Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

18.7.12

Fotografe Lindas Paisagens com essas Dicas

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Amanhecer e anoitecer
   A melhor iluminação do dia ocorre ao amanhecer ou ao anoitecer. Nestes horários, a luz tem cores quentes, o clima adiciona certo charme à imagem, e além disto temos a possibilidade de compor a cena incluindo o sol. Por isso, sempre que possível, tire fotos de paisagens ao amanhecer ou anoitecer. 
   Claro que há exceções, e além disso, tudo dependendo do que você realmente quer transmitir com sua foto (outros horários podem ser mais interessantes) ou da situação (às vezes você não tem condições de voltar ao local outra vez, então deve aproveitar o momento), mas nunca se esqueça desta dica!

Defina valores de abertura do diafragma altos
    Em uma fotografia de paisagem, sempre desejamos que toda a cena esteja em foco. Por isto, sempre defina altos valores de abertura (o mesmo que dizer "defina pequenas aberturas") por volta de f/22, para que a profundidade de campo seja a maior possível. 
    Pequenas aberturas certamente irão ter como consequência longos tempos de exposição  na maioria das situações. Por isso, aconselha-se a usar um tripé para não borrar a fotografia. Além disso, você pode também usar o timer da câmera, ou um disparador remoto para evitar tremidas indesejadas.



Divida a imagem para haver senso de profundidade 
    Divida a imagem em primeiro plano (como o chão ou a praia), o plano médio (como o mar) e o plano de fundo (como o céu), pois isto cria um senso de profundidade que pode fazer uma grande diferença para sua fotografia.

profundidade

Evite posicionar o horizonte no centro
    Às vezes, colocar o horizonte no centro da imagem pode ser atrativo. Mas olhe para a cena e pense: "O que é mais interessante e merece mais atenção, o chão ou o céu?". Depois de responder esta pergunta, componha a foto fazendo com que a parte mais interessante ocupe a maior parte da imagem. 
   Por exemplo, se o céu estiver completamente azul, este vai preencher sua imagem somente com uma cor azul. Então preencha a maior parte da cena com o solo/praia/mar/etc. Se você tem uma incrível textura de nuvens e o chão possui apenas pedras sem graça, preencha a maior parte da cena com o céu.
   Resumindo, escolha o que é mais interessante e preencha a maior parte da cena com este elemento.



Pense nos detalhes
    Tenha certeza de que as partes mais claras da imagem não fiquem extremamente claras e percam detalhes por estouraem o branco. Capturar o máximo de detlhes possível pode ser difícil em paisagens altamente contrastadas pela luz do sol, por exemplo Para essas situações, você pode usar bracketing (várias fotos do mesmo enquadramento utilizando diversas exposições diferentes) para criar incríveis fotos em HDR (High Dynamic Range). 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Subscribe