Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

30.3.12

Maquiagem de Outono

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

A melhor estação do ano bate à porta! Outono, quando as folhas caem, o entardecer chega mais cedo, as echarpes e lenços saem do closet, as roupas ficam mais sérias e chics, o clima fica uma delícia e tudo ganha outros ares…inclusive a maquiagem! Aposte nos tons fechados. Quais são eles? aqueles com as tonalidades de cinza, roxo, marrom, caramelo, azul. Aposte no blush rosado e cereja….ficam lindos contrastando com as tonalidades mais sérias! Idealize um visual para um jantar à noite: um modelito preto básico, uma linda echarpe ton sur ton cinza e uma make feita com uma sombra berinjela, uma máscara espessa para o cílios, uma sobrancelha delineada e marcada, um blush rosado e lábios no tom vinho. Esse é um visual para o outono: Básico, chic e insinuante. Eu amo essas cores fechadas porque o conjunto é espetacular, a mulher se sente poderosa e amada. Faça com calma, uma coisa de cada vez e com capricho. E deixe para se vestir depois de pronta, quando você coloca o assessório mais charmoso que tem no armário. Depois calce aquele sapato com salto 12, uma bolsa legítima e cara que você usa em ocasiões especiais…dê um boa olhada no espelho, retoque o batom antes de sair de casa…e Voilá!!!
Olhem algumas makes de outono... Inspirem-se e mãos à obra!!


 

29.3.12

Culinária: Dicas

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


Algumas coisas são básicas na cozinha para que sua receita fique legal. Listei algumas que acho serem super importantes:

- Tenha sempre á mão uma boa faca afiada e sempre limpa;
- Boas panelas, de preferência com antiaderente;
- Quando for preparar uma receita, é interessante ter todos os ingredientes já separados e cortados sempre à mão. Isso facilita no preparo;

- Tenha sempre com você um pano de prato limpo para manter sempre os utensílios  livres de odores e sabores que possam atrapalhar sua receita;
- Tenha sempre em sua dispensa, um azeite extra virgem importado (de preferência), pois dará muito mais sabor às suas receitas;
- e o mais importante......uma boa taça de vinho para te acompanhar.

 Mãos na massa !!

28.3.12

Etiqueta à mesa

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Escolher e utilizar corretamente os talheres é fundamental para as boas-maneiras à mesa.

Os talheres variam em tamanho e forma segundo suas finalidades, e são dispostos numa certa ordem sobre a mesa, junto ao prato da refeição (fig. 1)

A ordem é simples: garfos e facas ficam nos lados correspondentes às mãos que vão utilizá-los para cortar, não para comer. 

O garfo, seguro na mão esquerda, retém a peça que é cortada com a faca segura na mão direita. 
As pessoas destras mudam o garfo de mão, passando-o para a direita, para levar o alimento à boca, e deixam a faca descansando sobre a borda superior direita do prato (fig. 3), enquanto comem.

Quando vão cortar novamente a peça de alimento, fazem voltar o garfo para a esquerda e utilizam a faca com a mão direita.

O procedimento acima descrito é o que é usado no Brasil e na maioria dos países da América do Sul e do Norte, e da Europa, salvo a França e os países de influência cultural francesa. 
Na França e nos países de cultura francesa o garfo fica na mão esquerda não apenas quando se corta a carne ou outro alimento, mas também para comer, com uma particularidade a mais.

Mostrando grande habilidade, os franceses conseguem equilibrar a comida sobre o ado convexo do garfo! Gastam um tempinho arrumando a montanhazinha de comida no lado inverso do garfo, seguro pela mão esquerda, com o auxílio da faca segura pela mão direita. Portanto, para imitar os franceses, não basta comer com a mão esquerda: é preciso também saber utilizar o garfo com o lado convexo para cima.

A disposição dos talheres junto ao prato, e a posição dos copos e do pratinho de pão seguem o esquema da
figura 1. A arrumação dos talheres deve ser feita em conformidade com o cardápio a ser servido, por exemplo: se você não for servir ostra ou peixes, não há necessidade de colocar esses talheres. Ou se o prato foi somente peixe, não precisa colocar talheres de carnes
Uma refeição completa compreende vários pratos e esta é a razão de tantos talheres, e de eles variarem de forma e tamanho, como mostra a figura 1
Na figura estão dispostos os talheres para um almoço ou jantar informal de quatro pratos: a ostra como aperitivo, uma sopa ou caldo como entrada, o primeiro prato e o prato principal.

 Os copos são para água e duas qualidades de vinho. A ordem dos talheres e dos copos é a mesma em que os pratos serão servidos: os primeiros talheres a serem usados são os mais afastados do prato.

O pequeno garfo de três dentes (1) é o usado para comer ostras; a colher (2), para a sopa; a faca e o garfo mais externos (3 e 4) serão para o primeiro prato, geralmente uma carne branca como peixe ou frango. Se for peixe, esse jogo de talheres será trocado pelo que é próprio para comer peixe.


Fig. 1
A faca e o garfo mais próximos do prato (5 e 6) são para o prato principal. Os demais talheres e utensílios são a faca de manteiga (7); o guardanapo (8); o sous plat ou prato de serviço (9); o prato de pão (10); e os copos, o de pé maior (11), para água;. o copo médio (12) para o vinho tinto que acompanha o prato principal;. e o copo de pé menor (13), para o vinho branco que acompanha o primeiro prato. O prato de serviço ou sous-plat funciona como uma bandeja para os pratos de refeição. Sobre ele é colocado o prato de sopa e, na seqüência, o primeiro prato e o prato principal. É removido junto com este último, antes da sobremesa.
O talher usado nunca é deixado sobre o forro da mesa. Nos intervalos em que não está a ser usada, a faca é deixada obliquamente em dois pontos de apoio sobre a borda, na posição da corda de um arco, a ponta para o lado mais afastado do prato e o cabo na borda direita.

Se você descansa ambos os talheres por algum motivo, como para usar o guardanapo, partir o pão, etc., o garfo é colocado fazendo um triângulo com a faca, esta na posição oblíqua já descrita da corda de um arco de flecha, e o garfo direcionado para a frente, com o cabo voltado para você (Fig. 2).


Fig. 2
Durante uma troca de pratos, ou se a pessoa estende o prato para facilitar ser servida, deve reter consigo os talheres. Existem vários tipos de descansos para talheres, em metal e mesmo esculpidos em ágata, para serem usados nesse momento (fig. 3). Se não houver descansos para talheres, segure-os juntos, na mão esquerda., em posição horizontal ao nível da mesa, e não na vertical.

É o que aconselho porque me parece igualmente ruim sujar o sous plat ou prato de serviço com alguma particula ou gordura dos talheres.O que nesse caso se aplica aos talheres, aplica-se também aos pauzinhos, na comida japonesa. Porém, como os pauzinhos são redondos, o descanso é côncavo, na forma de lua crescente; para os talheres ele pode ser horizontal, mas o modelo arqueado é mais seguro para evitar que as peças caiam sobre a toalha.


Fig. 3
Ao terminar uma refeição, a pessoa deixa o garfo e a faca unidos em paralelo, dentro do prato, com os cabos apoiados na borda do lado direito, aproximadamente na direção 4:20 horas. A etiqueta recomenda que o lado cortante da faca esteja voltado para o interior do prato e o garfo com os dentes para cima (Fig. 4). É considerado reprovável deixar os talheres inclinados, com as pontas apoiadas nas bordas, do lado de fora e de cada lado do prato, como as asas abertas de uma ave. Os talheres de sobremesa são trazidos à mesa junto com o prato de sobremesa. 

Mas podem também ser deixados na mesa desde o início da refeição, colocados logo acima do prato de serviço, linearmente entre o pratinho de pão (ou de manteiga) e os copos. Os cabos da colher e da faquinha de sobremesa são voltados para a direita e o cabo do garfo para a esquerda.


Fig. 4
A taça da sobremesa terá por baixo seu próprio prato de serviço. Neste caso, a colher utilizada é deixada, ao final, sobre esse prato de serviço, e não na taça em que a sobremesa foi servida.



Fonte

27.3.12

Direito Tributário, por Leonardo Andrade. Parte IV

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Estamos tendo a honra de receber mais uma vez o nosso querido amigo Leonardo de Araújo Andrade. Ele é Bacharel em Direito, Pós-Graduando em Direito Tributário. 
O nosso querido amigo nos presenteou com uma série de dicas e toques sobre direito tributário. 
Aproveitem a quarta parte da sua matéria.

Bjkas.
Paulinha
_______________________________________

Olá Pessoas Inteligentes desse Brasil,

Sim, são inteligentes. O fato de lerem o Blog da Paulinha é isso. Só aqui vocês acham informações úteis, curiosidades e coisas que só engrandecem o seu dia-a-dia.
É com grande alegria que ministro a última parte da aulinha básica de Direito Tributário pra vocês. Na próxima vez que a Paulinha me convidar, volto com novos temas.
Bom, as últimas aulas expliquei direitinho pra que servem os tributos, o que eles são e quais as suas espécies. Hoje nós vamos falar sobre as imunidades tributárias.
Como eu disse no início o desconhecimento sobre certos termos jurídicos leva muitas pessoas a cometer algumas gafes em seu dia-a-dia. Conceitos simples como dolo (quando há intenção de praticar um ato) e culpa (quando não há intenção de praticar determinado ato) acabam sendo verdadeiros bichos de sete cabeças para o cidadão comum, principalmente por causa da imprensa que, muitas vezes, passa e repassa a informação com o erro que lhe foi apresentado.
Esse é o caso das imunidades. Tem muita gente que sai por aí confundindo Isenção com Imunidade. Isso é um erro grotesco que aluno meu e leitor do blog da Paulinha não pode cometer NUNCA! Afinal são pessoas instruídas que não vacilam por aí. Não é?
Olha, olha. Não quero nenhum de vocês caindo na bobagem de acreditar em tudo o que o pessoal da TV sai falando.
Vamos lá:
A nossa Carta Magna apresenta em seu texto duas espécies de limitações constitucionais ao Poder de Tributar: os Princípios e as Imunidades, os quais nada mais são do que garantias fundamentais do contribuinte contra o fisco.
Pense neles como mecanismos legais para proteger você de eventuais abusos que o Estado possa praticar.
Assim, tanto os princípios quanto as imunidades possuem esta natureza dupla de limitação ao poder de tributar e garantias fundamentais. Dessa forma, partindo-se dessa premissa, os princípios e imunidades são cláusulas pétreas, ou seja, fazem parte do núcleo imodificável da Carta Magna e Sua regulamentação infraconstitucional exige lei complementar (Art. 146, II da CF ).

Obs.: é vedada a edição de Medida Provisória para regulamentar princípios e imunidades , vez que temas de LC não podem ser dirimidos por MP;

Não devemos confundir imunidade com isenção. Os dois institutos liberam o contribuinte de pagar o tributo, mas são institutos diferentes.
As imunidades são instituídas pela constituição federal no seu art.150 só podem ser modificadas pelo processo legislativo de emenda constitucional. Consiste em uma vedação ou renuncia fiscal instituídas a entidades que de algum modo complementam ou suprem uma atividade que deveria ser feita pelo Estado, como por exemplo as entidades sem fins lucrativos que suprem a assistência social não dada pelo ente publico (Art. 3°, III da CF).
As isenções são instituídas por lei infra constitucional a determinadas pessoas e em determinadas situações, uma vez extinta essa pessoa ou essa situação cessa a isenção, ou seja ,tem caráter temporário enquanto a supracitada tem caráter perene.
Vamos simplificar mais ainda?
Imunidade ≠ Isenção



Imunidade   
ü  A imunidade está na Constituição;
ü  Limita a competência tributária;
ü  Afasta somente impostos;
ü  Tem interpretação ampliativa (ou extensiva).

Isenção
ü  A isenção encontra-se na Lei;
ü  Dispensa o pagamento;
ü  Atinge qualquer tributo;
ü  Tem interpretação restritiva ou literal;

Lembrar que: existem imunidades subjetivas, que protegem pessoas, afastando todos os impostos (Exemplo: Imunidade religiosa).
E existem imunidades objetivas, que protegem produtos, afastando somente os impostos diretamente relacionados com aquele item (Exemplo: Imunidade de imprensa).

Curiosidade: Sabem aquele pessoal que vive reclamando aos quatro ventos que é contra o fato de que as Igrejas são isentas de impostos? Parabenize-os por isso. As igrejas nunca foram isentas de impostos. Elas são, na verdade, imunes. O problema é que por se tratar de expressões parecidas, muita gente confunde. E poucos são os que se preocupam em corrigir o seu erro.

Bom pessoal. Isso encerra nossa aula. Minha meta aqui foi só esclarecer um pouco sobre o vasto universo que é o Direito Tributário pra vocês.
Lembrem-se sempre de verificar os dispositivos citados nas leis (Constituição Federal e CTN), que podem ser facilmente encontrados no Google ou no site do Planalto.
Um último conselho que deixo é:
O professor é apenas um guia. O que vai determinar se você é bom ou não em um assunto é a sua pesquisa. Sempre que estiver com dúvidas, pesquise. Só aí converse com seu professor. Pode ser demorado e trabalhoso, porém os resultados valem a pena. Além de ser bom para o seu aprendizado e crescimento pessoal, é a melhor forma de não cair em erros.
Espero que tenham gostado.
Abraços a todos.
_________________________________

Muito obrigado, Leonardo.
Adorei as suas matérias e tenho certeza de que ajudou a muita gente.
Esperamos mais matérias suas em breve.

Bjkas.
Paulinha

26.3.12

Pizza de Berinjela

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


2 berinjelas fatiadas finas de aproximadamente 5 mm
Queijo mussarela fatiado a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Molho de tomate pelado
Manjericão fresco
Azeitona preta fatiada
Orégano a gosto
Azeite de oliva extravirgem
Cebola fatiada

A pizza
Cozinhe as fatias de berinjela até ficarem macias.

Deixe esfriar e retire a pele com cuidado para não desmanchar a poupa.
Em uma forma de pizza, coloque as fatias de berinjela como se fosse a massa da pizza.
Coloque o molho de tomate, as azeitonas, as cebolas, sal e pimenta a gosto.
Cubra com a mussarela e polvilhe orégano a gosto.
Regue com azeite e coloque no forno médio por 25 minutos. 


Fonte

25.3.12

Dicas de Maquiagem

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

       Dicas de Maquiagem

Antes de aplicar a maquiagem, é importante passar por um processo delimpezaesfoliação e hidratação da pele:
  • A limpeza é essencial para remover as impurezas e o excesso de oleosidade;
  • A esfoliação ajuda a remover a camada de células mortas, deixando a pele fina e macia;
  • O hidratante deve ser de preferência com filtro solar.
  • Logo após o hidratante, para deixar a pele mais bonita, fixar melhor a maquiagem e tirar o brilho.

Cuidados Especiais para Peles Oleosas

Alguns cuidados podem contribuir para evitar a oleosidade e o brilho excessivo.
Manter a pele limpa é fundamental. Para isso, o segredo é utilizar sabonetes próprios para peles oleosas. Depois, aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição e maquiagem.
Cuidado na hora da hidratação: escolha produtos livres de óleo e que não causam obstrução dos poros. Tome cuidado com a temperatura da água, que não pode ser quente nem gelada.

Como Aplicar a Maquiagem

1. Base Facial

Cuidados com o Rosto
Dê preferência para bases líquidas ou cremosas, pois ressecam menos a pele. Para espalhar melhor a base, use uma esponja umedecida em água. Aplique uma base mais clara que sua pele na testa, laterais do nariz, da boca e do queixo, para suavizar os traços e "iluminar" o rosto.

2. Corretivos

Cuidados com o Rosto
Para disfarçar olheiras, use um corretivo mais claro que o tom da base. Corretivos de tom levemente verde corrigem melhor olheiras e espinhas.

3. Pó Facial (Compacto ou Translúcido)

Cuidados com o Rosto
A função do pó facial é de uniformizar a pele — especialmente depois de usar corretivo — e ajudar na fixação da maquiagem. Mas, se a sua pele for boa, você nem vai precisar usá-lo. Cuidado para não exagerar na quantidade para seu rosto não parecer uma "máscara".
A aplicação é bem simples. Use aquele pincel mais grosso ou, no caso do pó compacto, a esponjinha.

4. Sombra

Cuidados com o Rosto
Sombras escuras diminuem os olhos; sombras claras aumentam os olhos.
A sombra deve ser aplicada com o tom mais forte nos cantos externos, bem perto dos cílios, e o tom mais claro na parte de cima, bem próxima à raiz das sobrancelhas. Cuidado para não exagerar na quantidade e procure usar somente em ocasiões especiais.

5. Lápis

Cuidados com o Rosto
O lápis de olhos deve ser passado com cuidado na hora de passar principalmente quem tem o costume de passar ele bem em baixo cílios inferiores para deixar os olhos bem marcados, como a pele transpira você pode ficar com os olhos borrados rapidinho.

6. Delineador

Cuidados com o Rosto
Para melhor efeito, aplique a sombra antes do delineador. Este deve ser aplicado com uma camada fina e uniforme junto à raiz dos cílios superiores, de dentro para fora dos olhos.
Se você quiser um traço bem fino, use somente a pontinha do pincel ou do lápis. Já existem aplicadores cujo pincel é rígido e com a ponta bem fininha. São os melhores para quem não tem muita habilidade ou firmeza na mão. Se você quiser um traço mais grosso, incline um pouco a ponta do pincel.
Para aplicar o delineador mais facilmente, use um espelho sobre a mesa. Aplique primeiramente da metade da pálpebra para os cantos externos. Depois, faça um traço mais fino do centro da pálpebra para o canto interno.

7. Rímel

Cuidados com o Rosto
Para alongar os cílios, aplique o rímel em pelo menos duas camadas. Use-o apenas nos cílios superiores, para deixar o olhar natural. Para não borrar o rímel, seque os cílios com secador. Mantenha os olhos fechados para não irritá-los.
Se o rímel estiver ressecado, aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais algumas vezes.

8. Blush

Cuidados com o Rosto
Aplica-se com pincel uma pequena camada de Blush nas maçãs do rosto, com leves pinceladas. O Blush deve ser usado em quantidades moderadas para não dar um aspecto artificial. Os excessos devem ser retirados com uma esponja contendo pó compacto.
Se quiser "alargar" seu rosto, aplique blush na altura das orelhas, puxando o pincel em direção às maçãs do rosto. Se quiser deixá-lo mais fino, aplique nas têmporas (entre a sobrancelha e a maçã do rosto) e puxe para as maçãs do rosto.

9. Batom

Cuidados com o Rosto
Para fixar o batom, aplique- o e retire o excesso com papel absorvente, passe uma camada de pó compacto e aplique outra camada de batom.
Para aumentar seus lábios, desenhe o contorno natural deles com um lápis um pouco mais escuro que o batom, do lado de fora dos lábios, esfumace o traço com um pincel e aplique o batom. Use um tom mais claro e cintilante na parte central dos lábios inferiores. Use e abuse dos gloss e brilhos.
Para diminuir os lábios, desenhe o contorno pela parte interna dos lábios, com um lápis mais claro que o batom que irá usar. Evite brilho e gloss; use batons escuros e opacos.

10. Limpeza da maquiagem

Tinta Permanente sem Amônia?
Não se esqueça de retirar bem a maquiagemantes de dormir para que a pele possa respirar.
O ideal é usar demaquilantes, pois estes são próprios para tirar todo excesso da maquiagem. Em seguida use sabão neutro (próprio para lavar o rosto) para retirar o que o demaquilante não tirou. O tônico facial serve para tirar aquela sujeirinha escondida lá nos poros, bom para finalizar a limpeza. Evite produtos à base de álcool, pois estes ressecam a pele.
E, por último, não se esqueça de caprichar na hidratação ou (dependendo da sua idade) um bom creme antirrugas.

20.3.12

Seja bem vindo, Outono

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |



O planeta Terra possui quatro estações do ano (outono, inverno, primavera e verão). Isso se deve à diferença de radiação solar que incide sobre a superfície terrestre durante uma época do ano, fato provocado pelo movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol) e pela inclinação do eixo da Terra em relação ao plano orbital.

O Outono é uma estação caracterizada pelas noites mais longas que os dias. Outros fenômenos marcantes desse período são as mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, a mudança na coloração das folhas das árvores (elas começam a “amarelar”), etc.
No Hemisfério Norte, o outono tem início no dia 23 de setembro e termina no dia 22 de dezembro; no Hemisfério Sul, essa estação do ano se inicia no dia 20 de março e termina no dia 20 de junho.
Durante essa estação ocorre a maioria das colheitas agrícolas, pois os produtos cultivados já estão bastante desenvolvidos. As folhas, com poucos nutrientes, além dos frutos bastante maduros, caem no chão. O outono é a estação de transição do verão para o inverno.

Para embelezar a chegada da nova estação, que tal um pouco de Cecília Meireles?

CANÇÃO DO OUTONO

Perdoa-me, folha seca, 
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo, 
e até do amor me perdi.

De que serviu tecer flores
pelas areias do chão, 
se havia gente dormindo 
sobre o próprio coração?

E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando àqueles 
que não se levantarão...

Tu és a folha de outono 
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
Certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...

(Cecília Meireles)

Subscribe