais (zinco, selênio, cálcio, silício e ferro), além das vitaminas (E, C e do complexo B), proteínas e grão integrais. As propriedades desses nutrientes funcionam em cosméticos, mas seu maior benefício está quando estão presentes nos alimentos consumidos.

10 - Passar chapinha no cabelo molhado: a gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram. O único jeito de consertar é cortando. Antes de usar a prancha, seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar.



Fonte


6.11.11

Consequências da Obesidade

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


A obesidade é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Entretanto, podemos controla-la. A maior preocupação da obesidade é que ela sempre traz outras doenças junto. Vamos entender isso um pouquinho melhor.
Abaixo vou explicar como a obesidade leva a outras doenças. É importante reforçar que essas outras doenças não são apenas conseqüências da obesidade. Elas também podem ocorrer por outros motivos. Neste artigo vou ressaltar a obesidade como um ponto de partida para essas doenças.
Quem está com obesidade provavelmente tem um alto consumo de gorduras na alimentação e um hábito de vida inadequado (estresse e sedentarismo). Isso pode levar a um aumento de gorduras ruins no sangue como colesterol alto (deslipidemia). Essa gordura vai se acumulando nas artérias e atrapalha a passagem do sangue (aterosclerose). Com essa passagem do sangue dificultada, o coração tem que bombear muito mais forte para conseguir fazer com que o sangue passe pelas artérias e irrigue todo o corpo. Com isso aumenta a pressão do sangue na artéria, levando a hipertensão arterial. Com tanto esforço, chega um momento que uma parte do coração não agüenta e morre, conhecido como infarto agudo do miocárdio. No cérebro, essa obstrução leva ao derrame cerebral. O sangue desce pela ação da gravidade, mas para ter esse retorno contamos com válvulas que fazem esse serviço. Com o excesso de peso esse trabalho é dificultado e parte desse sangue fica retido levando as varizes.
A Gota é uma doença que afeta mais homens em torno dos 45 anos. Mas isso não quer dizer que não pode acontecer com as mulheres também. São inflamações nas extremidades do corpo que incham e doem bastante. Isso acontece devido o aumento do ácido úrico no sangue e está relacionado também com artrite aguda.
Nós temos cartilagem entre os ossos. Ela parece uma “gelatina” que tem como função diminuir o atrito entre os ossos. Com o aumento de peso essa cartilagem não consegue fazer o seu trabalho e começa a ter choque entre os ossos (osteoartrose).
Existem dois tipos de diabetes. A tipo 1 (genética), ou seja, a pessoa descobre nos primeiros anos de vida ou até a adolescência, e a tipo 2 que acontece por consequência de erros alimentares e estilo de vida. Quem tem obesidade tem 2 vezes mais chances de desenvolver a diabetes.
A alimentação inadequada pobre em fibras e rica em gorduras e carboidratos além de elevar o colesterol também pode levar a pedras na vesícula (cálculos na vesícula biliar).
Quem tem obesidade já deve ter percebido que tem dificuldade para respirar e dormir. A gordura, principalmente na região abdominal pode levar à apnéia do sono. Essa doença é percebida quando a pessoa que está deitada para de respirar por alguns instantes. Só volta a respirar quando a pessoa se levanta. É uma doença perigosa que só com a diminuição do peso já é possível perceber melhora. Quem tem essas doenças tem que estar com acompanhamento médico e precisa levar a sério a reeducação alimentar para ter melhora dos sintomas.

3.11.11

Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Hoje no Brasil o direito ao voto é assegurado a todos os cidadãos maiores de 18 anos. Mas nem sempre foi assim. Em 1822, um pouco depois da independência do País, só votavam os homens brancos e ricos. Os pobres não tinham esse direito, e os negros eram escravos, portanto serviçais, as mulheres nem pensar.
Faz só 76 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.
Alzira Soriano foi eleita prefeita de Lajes (RN) em 1928

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.
O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.
Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães --de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.

Mulheres no poder



Carlota Pereira de Queiroz foi eleita deputada federal em 1933

A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.
Em 3 de maio de 1933, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembléia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.
A primeira mulher a ocupar um lugar no Senado foi Eunice Michiles (PDS-AM), em 1979. Suplente, ela assumiu o posto com a morte do titular do cargo, o senador João Bosco de Lima. As primeiras mulheres eleitas senadoras, em 1990, foram Júnia Marise (PRN-MG) e Marluce Pinto (PTB-RR). Suplente de Fernando Henrique Cardoso, Eva Blay (PSDB-SP) assumiu o mandato dele quando o tucano se tornou ministro do ex-presidente Itamar Franco.
Em 1994, Roseana Sarney (pelo então PFL) foi a primeira mulher a ser eleita governadora, no Maranhão. Em 1996, o Congresso Nacional instituiu o sistema de cotas na Legislação Eleitoral --que obrigava os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais. No ano seguinte, o sistema foi revisado e o mínimo passou a ser de 30%.
A primeira mulher ministra de Estado foi Maria Esther Figueiredo Ferraz (Educação), em 1982. Hoje, as mulheres não só estão à frente de vários ministérios como há uma Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres --chefiada por Nilcéa Freire, que tem status de ministra.
Apesar do avanço feminino na política, o Brasil ainda não teve nenhuma mulher eleita presidente. Entre as ministras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está Dilma Rousseff (Casa Civil), cotada como possível candidata do PT à Presidência da República, em 2010. Outra ministra, Marta Suplicy (Turismo) é a favorita dentro do PT para disputar a Prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro de 2008. Seu nome também é cotado para a eleição para o governo de São Paulo, em 2010.
Cento e oitenta anos depois, a história mudou e transformou o voto feminino em fator decisivo no quadro político nacional. Nas eleições deste ano o voto da mulher teve um peso muito importante. Ele representou cerca de 51% do eleitorado nacional. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral foram 58.604.626 mulheres contra 56.431.895 homens.

Fonte

Subscribe