Blog da Paulinha

Críticas, Dicas, Vídeos, Notícias, Receitas...

29.2.12

Termos Orientais

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Desde 1908, com o início da imigração japonesa no Brasil, muitos elementos da cultura oriental foram introduzidos por aqui. Consequentemente, uma série de termos relacionados foram incorporados à língua portuguesa. Observe a influência oriental em nosso idioma e veja as definições dos termos que selecionamos.
Alimentação
Hashi: os dois pauzinhos com que os orientais levam a comida à boca.
Saquê: bebida alcoólica japonesa, feita a partir do arroz e submetida a processo de fermentação.
Shoyu: molho à base de soja, muito utilizado nas culinárias japonesa e chinesa.
Sushi: comida japonesa que consiste em bolinhos de arroz com peixe cru, ovas etc., temperados com saquê e vinagre e enrolados por uma folha de alga. Em português, sushi significa "azedo".
Yakisoba: macarrão com verduras bastante típico na culinária oriental.
Descendência
Issei: japonês que deixou o Japão para viver na América.

Nisei: filho de pais japoneses, nascido na América.


Sansei: filho de nisei, nascido e criado na América.
Nikkei: descendente de japonês nascido fora do Japão ou que vive regularmente no exterior.

Dekassegui (forma aportuguesada: decasségui): é o nome dado aos brasileiros que vão trabalhar temporariamente no Japão.
Diversos
Bonsai: miniatura de planta, cultivada em bandeja. A arte japonesa de miniaturizar plantas consiste em manter suas características de proporção e morfologia normais.
Karaoke (forma aportuguesada: caraoquê): aparelho eletrônico em que qualquer pessoa pode cantar ao microfone acompanhada por fundos musicais gravados, geralmente lendo a letra das canções em uma tela.
Karate (forma aportuguesada: caratê): arte marcial oriental, utilizada como método de ataque e defesa pessoal, em que são usados os pés e as mãos.
Ofurô: banheira japonesa circular e grande, feita de ripas de cedro encaixadas e presas por arcos de metal. Pode ser utilizado por uma ou mais pessoas para banhos quentes e relaxantes.
Origami: arte tradicional japonesa de dobrar pedaços de papel em formas representativas de animais, objetos, flores, etc.

28.2.12

Militares de Valor!

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Dois militares brasileiros morreram no incêndio ocorrido na madrugada deste sábado da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). A informação, repassada no início da tarde por pesquisadores que estavam no local, foi confirmada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Os mortos são o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos.
“Num ato de heroísmo, eles estiveram justamente no local de maior risco, na tentativa de debelar o incêndio e não conseguiram. Todos os pesquisadores e funcionários civis foram resgatados e já se encontram no continente, no Chile, e amanhã já devem estar de volta ao Brasil”, disse Amorim.
Segundo o ministro, 12 militares da Marinha, inclusive o comandante da base, ficaram numa base chilena vizinha à brasileira na Ilha Rei George, na Antártica. Eles devem retornar a Comandante Ferraz, para ajudar no trabalho de perícia e no resgate dos dois corpos. Um navio da Marinha brasileira também se deslocou para a Ilha Rei George, para ajudar na tarefa.
O filho do suboficial Figueiredo, o oficial da PM Vinicius Figueiredo, recebeu a notícia da morte do pai por volta das 17h30m. Carlos Alberto era natural de Vitória da Conquista, na Bahia, e tinha 47 anos. Havia morado três anos em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, mas sua família retornou à Bahia quando ele viajou para a Antártica, em março do ano passado.
- Ligaram dizendo que o óbito foi confirmado. Ele estava tentando apagar o incêndio e o corpo provavelmente está carbonizado. Meu pai já estava para voltar. Tinha 30 anos de serviço na Marinha. Nunca demonstrou preocupação com a segurança na base. Ontem mesmo falamos com ele, por volta das 23h30m, e estava tudo normal - disse Vinicius, acrescentando que sua mãe está sob o efeito de remédios.
O acidente ocorreu na Praça de Máquinas, onde ficam os geradores de energia, por volta das 2h (horário de Brasília), segundo nota da Marinha do Brasil. Os integrantes do Grupo-Base (militares da Marinha responsáveis pela manutenção e operação da EACF) trabalham no combate ao incêndio.

_________________________

>>>>   BRASIL ACIMA DE TUDO!!!!  <<<<
Tenho Orgulho de ser brasileira, sim!
Brasil é muito mais que futebol e política... Brasil é povo, é terra, é chão... 
Esses sim são os verdadeiros heróis que morreram cumprindo o seu dever. São homens de honra e garra que perderam a vida em prol do próximo. 
Militar não serve só na guerra. Militar serve na PAZ. Militar honra a bandeira e os símbolos nacionais e isso não tem nada a ver com Ditadura, tem haver com civismo.
Militar é um servidor que deveria receber mais respeito de toda a população.
Sei que em todos os lugares há boas e más pessoas... Mas devemos sim honrar aqueles que dão a vida por nós, mesmo que a maioria da população não saiba o que acontece nas nossas fronteiras, nos nossos mares e no nosso espaço aéreo.


Fica o desabafo e solidariedade as famílias   




Corpos de militares mortos na Antártica chegam à base aérea no Rio. Santos e Figueiredo foram homenageados e considerados heróis nacionais pelo Ministério da Defesa (http://glo.bo/wOJa6D).

28.2.12

Curiosidades da Matemática

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Você conhece o número mágico?
1089 é conhecido como o número mágico. Veja porque:Escolha qualquer número de três algarismos distintos: por exemplo, 875.
Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o menor do maior:
875 - 578 = 297

Agora inverta também esse resultado e faça a soma:
297 + 792 = 1089  (o número mágico)

Curiosidade com números de três algarismos

Escolha um numero de três algarismos:
Ex: 234
Repita este numero na frente do mesmo:
234234
Agora divida por 13:
234234 / 13 = 18018
Agora divida o resultado por 11:
18018 / 11 = 1638
Divida novamente o resultado, só que agora por 7:
1638 / 7 = 234
O resultado é igual ao numero de três algarismos que você havia escolhido: 234.
O que é um número capicua?
Um número é capicua quando lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda representa sempre o mesmo valor, como por exemplo 77, 434, 6446, 82328. Para obter um número capicua a partir de outro, inverte-se a ordem dos algarismos e soma-se com o número dado, um número de vezes até que se encontre um número capicua, como por exemplo:

Partindo do número 84: 84+48=132;132+231=363, que é um número capicua.

O que são números ascendentes?
Um número natural é chamado de ascendente se cada um dos seus algarismos é estritamente maior do que qualquer um dos algarismos colocados à sua esquerda. Por exemplo, o número 3589.Quanto vale um centilhão?
O maior número aceito no sistema de potências sucessivas de dez, é o centilhão, registrado pela primeira vez em 1852. Representa a centésima potência de um milhão, ou o número 1 seguido de 600 zeros (embora apenas utilizado na Grã-Bretanha e na Alemanha).
Quadrados de números inteiros
O quadrado de um numero é um dos inteiros da série 1, 4, 9, 16, 25, etc. Não se torna difícil verificar a relação entre os membros consecutivos desta série. Verificamos que se somarmos o quadrado de x , mais duas vezes x mais 1 , o próximo quadrado sucessivo é obtido.
Por exemplo , 52 + 2.5 + 1  =  25+10+ 1 = 36 = 62
Se soubermos o valor de um determinado número ao quadrado, o próximo numero é facilmente obtido.
Exemplo: Sabendo que o quadrado de 18 é 324 , temos:
192 = 182 + 2.18 + 1 = 324+36+ 1 = 361
A razão para tal fato verifica-se pela relação algébrica:
(a + b)2 = a2 + 2ab + b2
19 = (18 + 1) = 182 + 2.18.1 + 12 = 361
Quadrados perfeitos e suas raízes
Os pares de quadrados perfeitos:
144 e 441, 169 e 961, 14884 e 48841
e suas respectivas raízes:
12 e 21, 13 e 31, 122 e 221, são formados pelos mesmos algarismos, porém escritos em ordem inversa.
O matemático Thébault investigou os pares que têm esta curiosa propiedade. Encontrou, por exemplo, a seguinte dupla:
11132 = 1.238.769   e   3111= 9.678.321
O que representa o número Pi?
O número PI representa o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. É a mais antiga constante matemática que se conhece. É um número irracional, com infinitas casas decimais e não periódico.
O que são números amigáveis?
Números amigáveis são pares de números onde um deles é a soma dos divisores do outro.Como exemplo, os divisores de 220 são: 1, 2, 4, 5, 10, 11, 20, 22, 44, 55 e 110 cuja soma é 284. Por outro lado, os divisores de 284 são: 1, 2, 4, 71 e 142 e a soma deles é 220. Fermat descobriu também o par 17.296 e 18.416. Descartes descobriu o par 9.363.584 e 9.437.056.
Você sabe quantas casas decimais do número Pi são conhecidas?
São conhecidas 51539600000 casas decimais de Pi, calculadas por Y. Kamada e D. Takahashi, da Universidade de Tokio em 1997. Em 21/8/1998 foi calculada pelo projeto Pihex a 5000000000000a. casa binária de Pi.


27.2.12

Dia do Livro Didático

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Muitas vezes, o livro didático é a única forma de acesso da criança à leitura e à cultura letrada. Suas principais funções são transmitir conhecimentos, desenvolver capacidades e competências, consolidar e avaliar o conteúdo estudado.

Recurso didático fundamental, sua distribuição gratuita aos estudantes da rede pública é assegurada pelo Estado.

Em 1929, foi criado o Instituto Nacional do Livro, com o objetivo de legitimar o livro didático e auxiliar no aumento de sua produção. No entanto, essa política passou por muitas mudanças até resultar na criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 1985.

A partir daquele ano, o professor da escola pública passou a escolher o livro mais adequado aos seus alunos e ao projeto pedagógico da escola, a partir de uma pré-seleção do MEC. A reutilização do livro e a introdução de normas de qualidade foram outros importantes avanços.

Com o amadurecimento desse processo, a produção e a distribuição de livros didáticos tornaram-se contínuas e massivas a partir de 1997.

Hoje, o governo federal envia livros didáticos aos alunos do ensino fundamental e tem aumentado a oferta de obras de literatura, dicionários e até mesmo de livros em braile (para os deficientes visuais) e em libras (para os deficientes auditivos).

Também tem sido crescente, nos últimos anos, a distribuição de obras didáticas aos alunos do ensino médio e aos programas de alfabetização de jovens e adultos.



Fonte

27.2.12

As 10 Melhores Curiosidades sobre o Beijo

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

1. Os romanos tinham 3 tipos de beijos:  o basium, trocado entre conhecidos; o osculum, dado apenas em amigos íntimos; e o suavium, que era o beijo dos amantes. Os imperadores romanos permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, enquanto os menos importantes tinham de beijar suas mãos. Os súditos podiam beijar apenas seus pés. 

2.  Antigamente, na Escócia, o padre beijava os lábios da noiva no final da cerimônia de casamento. Dizia-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção em forma de beijo. Depois, na festa, a noiva deveria circular entre os convidados e beijar todos os homens na boca, que em troca lhe davam algum dinheiro. 

3.  Na Rússia, uma das mais altas formas de reconhecimento oficial era um beijo do czar. No século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher que quisessem. 

4. Na Itália, entretanto, se um homem beijasse uma donzela em público naquela época era obrigado a se casar com ela imediatamente. 

5. Beijo francês é aquele em que as línguas se entrelaçam. A expressão foi criada por volta de 1920. 

6. Na linguagem dos esquimós, a palavra que designa beijar é a mesma que serve para dizer cheirar. Por isso, no chamado “beijo de esquimó″, eles esfregam os narizes. 

7. Em 1909, um grupo de americanos que consideravam o contato dos lábios prejudicial à saúde criou a Liga Antibeijo. 

8.  Boatos no final do século XIX atribuíam à estátua do soldado italiano Guidarello Guidarelli, obra do século XVI assinada por Tullio Lombardo, o poder de arranjar casamentos fabulosos a todas asmulheres que a beijassem. Desde então, mais de 7 milhões de bocas já tocaram a escultura em Veneza. 

9. Por causa do chefe de polícia de Tóquio, que achava o ato de beijar sujo e indecoroso, foram apagados dos filmes norte-americanos mais de 243.840 metros de cenas de beijos. 

10. Oliver Cromwell, no século XVII, proibiu que fossem dados beijos aos domingos na Inglaterra. Os infratores eram condenados à prisão.

26.2.12

É sempre bom ouvir a boa música: "Caetano Veloso - Sozinho"

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |



Às vezes no silêncio da noite
Eu fico imaginando nós dois
Eu fico ali sonhando acordado
Juntando o antes, o agora e o depois
Por que você me deixa tão solto?
Por que você não cola em mim?
Tô me sentindo muito sozinho
Não sou nem quero ser o seu dono
É que um carinho às vezes cai bem
Eu tenho meus desejos e planos secretos
Só abro pra você mais ninguém
Por que você me esquece e some?
E se eu me interessar por alguém?
E se ela, de repente, me ganha?
Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida
Fala que me ama
Só que é da boca pra fora
Ou você me engana
Ou não está madura
Onde está você agora?
Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida
Fala que me ama
Só que é da boca pra fora
Ou você me engana
Ou não está madura
Onde está você agora?

25.2.12

Letras...

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Letras...

É incrível como apenas uma letra pode ser sinônimo para tanta coisa.
A letra aprisiona e acalenta, ama e odeia.
A letra nos faz pensar e agir.
Tenho umas preferidas, outras simplesmente nem quero ver... Ou ler.
As letras dão medo também.

S... audade.
Dói quando é de alguém que já se foi... Dói quando é falta de alguém que queremos perto.
Uma vez escrevi que Saudade...

"Saudade é uma palavra que só tem sentido na língua portuguesa, mais especificamente no Brasil. Em nenhuma parte do mundo há uma tradução perfeita para esse sentimento. Se você juntar a falta que sente de uma pessoa e misturar tudo juntamente com a angústia, dor, desejo, necessidade, espera, agonia, tristeza, felicidade, irritação e tantos outros sentimentos não vai chegar nem perto do que quer dizer a palavra “Saudade”. "

S... ilêncio. 
Essa pode ter duas conotações ou até mais. O silêncio pode ser uma prisão para quem sofre ou libertação para quem precisa pensar... Em si e na vida. 
S... De sinônimos, silhuetas, simbolismos, si, só, sempre, somos, serenos, seremos, simples.

A... mor.
A... Eita letrinha complicada!
Ela nos traz amor, arrepios, ardor, ardência, amargura, arrependimento, amigos, alegrias, apagar, acender, alerta, ação... Apelação, anulação, atos, atuação, aurora e ar.

B...eijo.
Boca, barriga, braços, belo, bonito, branco, bege... Beleza, bravura, brevidade, bálsamo, basta, bastante, baixo, balançar.

L...indo.
Leveza, lástima, lentidão... Latente, limitação, lamúria.

C...alor.
Civil... Cacheado, cabelos, caídos, claros... Cego, contigo... Cansado, calado. 

Letras... 
O que fazer com elas e sem elas. 
Letras que acalmam e acalentam.
Letras que matam e que morrem.
Letras que nascem e que fazem sorrir. 
Letras, apenas letras. 
O que fazemos com elas... O que fazemos delas... Aí que está o x da questão.

________________________________________ Paula R. Cardoso Bruno.

25.2.12

Adeus Horário de Verão.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Para aqueles que gostam... Sinto muito.
Para aqueles que odeiam... Ueba!!!!

Hoje, à meia noite, todos os Estados das Regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e a Bahia deverão atrasar os relógios em uma hora.
Segundo os estudiosos, a justificativa para adotar o Horário de Verão é a redução no consumo de energia, consequentemente, produção. Outro motivo é o da conscientização da população no uso da luz natural dada pelo nosso rei Sol e o uso responsável da energia. Estima-se que nos últimos dez anos, houve uma a redução média de 5% da demanda de energia nos horários de pico. Isso significa que as usinas deixaram de produzir cerca de 2.000 MWt a cada ano. Coisa pra caramba!!! 
Então, amigos que curtem o Horário de Verão... Vamos aproveitar as últimas horinhas de sol até mais tarde.
E os amigos que não curtem... Teremos mais uma hora de sono na caminha.


CURIOSIDADE:
O primeiro a adotar o adiantamento dos relógios para aproveitamento da luz do sol foi Benjamin Franklin em 1784, quando não existia a energia elétrica. (Será mesmo? Os americanos adoram se aproveitar das idéias dos outros e dizer que foi sua... Mas... Vamos seguindo.). A sua ideia foi adotada pelo governo dos Estados Unidos.

Fonte

25.2.12

De onde vêm os termos "carioca" e "gaúcho"?

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Os termos brasileiros que definem origens regionais sem fazer referência direta à região nasceram por diferentes motivos. O mais comum é a influência de outras línguas que conviveram com o português ao longo da história do país, como o tupi e o espanhol platino - falado na região do rio Prata, divisa entre Argentina e Uruguai. Mas existem outras razões. Até mesmo hábitos alimentares e fardas militares ajudaram a dar nomes curiosos para cidadãos dos lugares citados abaixo. Confira:
Barriga-verde
Faz parte da tradição cultural de Santa Catarina dizer que as pessoas nascidas no estado são chamados de barrigas-verdes por causa do hábito de beber erva-mate. Para os historiadores, porém, o nome vem do colete verde usado pelos soldados de um batalhão de fuzileiros catarinenses, criado pelo brigadeiro Silva Pais no século XIX.
Gaúcho
A origem da palavra é incerta. Ela existe também na língua espanhola e supõe-se que tenha nascido na região platina, entre o Uruguai e a Argentina, para designar os habitantes das zonas rurais que se dedicavam à criação de gado nos pampas. Os moradores do Rio Grande do Sul teriam herdado o apelido pela proximidade com os dois países.
Carioca
O termo vem de duas palavras tupi: kara’iwa ("homem branco") e oka ("casa"), que, juntas, significam "casa do homem branco". Os índios passaram a usar a expressão logo após a fundação do Rio de Janeiro, para se referir à cidade. Como apelido para os moradores, o termo só começou a ser usado a partir do século XVIII.
Capixaba
Quem nasce no estado do Espírito Santo recebe esse nome por influência da língua tupi, na qual kapixaba significa "terra de plantação". O motivo é que havia, na região, muitas roças que abasteciam de alimento as tribos indígenas locais.
Soteropolitano
É incrível, mas o nome de quem nasce na capital baiana vem do grego! Nessa língua, soter significa "protetor" ou "salvador", enquanto polis quer dizer "cidade".
Potiguar
O termo para quem nasceu no Rio Grande do Norte, assim como suas variantes "pitiguar" e "pitiguara", também vem da língua indígena tupi. A palavra original Poti’war significa "aquele que come camarão", crustáceo encontrado com fartura no litoral do estado.

Fonte: Mundo Estranho

24.2.12

Varie sua alimentação com substituições inovadoras

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |


Nosso hábito alimentar é composto por vícios, vontades, manias, desejos e às vezes acabamos seguindo apenas estes impulsos ao invés de optarmos por alimentos mais saudáveis e equilibrados nutricionalmente.

Alimentar-se de forma saudável não significa abrir mão das preferências, mas tentar adequá-las aos bons hábitos alimentares.

Esta semana iremos mostrar algumas dicas de substituições rápidas e práticas que irão dar um gostinho muito mais saboroso no seu dia-dia.

Para começar, porque não substituir o Pão Francês pelo Pão Integral com Linhaça?

Veja bem, o pão de linhaça contém mais calorias, porém isto não é tudo no alimento. O valor calórico fala um pouquinho sobre o alimento, por isso devemos parar para analisar todos os ingredientes antes de comermos.

O pão francês apresenta alto índice glicêmico o que ocasiona o rápido aumento da glicemia, fazendo com que a fome venha ligeira, favorecendo assim a subida no ponteiro da balança.

Já o pão de centeio é preparado com farinha de trigo, que além de contribuir com as fibras, responsáveis também por aumentarem a saciedade, o ingrediente contém em sua composição vitaminas do complexo B, fornecendo desta forma mais pique e melhorando o nosso humor.

Substitua: Azeitona Preta por Azeitona Verde 
A azeitona é um fruto bem nutritivo, rica em vitaminas: A, C, B1 e B2 além dos minerais fósforo, potássio, sódio e silício. A versão verde além de ser menos calórica do que a preta, apresenta menor teor de sódio
Substitua: Molho industrializado para salada por molho caseiro.

Você sabia que regar uma salada nutritiva com certos molhos industrializados pode tornar o alimento prejudicial a saúde pois enche a salada de sódio e gordura?

Embora o sódio e as gorduras devam fazer parte da nossa dieta, tudo em excesso faz mal, podendo, por exemplo, aumentar o risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Enquanto isso, o molho caseiro além de ser levíssimo de modo geral, ainda apresenta alta quantidade de vitaminas.

Os molhos caseiros apresentam maior variedade de alimentos em sua composição, e menor quantidade de calorias.

Dica: Se você é adepto aos molhos a base de queijo, uma opção magra porém saborosa é o cottage e iogurtes desnatados.

Substitua: Farinha de Mandioca por Farinha de Milho

Você sabia que a farinha de Milho tem muito mais nutrientes do que a farinha de mandioca? Em duas colheres, há 14mg de fósforo enquanto a farinha de milho oferece 81mg.

O fósforo contribuí com o funcionamento do sistema nervoso e com a saúde do esqueleto.

A Farinha de Milho oferece maior teor de fibras, em 30g são encontradas 3,9g. Uma das grandes vantagens em relação ao consumo dessa substância é que ela auxilia no transito intestinal, combate a constipação e até mesmo o mal humor.

Substitua: Vinho Branco por Vinho Tinto

Por que devemos nos cuidar em relação ao consumo abusivo de vinho branco? Pois ele não tem a mesma quantidade de substâncias protetoras quando comparado ao vinho tinto.

Por que aproveitar o Vinho Tinto? Por causa da presença de moléculas com ação antioxidante. Existem diversos estudos que demonstram que os flavonóides do vinho tinto previnem a oxidação do LDL , o colesterol “ruim”. Dessa forma ajudam a evitar que a temida gordura se deposite nas paredes das artérias.

Dentre as substâncias presentes no vinho tinto, a que merece maior destaque é o Resveratrol por ocasionar importante efeito cardiovascular.

Fonte: Meu Nutricionista

23.2.12

10 maneiras de ficar mais inteligente

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

10. Coma peixe

Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neurotransmissão. O DHA é necessário para odesenvolvimento do cérebro do feto e vários estudos ligaram dietas com bastante peixe à redução do declínio mental com a idade avançada. Mas antes que você morda a isca saiba que estes estudos se basearam no que as pessoas lembravam sobra as suas dietas, uma tarefa que cheia a peixe. Testes com Omega-3 em ratos não mostraram melhora nas habilidades cognitivas.

9. Beba chá

A cafeína do chá verde e preto faz o corpo pegar no tranco e afia a mente. Não é bom beber café e energéticos. Para um ganho cerebral excelente faça pausas regulares para beber chá. Doses pequenas durante o dia são melhores do que tomar uma única grande dose.

8. Sem pânico

Enquanto um leve nervosismo pode melhorar o desempenho cognitivo, períodos de estresse intenso nos transformam em neandertais. Tente controlar a sua respiração.

7. Mais devagar

Não existe o fenômeno anunciado por aí chamado de “leitura dinâmica”. Ao menos se o seu conceito de “leitura” significa compreender o texto. Estudos mostram que os leitores rápidos vão muito pior quando questionados sobre o texto. A resposta motora da retina, e o tempo que a imagem leva para ir da mácula para o tálamo e em seguida ao córtex visual para processamento, limita os olhos para cerca de 500 palavras por minuto, em eficiência máxima. O estudante universitário comum alcança,cerca da metade disto.

6. Mantenha-se afiado

Pesquisadores italianos descobriram que pessoas que tem mais de 65 anos que andam cerca de 9 km por semana em passo moderado tem 27% menos chance de desenvolver demência do que adultos sedentários. Os pesquisadores pensam que exercícios possam melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro.

5. Pratique

Pratique os tipos de questões que aparecem nos testes de inteligência. Ao se preparar para problemas verbais, numéricos e espaciais, típicos dos exames psicrométricos, você pode melhorar o seu escore.

4. Zzzzzz

Tirar uma soneca rápida no escritório pode deixar seu chefe irritado?Informe-o que você, na verdade, merece uma promoção de acordo com os últimos resultados dos estudos sobre o sono. Um breve cochilo pode melhorar a sua memória, mesmo que dure apenas seis minutos.

3. Jogue videogame

Todo mundo que implorou por um videogame agora vai conhecer o melhor argumento para conseguir um: “Você não quer que eu tenha uma coordenação visual e motora inferior, quer?” Agora você pode falar que alguns jogos o tornam mais inteligente assim como o Brain Age, da Nintendo. Depois de esforços cuidadosos os jogadores “sentem seus cérebros rejuvenescerem”.

2. Exercícios

Estudos mostram que estudantes que praticam exercícios aeróbicos regulares ajudam a construir matéria cinza e branca no cérebros de adultos mais velhos. Em crianças o ponto alto foi o de levar a melhores performances em exames cognitivos.

1. Descubra

Aprender novas coisas pode reforçar o cérebro, especialmente se você acredita que pode aprender novas coisas. É um círculo vicioso: Quando você pensa que está tornando-se mais inteligente, você estuda mais, criando mais conexões entre os neurônios.

Fonte: http://www.nytimes.com/2008/05/10/business/10offline.html

21.2.12

Saudade do que nunca vivi...

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Como algo que não me pertence pode doer no meu peito?
Como algo que não me pertence pode me fazer ofegar?
Coisas difíceis de mensurar.

Saudade do que nunca vivi...
Saudade do corpo que nunca toquei.

Saudade dos lábios que nunca beijei.
Saudade da voz que sequer nunca escutei.

Porque viver da ilusão que tive...
Da ilusão que construí...
Da felicidade que nunca me permiti...
É melhor que o nada que me tornei.

Saber dar a volta por cima é difícil
Mas não é impossível.
Difícil é aceitar
A saudade do que nunca vivi.

......................................... Paula R. Cardoso Bruno

21.2.12

Palavras... Adjetivos...

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Tudo começa com um olhar...
Uma troca de palavras...
Um toque. 

Tudo começa com um beijo...
Um afago...
Um cheiro...

Quando duas almas se encontram o sol parece brilhar...
A Lua parece mais iluminada...
O dia vale a pena.

Cultivar cada momento...
Cuidar para que ele seja único...
Passa a ser uma meta e um desafio. 

Felicidade... Algo desejado.
Amor... O objetivo.
Sexo... A consequência.

Você... O meu caminho.
Eu... O seu aconchego.
Nós... O momento perfeito.

Dar valor ao que passou... Aos momentos felizes.
Desejar o melhor para o futuro... Sempre juntos.
Mas sem nunca deixar de viver o presente... Vivendo as palavras. 


......................... Paulinha R. Cardoso Bruno

21.2.12

MITOS E VERDADES DA CELULITE

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Descubra o que é realidade e o que é crendice sobre os temidos furinhos e veja como prevenir esse problema.

Beber bastante água ajuda a evitar celulite? Usar calça apertada piora o aspecto de “casca de laranja” da pele? Revelamos aqui o que é verdade e o que é puro mito sobre o assunto, para que você possa investir nos hábitos e tratamentos que realmente valem a pena!

Celulite tem causa hereditária
Verdade. “Geralmente, mães e filhas apresentam o mesmo padrão de celulite, às vezes até com ‘furinhos’ nos mesmos locais. Isso se deve à anatomia dos septos subcutâneos, que se assemelham entre membros da mesma família”, explica a dermatologista Dóris Hexsel, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Alimentos ricos em gorduras e açúcares causam celulite
Verdade. Quando consumidos em excesso, gordura e açúcar ficam acumulados nos adipócitos, que aumentam de volume e comprimem a circulação e a rede linfática, formando grupos de células gordurosas que geram as ondulações.

Uso de calça apertada agrava o problema
Verdade. A compressão dificulta a drenagem linfática e favorece o aparecimento de celulite.

Os cremes anticelulite resolvem totalmente o problema
Mito. As fórmulas atuais contêm ativos com maior capacidade de penetração, que melhoram a textura da derme. Mas esses cremes agem como coadjuvantes aos tratamentos estéticos e não substituem a mudança de hábitos, como a alimentação correta e a prática de exercícios (caminhada, bicicleta, hidroginástica e natação, por exemplo).

Não adianta fazer esfoliação
Mito. Ela remove as células mortas da superfície da derme, melhorando a absorção dos cremes anticelulite. Por isso, uma vez por semana, use uma bucha vegetal no banho e faça uma esfoliação. E se quiser deixar sua pele ainda mais bonita, macia e hidratada, aplique no corpo uma das loções da linha Dove.

A drenagem linfática reduz a celulite
Verdade. O procedimento diminui a quantidade de líquido entre as células, reduzindo o edema e os furinhos da pele.

Beber água ajuda a evitar a celulite
Verdade. O consumo de, pelo menos, 2 litros de água por dia aumenta a microcirculação e previne o acúmulo de toxinas, uma das causas da celulite.

Os hormônios e o uso de anticoncepcionais pioram a situação
Verdade. “Os hormônios – principalmente o estrogênio – estão envolvidos no surgimento e agravamento da celulite. Acredita-se, inclusive, que ela atinja principalmente o sexo feminino por causa da ação do estrogênio. É por isso que o problema se agrava em situações nas quais temos altos níveis de estrogênio, como na puberdade, gestação e menstruação”, explica Dóris.

O consumo de sal não interfere no aparecimento dos furinhos
Mito. Um passo importante para tratar a celulite é reduzir o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que agrava o quadro.

20.2.12

Suplementação no Futebol

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

CBR001707

Uma dieta saudável e suplementação adequada têm por objetivo ajudar o jogador de futebol a suportar um treinamento intenso e melhorar seus resultados com um risco menor de problemas de saúde e lesões (o que poderia ocorrer se ele tentasse melhorar os resultados com treinos mais intensos ainda).
A nutrição adequada não pode compensar a falta de habilidade ou condicionamento físico deficiente de um atleta, mas pode ajudar o jogador a potencializar sua habilidade, rendimento e sucesso. Um atleta bem nutrido rende mais, é mais forte, se recupera mais rápido e consegue melhores resultados.
Antes de ingerir suplementos, um atleta de futebol deve se informar sobre o que não é considerado doping. Na dúvida, o melhor é usar suplementos manipulados ou marcas de total confiança, pois muitos suplementos hoje em dia possuem substâncias ilícitas, principalmente os importados, que muitas vezes prometem milagres!
Confira os suplementos mais utilizados e indicados:
1-       Creatina: Suplemento indicado para treinos pesados. Ela melhora a força, potência e consequentemente o aumento de massa muscular, pois o atleta começa a treinar mais pesado. Quem suplementa creatina deve ingerir mais líquidos durante o dia, pois ela retém água, podendo desidratar e causar cãibras;
2-       Cafeína: A cafeína pode ser usada pelo atleta de futebol, pois melhora a resistência, diminui a fadiga, aumenta queima de gordura e estimula o sistema nervoso central (deixa o atleta acordado e mais concentrado). Dá bons resultados na capacidade de executar sprints;
3-      Bicarbonato: A ingestão de bicarbonato de sódio antes do exercício pode melhorar o desempenho em determinadas situações. Há efeitos positivos quando usado em exercícios intermitentes como o futebol. Altas doses podem provocar vômitos, diarreia e cãibras. Testar durante os treinos para ver qual o efeito que ele oferece individualmente para o atleta;
4-      Proteínas e aminoácidos: As proteínas (whey protein, caseína, albumina, etc.), de forma geral, são usadas para aumentar volume de massa muscular e melhorar a força do atleta. Os aminoácidos (BCAAs, leucina, glutamina, arginina) são usados para dar resistência, proteger o sistema imunológico e realizar manutenção da massa magra;
5-      Antioxidantes: Atletas com treinos intensos e diários, como os futebolistas, necessitam de um aporte extra de antioxidantes, afinal, o excesso de treino aumenta a produção de radicais livres no metabolismo, responsáveis pela deterioração do organismo e morte prematura de células. Os jogadores devem apostar em: vitamina C, vitamina E, zinco e selênio;
6-      Carboidratos: Primordial para atletas de futebol. Os carboidratos são as fontes preferidas de energia ao corpo, então, sua suplementação pré, durante e após treino é obrigatória. Além disso, somente uma alta ingestão de carboidratos garante um bom estoque de glicogênio muscular;
7-      Hipercalóricos: São uma mistura de carboidratos, proteínas e gorduras. Os hipercalóricos podem ser usados por garotos que treinam muito e/ou que possuem metabolismo muito rápido e que não conseguem ganhar peso ou aumentar massa muscular.
Todos os suplementos só devem ser usados sob orientação de um nutricionista esportivo, afinal, somente após uma avaliação é que o atleta saberá as quantidades que deverá ingerir e os horários.

19.2.12

Coração de Ovo? Isso mesmo. Aprenda como se faz.

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

18.2.12

Como surgiu a cedilha?

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

Embora tenha deixado de ser empregada na grafia da língua espanhola, a cedilha surgiu na Espanha.  A origem da palavra vem de "cedilla", diminutivo de "ceda", nome da letra "z" nesse idioma. Primitivamente, a cedilha era um pequeno "z" que se colocava debaixo do "c" para indicar que a letra correspondia ao som de [s].
O castelhano abandonou o uso da cedilha no século 18, a qual foi substituída por “z” ou “c” simples antes de “e” e “i”. A cedilha ainda  é utilizada em português, catalão e francês  para gerar o som [s] antes de “a”, “o” e “u”.
Exemplos: criança, preço, açúcar.

17.2.12

Motoqueiro Fantasma 2 - Espírito de Vingança Trailer Legendado HD

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

16.2.12

É difícil...

Postado por Autora Paula R. Cardoso Bruno |

É tanta bobagem, tanta vulgaridade, tanta banalidade que cansei...
Cansei... Depois de ler e ver tanta coisa acontecendo e sendo postadas nas redes sociais.
A cada dia que passa a coisa só vem a piorar... O Ser Humano só vem a piorar.
Esse é apenas um texto de minha autoria.
Um desabafo de uma mulher comum como muitas outras...
Como você, como a sua mãe, como a sua irmã, a sua prima...
Apenas leia e reflita.

Bjkas.
Paulinha

-------------------------------------------------------------


É difícil...

É difícil para uma mulher comum viver num mundo onde alguns homens só veem as mulheres como objeto, só veem a aparência física e desprezam a intelectual.
É difícil para uma mulher comum viver num mundo onde os homens olham para as mulheres e só veem a bunda ou os peitos, só as querem para o sexo mais baixo e vulgar para satisfazer as fantasias mais absurdas. 
É difícil para uma mulher comum viver num mundo em que temos que ler nas redes sociais, homens "falando" das mulheres como se todas fossem igualmente vulgares e "piriguetes", postando imagens em que a mulher é tachada como fácil e usável.
É difícil para uma mulher comum viver num mundo em que, se ela não fizer tudo que postam nas redes sociais, que mostram em filmes vulgares, corre o risco de perder o seu homem para uma aventura qualquer com uma mulher vulgar qualquer e, depois ainda aturá-lo pedindo para voltar arrependido dizendo que foi uma aventura qualquer e sem nem pensar nos seus sentimentos.
É difícil para uma mulher comum ser olhada de cima a baixo e ser comparada com aquelas imagens que passam por photoshop e se sentir ridícula. 
É difícil para uma mulher comum viver num mundo onde tem que ser mãe/mulher/ esposa/dona de casa/professora/amiga e amante sem ter tempo para si mesma e ainda sofrer quando se olha no espelho.
É difícil para uma mulher comum estar acima do peso e ser chamada de gorda.
É difícil para uma mulher comum e gorda, ser ridicularizada como se não prestasse para nada.
É difícil para uma mulher comum ser descartada de um dia para a noite por causa de outra.
É difícil para uma mulher comum... Ser uma mulher comum e não especial para o amado.
É difícil para uma mulher comum viver. 

Minha solidariedade a todas as mulheres comuns...



------------------------------- Paula R. Cardoso Bruno

Subscribe