Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

31.10.11

Halloween

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Em declaração feita no ano de 2009, o Vaticano condenou o Halloween como uma festa perigosa carregada por vários elementos anticristãos. No Brasil, observamos que algumas pessoas torcem o nariz para a comemoração do evento por entendê-lo como uma manifestação distante da nossa cultura. No fim das contas, muito se diz a respeito, mas poucos são aqueles que examinam minuciosamente os significados e origens de tal festividade.
Desde a Antiguidade, observamos que várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos que regem o mundo. Um dos mais claros exemplos disso ocorre com relação ao carnaval, que antecede toda a resignação da quaresma. No caso do Halloween, desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”.

Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.
No processo de ocupação das terras europeias, os povos pagãos trouxeram esta influencia cultural em pleno processo de disseminação do cristianismo. Inicialmente, os cristãos celebravam a todos os santos no mês de maio. Contudo, por volta do século IX, a Igreja promoveu uma adaptação em que a festa sagrada fora deslocada para o 1° de novembro. Dessa forma, os bárbaros convertidos se lembrariam da festa cristã que sucederia a antiga e já costumeira celebração do halloween.

Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos, o halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, elas se tornaram ainda mais recorrentes na medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem a bruxaria. Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração, por não mais pertencerem a essa mesma realidade etérea.
Entre todos os desalmados, destaca-se a antiga lenda de Stingy Jack. Segundo o mito irlandês, ele teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo.
Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna.

Ao chegarem à América do Norte, os irlandeses trouxeram a festa do Halloween para as Américas e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada com feições humanas. Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia. Atualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa.
De fato, a celebração do Halloween remete a uma série de antigos valores da cultura bárbaro-cristã que se forma na Europa Medieval. Nessa época, várias outras festas celebravam o processo de movimentação do mundo ao destacar os opostos que configuravam o seu mundo. No jogo de oposições simbólicas, mais do que o valor de um simples embate, o homem acaba por visualizar a alternância e a transformação enquanto elementos centrais da vida.

Fonte

31.10.11

O Significado da Abóbora do Hallowem

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

O costume surgiu com os irlandeses. Dizia a lenda que um homem chamado Jack, após a morte, foi proibido de entrar no paraíso porque enquanto esteve na terra foi pão-duro. Já as portas do inferno foram fechadas porque fez o diabo de bobo, escavando, no interior do tronco de uma árvore, uma cruz. O demônio ficou aprisionado lá dentro até jurar que nunca mais iria provocá-lo com tentações.
Sem ter para onde ir Jack foi condenado a andar na escuridão até o juízo final. Então, ele implorou a Satã que acendesse brasas para iluminar seu caminho. O diabo deu-lhe um pequeno pedaço de carvão incandescente. Para proteger a luz, o irlandês colocou o carvão dentro do buraco de um nabo. Surgiu assim o jack o'lantern (Jack da Lanterna) como é conhecida. A idéia de usar um nabo surgiu com os Celtas, povo que se espalhou pela Europa entre 2 000 e 100 a.C. Um dos símbolos do seu folclore era um grande nabo com uma vela espetada. Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontraram pouquíssimos nabos nos campos. Mas havia abóboras em abundância. Os imigrantes fizeram a substituição.

31.10.11

Gostosuras ou Travessuras?

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.

Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.


Fonte

31.10.11

As Bruxas no Halloweem

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!
A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.
O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.



Fonte

31.10.11

Alguns significados simbólicos no Halloweem

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
o caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
as moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
a aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
o morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
o sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo.

31.10.11

Priscilla, mais uma promessa para a Literatura Nacional

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Hoje temos o prazer de receber no blog mais uma promessa da Literatura Nacional. Como muitas pessoas, ela começou através do estímulo da família e de amigos... Mas vamos à sua entrevista. 



Olá, nos diga o seu nome.
R.: Priscilla
Qual a sua idade?
R.: 24 anos
Você trabalha? Qual a sua profissão?
R.: Escritora! Não profissional hahaha!
Nos dê os seus contatos (e-mail/facebook/blog) para que todos possam te conhecer e saber mais do seu trabalho.
R.: Facebook (clique aqui)  
Blog: http://laviratta.blogspot.com 
Twitter: @LaViratta 
Fale um pouco sobre você.
R.: Meu nome é Priscilla e escrevo livros há algum tempo. Infelizmente nunca terminei um livro inteiro, porém idéias não me faltam. Gosto de jogar RPG, de mesa e via fórum também.
 Você está escrevendo? 
R.: Estou escrevendo sim!
Qual livro? 
R.:Estou escrevendo alguns livros, porém o que me dedico mais é o La Viratta - Stories.
Do que se trata? Conte um pouco sobre ele.
R.: O livro se passa na era medieval e conta a história de Melody, a habilidosa filha de um pirata. A garota cruza os oceanos para reencontrar seu pai, que foi sequestrado por piratas sanguinários.
Quando você começou a escrever e porque? 
R.: Eu adorava escrever redações na escola, sempre que era tema livre. Minhas histórias eram bastante viajadas, porém as professoras até gostavam. Eu também escrevia muito em diários e fazia fanfics. Minha mãe disse que se eu tivesse começado um livro próprio ao invés de ficar escrevendo histórias com personagens já existentes eu já teria muitos livros. Então comecei a pensar no assunto. Participei de um concurso de contos, mas não ganhei, porém nunca desisti de meu sonho: ter um livro publicado.
Houve algum estímulo? 
R.: Além do "sacode" que minha mãe me deu, alguns amigos me estimulavam a escrever. Thiago Guimarães, um amigo de RPG, estava escrevendo um livro e fizemos um grupo de escritores chamado The Profecy and The Staff. O grupo tinha o intuito de impulsionar um ao outro a escrever o livro. Hoje o livro dele encontra-se publicado. Ele me ajudou de forma essencial e sou muito grata a ele. Link para o livro do Thi: http://www.skoob.com.br/livro/191844

Você se inspira em algum autor? 
R.: Não me inspiro em autores. Eu poderia dizer que gosto da escrita da J.K. Rowling, que escreveu a saga de Harry Potter, minha favorita. O modo dela de descrever as cenas é maravilhoso.
Você tem algum livro publicado? 
R.: Não tenho livros publicados, mas logo logo terei, com muita convicção, garra e força de vontade!

30.10.11

Quinoa: O Cereal rico em proteínas

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Quinoa
A Quinoa ou Quinua é uma planta nativa do Peru, Colômbia e Chile, que produz um grão pequeno muito consumido pelas tribos Andinas na Bolívia. No Brasil ela começou a ser conhecida e pesquisada na década de 80 pelo Embrapa.
Um cereal riquíssimo em protéina, que ajuda a ganhar massa muscular para os praticantes de exercícios físicos, é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, então leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue, evitando o excesso de insulina, rico também em vitaminas e minerais.
Mas o que chama a atenção nesse grão é a combianção de aminoácidos (componentes de proteínas). Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, dois desses que é exclusividade de alimentos de origem animal, por isso é tão importante na formação da musculatura e aceleração do metabolismo, ajudando então a queima de gorduras.
A QUINUA possui 23% de proteína de alto valor biológico, 20% de gordura e o restante de carboidratos, vitamina B1, B2, B3, B6, C e E, minerais como: Ferro, Cálcio e Fósforo. Tem qualidade nutricional melhor que qualquer outro grão. Dentre os aminoácidos, ele também possui a lisina, que é responsável para ajudar a fortalecer a imunidade e melhorar a memória. Apesar desse alto índice de proteína, o grão não possui o glúten, proteína encontrada no trigo, o que impede muita gente alérgica de consumir pão, macarrão ou biscoito. As fibras controlam o funcionamento do intestino, absorção de glicose e colesterol.
Foi considerada pela Food and Agriculture Organization (FAO) e pela Academia de Ciências dos estados Unidos, o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. Foi selecionada pela NASA para integrar a alimentação dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por ter um alto valor nutricional.
É indicado para atletas, mulheres na menopausa e celíacos.
A proteína que este cereal contém, é responsável pela elasticidade das fibras musculares, auxilia a recuperação de células e tecidos lesionados e estimula a produção de enzimas e hormônios.
Hoje podemos encontrar a quinua em grão, flocos, farinha e diversos produtos feito a base desse grão. Um cereal que está tomando conta do mercado de produtos naturais e suplementos.

RECEITA: TABULE DE QUINOA
Ingredientes:
4 xícaras de quinoa cozida e fria
1/2 xícara de salsa e cheiro verde picados
4 tomates sem sementes cortados em cubos pequenos
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de suco de limão
sal a gosto

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira por 2 horas, antes de servir tempere com azeite, limão e sal.
preparação para 4 pessoas.

29.10.11

"Águas" em Lançamento Nacional

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Depois de mais de quinze anos guardado a sete chaves, Águas chega agora para você recheado de romance, ação e ficção.

O primeiro livro de romance/ficção da escritora Paula R. Cardoso Bruno te levará ao incrível mundo de Águas, mas primeiro você conhecerá a protagonista dessa linda estória de amor e como ela reencontrou Patrick, seu verdadeiro amor.
Seja bem vindo ao mundo de Águas... 
Pamela tem vinte oito anos e mora sozinha em Copacabana no Rio de Janeiro, ela adora nadar, mais especificamente, ela adora nadar no mar. Isso, mesmo depois de ter sofrido um grave acidente em alto mar quando adolescente.
Em uma viagem pela Europa com sua família, Pamela caiu de uma barca que se chocou com outra que fazia um percurso pelo canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França. Ela tinha quinze anos e a viagem foi um presente. Pamela ficou desaparecida por dias deixando todos muito preocupados. O consulado Brasileiro foi alertado para ajudar sua família naquele momento de dor e, a pedido deste, as marinhas da França e da Inglaterra começaram as buscas, mas não a encontraram.
Pamela não se lembra de quase nada do acidente, apenas que despertou no hospital depois de ser resgatada desacordada em Nantes, uma cidade dentro da Baía de Biscaia, na França. O que mais intrigou as autoridades é que a corrente marítima corre exatamente no sentido contrário e que Pamela não poderia ter sobrevivido à tamanha distância. Ela foi simplesmente achada depois de uma ligação feita ao consulado informando que uma moça com suas descrições foi achada.
Fotos de Pamela haviam sido divulgadas na TV de toda Europa e do Brasil.
Depois desse dia, sua vida tomou um rumo completamente diferente.

Próximos livros da Série, “Terra” e “Fogo” estarão disponíveis em breve.

CLIQUE NA IMAGEM PARA COMPRAR E 
LER AS 10 PRIMEIRAS PÁGINAS ON LINE
Pagamento com todos os cartões e boleto bancário.

28.10.11

Dia do Servidor Público

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


O atendimento nos serviços públicos é um direito da população
No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.

28.10.11

Livros da Série Destino mais barato!

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

APROVEITE A NOVA TABELA COM REDUÇÃO DE PREÇOS!


Antecipe-se para o Natal. Dê um livro de presente.
Encontre todos clicando aqui. 


Pagamentos com Cartões e Boletos.
Pagamentos com Cartões e Boletos.


23.10.11

Dia do Aviador

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Dia do Aviador 14 Bis

No dia vinte e três de outubro de mil novecentos e seis a humanidade pôde, finalmente, alcançar o milenar sonho de voar como os pássaros.
Às dezesseis horas e quarenta e cinco minutos daquele dia, no campo de bagatelle, pela primeira vez o homem, a bordo de um aparelho mais-pesado–que-o-ar, decolou, voou e pousou em segurança.
O grande feito, acompanhado por vasta multidão, pela imprensa, por cinegrafistas, fotógrafos e pela comissão fiscalizadora, ganhou rapidamente os noticiários de todo o mundo. Todos exaltaram a epopéia do 14-bis e de seu extraordinário piloto e inventor, o brasileiro Alberto Santos-Dumont.
Nosso insigne herói foi o primeiro a voar um avião que, utilizando-se unicamente de seus próprios meios, cumpriu todos os requisitos necessários para ter seu vôo homologado pelo órgão oficial de aviação à época – o aeroclube da frança. Foi também sancionado formalmente pela federação aeronáutica internacional.
Não havia como negar a magnitude da obra e a glorificação de santos-dumont. Ele foi o genial inventor, o inteligente construtor, o intrépido piloto e o entusiasmado desportista, que utilizava as competições não para derrotar concorrentes, mas para superar limites, suplantar obstáculos e desafiar a própria imaginação, na certeza de que a postura determinada e a perseverança possibilitaram transformar um mero idealista em um dinâmico realizador.
Seus inventos tornaram-se patrimônio universal, porque sempre refutou a prática de patentear criações e auferir lucro com elas. Acreditava que os frutos da sua genialidade eram provenientes de um dom maior e, portanto, propriedade de todos.
Seu nome e sua imagem estão estampados pelos lugares do mundo, em livros, monumentos, moedas, museus, aeroportos, escolas, praças, ruas, cidades e até em corpos celestiais que orbitam no universo.
Por seu valor e representatividade, o dia vinte e três de outubro foi escolhido como o dia do aviador para homenagear aqueles que, movidos pelo mesmo ímpeto do inventor do avião, aprenderam a dominar a arte de voar e souberam transformá-la em um ofício que aproxima pessoas e distâncias, transporta recursos e esperança, conduz progresso e leva integração, promove a paz e a segurança, além de alimentar a eterna aspiração de liberdade dos homens.
Como o vôo não está somente limitado à perícia e ao arrojo, havendo um complexo envolvido em prol da atividade, este é também o dia da força aérea brasileira, como o reconhecimento aos que são responsáveis pelo fazer voar.
Retratar Santos-Dumont, resgatando sua vida e seu legado, não é mero ufanismo, é render o justo tributo a quem tanto se dedicou em benefício da humanidade.
Que o contato com o gênio de caráter virtuoso, de inteligência incomum, de dedicação exemplar e de notável espírito altruísta possa refletir o orgulho de ser brasileiro, confessando ao mundo que nossa força vem da nossa gente.
Que os ideais de Alberto Santos-Dumont continuem a ser os balizadores da força aérea brasileira no cumprimento de sua missão.

22.10.11

Matemática: Teorema de Pitágoras

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

É muito ignorante da parte de um professor entregar uma fórmula para seus alunos e dizer: é assim a fórmula e assim que usa ela. Agora demonstrar o porque dessa fórmula e explicar as vezes com coisas e/ou objetos físicos torna a aula muito mais interessante e eficaz. É válido pensar também que aprender uma demonstração agora depois de pronta é simples comparado a engenhosidade que uma pessoa tem que ter para pensar em uma situação e descobrir por si só uma demonstração desse teorema tão importante. Hoje chegam a quase 400 demonstrações diferentes da fórmula do TEOREMA DE PITÁGORAS, aí vai uma.


DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS


Na figura abaixo temos três quadrados e um triângulo retângulo. Neste caso, o quadrado de lado b é equivalente ao quadrado de lado a. Sendo que cada um foi dividido ao meio por segmentos de reta que partem do quadrado maior ao quadrado menor (segmentos na mesma trajetória do lado do quadrado maior, não sofre variação alguma de ângulo), dividindo cada quadrado menor em um triângulo e um trapézio.




 

21.10.11

Sopa para emagrecer, será realmente a melhor opção?

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


Sopa para emagrecer

Quem nunca pensou em fazer uma sopinha à noite para emagrecer? Mas será que isso funciona? Se você ainda não leu o artigo sobre alimentação saúdavel eu aconselho a ler primeiro antes de continuar essa leitura. Para termos uma alimentação saudável e equilibrada precisamos consumir um alimento de cada grupo alimentar em uma mesma refeição.
Como você prepara uma sopa de legumes? Aposto que a base da receita é: mandioquinha, batata, cenoura, músculo, macarrão, alho e cebola. Muitas vezes pode ser acompanhada de umas 2 ou 3 torradas para ajudar na saciedade.
Bom, vamos lembrar do grupo dos carboidratos que é composto por batata, mandioca, arroz, torrada, bolacha, pão, massas, etc. Tem como função dar energia ao nosso corpo. Em excesso levará ao ganho de peso. Lembre-se da dica de escolher sempre um carboidrato por refeição para não engordar? Pois é. Essa nossa sopinha é na verdade UMA BOMBA CALÓRICA!!!!! Tem exatamente 4 porções de carboidratos contando com a torrada. Será que foi uma boa troca para emagrecer?
A sopa será bem vinda se lembrarmos da harmonia dos grupos alimentares. Se colocarmos uma porção de carboidrato por pessoa que irá consumir essa sopa, caprichar nas folhas, colocar uma vegetal, uma carne magra e consumir uma fruta de sobremesa aí sim será uma ótima opção. Não podemos esquecer de desengordurar o caldo dessa carne magra. É só congelar esse caldo, raspar e jogar fora a gordura que se solidifica em cima e aí sim utilizar esse caldo desengordurado na sopa.
Nós temos as opções das sopas light industrializadas com menos de 100 Kcal por porção nos nossos supermercados. Mas será que aquela água com sabor realmente nutre o nosso organismo? Já adianto que não é uma refeição completa. Além do mais, todos os produtos industrializados possuem muito sal o que não faz nada bem para a saúde e ainda ajuda no inchaço. Tomar esporadicamente porque gosta pode até ser, mas só se a pessoa não tem uma patologia que restrinja o sal. Não esqueça de complementar com uma porção de carne, salada e vegetais.

Concluindo, as sopas podem ser muito saudáveis e substituir uma refeição se não esquecermos da nossa pirâmide alimentar. Seguindo as porções e nutrientes adequados às sopas podem sim ajudar no emagrecimento, caso contrário, podem até atrapalhar o processo de emagrecimento. Pensem nisso!
 

18.10.11

O BELO

Postado por Valentyne Boutique Sensual |

O enigmático universo da beleza está presente nos mais singelos detalhes de toda a natureza; está presente tanto no minucioso mundo dos seres vivos, quanto dos inanimados. Em cada ecossistema, em cada grupo social ou cultural, uma diferente e peculiar forma de beleza se manifesta, encantando e enchendo de prazer os olhos daqueles que a apreciam.
Há muitos e muitos anos as diversas populações deste enorme e complexo planeta se preocupam com a beleza. O padrão de beleza existente em cada cultura é responsável por suas características, suas ações, seu reconhecimento e concordância dentro deste grupo.
Único e incomparável, o belo não é nada mais que uma simples harmonia de formas, cores e texturas, que varia de acordo com o momento vivido, de acordo com o ambiente a ser exposto, de acordo com os olhos e com o ponto de vista do observador, seja ele um beija-flor à procura de sua flor, um parasita à procura de seu hospedeiro, uma fêmea à procura do seu macho, um homem da pré-história ou da atualidade, todos possuem seu próprio padrão de beleza.
A natureza apresenta uma infinidade de cores, formas e texturas, que abrigam distintas formas de vida e distintas comunidades, vivendo em harmonia, mas necessitando umas das outras para sua sobrevivência e sucessão. Para tal, esta inusitada beleza presente em cada detalhe, funciona não somente como um ponto para o prazer e admiração, mas também como armadilha para os mais fortes e espertos, que através dela, capturam suas presas, demarcam seu território e grupo social a que pertençam.
A espécie humana é dona de uma variada beleza, com padrões totalmente divergentes tanto de uma época para outra, quanto nas diversas comunidades espalhadas por este planeta.
Muitos povos africanos adotam padrões de beleza totalmente atípicos para nós, como, por exemplo, o uso de argolas de cobre no pescoço das mulheres ou os diversos tipos de ornamentos utilizados nos lábios, línguas e orelhas, além das diversas vestimentas, comidas, danças e demais costumes. Esta inusitada aparência física e costumes próprios representam muito mais que o estereótipo de um indivíduo, mas a verdadeira história e razão existencial de um determinado grupo.
Em um mesmo povo os padrões de beleza variam de acordo com o momento analisado, com a moda em questão e com os diferentes grupos que o constitui. Portanto, o belo é inexplicável, é incomparável, é incompreendido e completamente variável de acordo com o observador e a influência sócio-cultural de seu meio, sendo simplesmente harmônico e saudável.

18.10.11

Matemática: Truques para #Concursos !

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

A gente já sabe que em concursos a intenção das empresas que elaboram as provas é eliminar os candidatos, seja por questões de pegadinhas, seja por questões onde demora para responder e o candidato perde tempo, enfim em um concurso tempo e conhecimento são determinantes para a aprovação do candidato. A matemática está cheias de truques e métodos mais simples e/ou mais rápidos para resolver diversos exercícios. Aí vai uma maneira mais simples de resolver um exercício típico de concurso.

1. Um torneira em um dia enche 1 tanque em 3 horas e outra em 4 horas. Em quanto tempo as duas juntas encheriam esse mesmo tanque?

TRUQUE: INVERTE + INVERTE = INVERTE O RESULTADO E DIVIDE

Vamos lá: temos uma torneira enchendo em 3 horas e outra em 4 horas. Sendo assim:

1/3 + 1/4 = (4+3)/12 = 7/12 = 12/7 = 0,58 horas >>> que corresponde a 34,8 minutos

2. Um corredor dá 1 volta na pista em 8 minutos e outro corredor em 13 minutos. Sabendo que agora são 3 horas da tarde e que ambos estão no mesmo ponto, em que hora depois eles se encontraram novamente?

Exercícios assim basta usarmos o MMC (Mínimo Múltiplo Comum) que já saberá quantos minutos depois eles se encontraram.

Vamos lá: O MMC de 8 e 13 é 104, logo depois de 104 minutos eles se encontraram. Como sabemos que 104 minutos corresponde a 1 hora e 44 minutos; eles se encontrarão novamente as 3 horas + 1 hora e 44 minutos = 4 horas e 44 minutos. Difícil? Não neh ..

17.10.11

Vacinas que os adultos precisam tomar

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Em todas as fases de nossa vida, estamos suscetíveis a infecções por vírus e bactérias que, se não tratadas, podem causar muitos problemas. "Faz parte da cultura dos brasileiros achar que vacinação é assunto de criança. Mesmo que esse quadro esteja mudando, os adultos ainda não tratam as vacinas com seriedade", diz o infectologista Paulo Olzon, da Unifesp. 
Vacinação adultos- Foto Getty Images

Nesta segunda-feira, dia 17, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação para lembrar que não são apenas as crianças que devem estar com a carterinha em dia. Ninguém reluta em levar o filho para tomar uma vacina contra sarampo ou paralisia infantil, mas na hora de cuidar da própria saúde, muitos adultos negligenciam as campanhas de vacinação. Não é apenas o organismo da criança que está sujeito a doenças que o corpo não está preparado para combater.
As doenças crônicas que se manifestam mais na vida adulta são fortes indicadores de que o individuo precisa se vacinar. "As pessoas que estão em grupos de risco, como as pessoas com mais de 60 anos ou aquelas que têm doenças crônicas, devem sempre estar informadas sobre a vacinação", explica o especialista.
Existem vacinas tanto para bactérias como para vírus. "No primeiro caso, a vacinação é feita para controlar surtos epidemiológicos. Já no caso dos vírus, a imunização normalmente dura a vida toda, sendo necessárias apenas algumas doses de reforço para garantir que a doença não vai mais voltar", diz Paulo Olzon.

Vacina dupla tipo adulto - para difteria e tétano
A difteria é causada por uma bactéria, que é contraída pelo contato com secreções de pessoas infectadas. Ela afeta o sistema respiratório, causa febres e dores de cabeça, em casos graves, pode evoluir para uma inflamação no coração.
A toxina da bactéria causadora do tétano compromete os músculos e leva a espasmos involuntários. A musculatura respiratória é uma das mais comprometidas pelo tétano. Se a doença não for tratada precocemente, pode haver uma parada respiratória devido ao comprometimento do diafragma, músculo responsável por boa parte da respiração, levando a morte. Ferir o pé com prego enferrujado que está no chão é uma das formas mais conhecidas do contágio do tétano.
A primeira parte da vacinação contra difteria e tétano é feita em três doses, com intervalo de dois meses. Geralmente, essas três doses são tomadas na infância. Então confira a sua carteira de vacinação para certificar-se se a vacinação está em ordem. Depois delas, o reforço deve ser feito a cada dez anos para que a imunização continue eficaz. É nesse momento que os adultos cometem um erro, deixando a vacina de lado.

Vacina Tríplice-viral ? para sarampo, caxumba e rubéola
Causado por um vírus, o sarampo é caracterizado por manchas vermelhas no corpo. A transmissão ocorre por via respiratória. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a mortalidade entre crianças saudáveis é mínima, ficando abaixo de 0,2% dos casos. Nos adultos, essa doença é pouco observada, mas como a forma de contágio é simples, os adultos devem ser imunizados para proteger as crianças com quem convivem.
Conhecida por deixar o pescoço inchado, a caxumba também tem transmissão por via respiratória. Mesmo que seja mais comum em crianças, a caxumba apresenta casos mais graves em adultos, podendo causar meningite, encefalite, surdez, inflamação nos testículos ou dos ovários, e mais raramente no pâncreas. 
Já a rubéola é caracterizada pelo aumento dos gânglios do pescoço e por manchas avermelhadas na pele, é mais perigosa para gestantes. O vírus pode levar à síndrome da rubéola congênita, que prejudica a formação do bebê nos três primeiros meses de gravidez. A síndrome causa surdez, má-formação cardíaca, catarata e atraso no desenvolvimento.
O adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver recebido as duas doses recomendadas para a imunização completa quando era criança e se tiver nascido depois de 1960. O Ministério da Saúde considera que as pessoas que nasceram antes dessa data já tiveram essas doenças e estão imunizados, ou já foram vacinados anteriormente.
Mesmo que todos com essas características devam ser vacinados, as mulheres que pretendem ter filhos, que não foram imunizadas ou nunca tiveram rubéola devem tomar a vacina um mês antes de engravidar, já que a rubéola é bastante perigosa quando acomete gestantes, podendo causar deformidade no feto. 

Vacina contra a hepatite B
A Hepatite B é transmitida pelo sangue, e em geral não apresenta sintomas. Alguns pacientes se curam naturalmente sem mesmo perceber que tem a doença. Em outros, a doença pode se tornar crônica, levando a lesões do fígado que podem evoluir para a cirrose. "A imunização contra essa doença é importante, pois ela pode causar problemas sérios, como câncer no fígado", diz Paulo Olzon.
De acordo com o especialista, há algumas décadas, o tipo B da hepatite era o mais encontrado, já que ela pode ser transmitida através da relação sexual e as pessoas não tomavam cuidado com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Depois de uma campanha de vacinação e imunização, e da classificação da hepatite C pelos médicos, ela não pode ser vista como epidemia, mas ainda é preciso tomar cuidado com essa doença. 
Até os 19 anos, todas as pessoas podem tomar a vacina contra hepatite B, gratuitamente, em qualquer posto de saúde. A aplicação da vacina também continua de graça, quando o adulto faz parte de um grupo de risco. "Pessoas que tenham contato com sangue, como profissionais de saúde, podólogos, manicures, tatuadores e bombeiros, ou que tenham relacionamentos íntimos com portador da doença são as mais expostas a essa doença", diz o especialista. Fora isso, qualquer adulto pode encontrar a vacina em clínicas particulares. 

Pneumo 23 - Pneumonia
O pneumococo, bactéria que pode causar a pneumonia, entre outras doenças, pode atacar pessoas de todas as idades, principalmente indivíduos com mais de 60 anos. "Pessoas com essa idade não podem deixar de tomar a vacina pneumo 23", diz Paulo Olzon.
A pneumonia é o nome dado a inflamação nos pulmões causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas). Entre os principais sintomas dessa inflamação dos pulmões, estão febre alta, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro. Adultos com doenças crônicas em órgãos como pulmão e coração -alvos mais fáceis para o pneumococo, devem tomar essa vacina sempre que há uma campanha de vacinação.
Mesmo que ela seja uma das vacinas mais importantes para ser tomadas é a única vacina do calendário que não é oferecida em postos de saúde. É preciso ir a um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, em locais como o Hospital das Clínicas e a Unifesp.  

Vacina contra a febre amarela
A febre amarela é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A doença rem como principais sintomas febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) e hemorragias. "Se a febre amarela não for tratada, pode levar a morte", explica o especialista.
Por ser uma doença grave, e com alto índice de mortalidade, todas as pessoas que moram em locais de risco devem tomar a vacina a cada dez anos, durante toda a vida. Quem for para uma dessas regiões precisa ser vacinado pelo menos dez dias antes da viagem. No Brasil, as áreas de risco são: zonas rurais no Norte e no Centro-Oeste do país e alguns municípios dos Estados do Maranhão, do Piauí, da Bahia, de Minas Gerais, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Mesmo que os efeitos colaterais mais sérios sejam muito raros, a vacina contra febre amarela deve ficar restrita aqueles indivíduos que moram ou irão viajar para algum lugar de risco. "Nesse sentido, a preocupação dos médicos está relacionada ao risco de reação alérgica grave ou anafilática, que pode levar a morte os pacientes propensos", explica o infectologista Paulo Olzon.  

Vacina contra o influenza (gripe)
A vacina contra gripe deve estar na rotina de quem está com mais de 60 anos. "Muitas pessoas deixam de tomá-la com medo da reação que ela pode causar. Mas isso é um mito, já que a suposta reação do corpo não tem nada a ver com a vacina, e sim com a própria gripe. Isso porque, o vírus da gripe fica semanas em nosso corpo sem se manifestar e a proteção da vacina não é imediata como as pessoas imaginam", diz o especialista.
A gripe é transmitida por via respiratória, leva a dores musculares e a febres altas. Seu ciclo costuma ser de uma semana. Pessoas com mais de 60 anos podem tomar a vacina nos postos de saúde, enquanto os mais jovens podem ser vacinados em clínicas particulares.
"Os idosos que não querem esperar até a campanha anual de vacinação contra a gripe podem tomar a vacina em clínicas particulares em todas as épocas do ano", diz Paulo Olzon.  

Fonte  


Matéria sugerida pela Fabiana de Almeida. Sugira a sua também.

17.10.11

Lente de contato

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Uma lente de contato  é uma lente oftálmica corretiva, cosmética, corretivo-cosmética ou terapêutica utilizada sobre a córnea do olho. As lentes de contato modernas foram inventadas pelo químico tcheco Otto Wichterle, que também inventou o primeiro gel usado para a produção das lentes.
As lentes de contato geralmente servem para a mesma proposta corretiva que os óculos convencionais, porém elas são mais leves e virtualmente invisíveis. Fora que as lentes de contato corrigem a miopia com 5% a mais de eficácia comparada aos óculos convencionais.Muitas lentes comerciais são tingidas com um azul fraco para torná-las mais visíveis quando estiverem imersas em soluções de conservação ou limpeza. As lentes cosméticas e as corretivo-cosméticas são coloridas propositalmente de modo que alteram a aparência do olho.
Estima-se que cerca de 125 milhões de pessoas no mundo usem lentes de contato (2% da população mundial),incluindo 28 a 38 milhões nos Estados Unidos e 13 milhões no Japão. Os tipos de lentes usadas e prescritas variam consideravelmente entre os países, com as lentes de contato rígidas representando cerca de 20% das lentes prescritas no Japão, Holanda e Alemanha, porém representando menos de 5% das prescritas na Escandinávia.
As pessoas escolhem usar lentes de contato por diversas razões. Muitos consideram que sua aparência fica mais atraente com o uso de lentes de contato, em comparação com os óculos. As lentes de contato são menos afetadas pelo clima úmido, não embaçam e proporcionam um campo de visão mais amplo. Elas são mais adequadas para diversas atividades esportivas. Adicionalmente, condições oftalmológicas como a ceratocone e aniseiconia podem não ser precisamente corrigidas com o uso de óculos.

História


Em 1887, Adolf Fick foi aparentemente a primeira pessoa a utilizar com sucesso lentes de contacto, que eram feitas de vidro marrom.

A ideia de aplicar lentes corretivas diretamente na superfície do olho foi proposta pela primeira vez em 1508 por Leonardo da Vinci, e ideias similares surgiram de René Descartes em 1636, mas foi somente em 1887 que o fisiologista alemão Adolf Eugen Fick construiu as primeiras lentes de contato.

Tipos

As lentes de contato são classificadas em diferentes maneiras.

Por função

Lentes de contato corretivas

Servem para corrigir erros de refração, como por exemplo, miopia.

Lentes de contato cosméticas

Servem para colorir a superfície dos olhos, também podem dar formas diversas à pupila.

Lentes de contato corretivo-cosméticas

Têm ao mesmo tempo as funções corretiva e cosmética.

Lentes de contato terapêuticas

Servem para tratar distúrbios não-refrativos do olho. Costuma ser usado após cirurgias corretivas, como LASIK, PRK e PTK.

Por material

Existem diversos tipos de lentes de contato, entre elas estão as rígidas e as gelatinosas. As lentes rígidas podem ser acrílicas (não permeáveis ao oxigênio), as gás permeáveis e híbridas. As lentes gás permeáveis são feitas de combinações de polímeros de polimetilmetacrilato com polímeros de silicone e fluor. As lentes híbridas podem ser de dois tipos, de centro rígido e uma zona periférica gelatinosa e também toda a lente rígida mas envolta em uma película gelatinosa em volta de toda a lente. As lentes de contato gelatinosas são recomendadas para quem está se adaptando, pois são mais confortáveis e baratas.
Lentes rígidas esclerais e semi-esclerais são lentes de tamanhos maiores que as lentes corneanas. As lentes de contato rígidas gás permeáveis semi-esclerais e esclerais são utilizadas para fins de correção óptica ou terapêutica e possuem diâmetros maiores e são adaptadas na esclera (porção branca do olho), são geralmente muito confortáveis embora de maior complexidade geométrica. No Brasil somente existe um tipo sendo fabricada atualmente que é a Semi-Scleral Bastos (SSB). Estas lentes tem uma excelente indicação terapêutica em casos de síndrome de olho seco severo, Síndrome de Stevens-Johnson, Síndrome de Sjögren, entre outras neuropatias da córnea. Outra indicação destas lentes são córneas com grande astigmatismo irregular que requerem correção óptica quando as demais lentes rígidas, gelatinosas ou híbridas não possibilitam uma boa adaptação.

Por tempo de uso

Uma lente de contato de uso diário é projetada para ser removida antes do usuário dormir. Uma lente de contato de uso estendido é projetada para o uso continuo durante a noite, tipicamente durante 6 ou mais noites consecutivas. Novos materiais, como o hidrogel de silicone, permitem até mesmo períodos de uso maiores, até 30 noites consecutivas, sendo estas lentes conhecidas como de uso contínuo. Geralmente, as lentes de uso estendido são descartadas após o tempo de duração especificado. Estas lentes estão ficando cada vez mais populares, devido à sua conveniência. As lentes de contato de uso estendido e uso contínuo podem ser usadas por períodos tão longos pois elas possuem uma alta permeabilidade ao oxigênio (tipicamente 5-6 vezes maiores que as lentes soft tradicionais), o que as permitem ficar no olho sem causar problemas de saúde.
Os usuários de lentes de contato de uso estendido podem ter um risco aumentado de infecções e úlcera de córnea, principalmente devido ao cuidado precário, má limpeza, instabilidade do filme lacrimal e estagnação de bactérias. A neovascularização da córnea tem historicamente sido uma complicação comum das lentes de uso estendido, embora isso não aparente ser um problema com as lentes de silicone hidrogel de uso estendido. A complicação mais comum das lentes de uso estendido é a conjutivite, geralmente alérgica ou conjuntivite papilar gigante, às vezes associada com a má acomodação das lentes de contato.
É sempre recomendado conversar com seu oftalmologista, para que ele determine se pode ou não usar as lentes de contato por longos períodos. Mesmo que possa usar, você é obrigado a lavar as lentes de contato periodicamente, ou causará sérios problemas aos olhos.

Por desenho

As lentes rígidas podem ter desenhos esféricos,asféricos e tóricos ( Astigmatismo ), sendo que as lentes rígidas asféricas proporcionam um melhor alinhamento da lente junto a córnea, proporcionando maior conforto, estabilidade e saúde ocular. As lentes rígidas são também utilizadas para patologias como ceratocone e para adaptações de lentes de contato pós transplante de córnea e pós cirurgia refrativa, quando os resultados destas cirurgias não são os esperados.
Segundo alguns especialistas, as lentes rígidas gás permeáveis são as únicas que podem ser indicadas sempre que houver indicação de lentes de contato, por serem as que melhor oferecem o oxigênio e a devida lubrificação da córnea, principalmente se forem de desenhos asféricos.

Marcas de lentes de contato

As lentes de contato mais comuns do Brasil são das marcas: Acuvue, Alcon, Bausch & Lomb, Ciba Vision, Clic, Coopervision, Ikeeps, Lens Alert, Look Vision, Optolentes, Solótica, Ultralentes.

Principais complicações

Pálpebra:
  • Ptose
Conjuntiva:
  • Dermatite de contato
  • Conjuntivite papilar gigante
  • Ceratoconjuntivite límbica superior
Córnea:
  • Epitélio
  • Abrasão de córnea
  • Erosão de córnea
  • Úlcera de córnea
  • Hipóxia
  • Estroma
  • Infecção e ceratite
  • Bactérias
  • Protozoários: Acanthamoeba
  • Fungos: Fusarium
  • Olho vermelho por lente de contato
  • Ceratocone
  • Endotélio

Uso

Milhares de pessoas no mundo inteiro preferem o uso de lentes pela maior praticidade no dia a dia, como o maior ângulo de visualização (ou visão periférica, pelo conforto em relação aos óculos, por necessidade devido a patologias que requerem o uso de lentes especiais (como a Ceratocone), por questões estéticas e até mesmo cosméticas ou profissionais.

Colocação

As lentes de contato são colocadas utilizando o dedo indicador ou o polegar, estende-se com uma das mãos a região da pálpebra e então com a outra mão deposita-se no centro do globo ocular a lente.

Remoção

As lentes de contatos são removidas fazendo-se uma pinça com os dedos. No caso de lentes rígidas é possível a utilização de uma pequena ventosa.

Vantagens

  • Ganho da visão panorâmica.

Desvantagens

  • Prejudica a visão ocular podendo causar catarata.
  • E outras complicações devido ao mau uso de lentes são: edema, úlcera, infecção, neovascularização e deformidades na córnea.
  • Existe também a chamada conjuntivite por lente de contato (conjuntivite papilar), que é bem frequente nos utilizadores de lente de contato gelatinosa, que pode ser controlada por exame periódico.

Subscribe